Ataques da PGR ao PP miram em acordo com governo, por Tereza Cruvinel

Ex-ministro Mario Negromonte, um dos sete políticos do PP denunciados pela Procuradoria Geral da República

Do Brasil 247

Tiros no PP miram acordo com o governo

Tereza Cruvinel
 
Como se sabe hoje até no reino mineral, nada mais no Brasil institucional acontece por acaso.
 
Justamente no dia em que o governo Dilma abriu canais de negociação com o PP,  buscando construir uma nova coalizão depois do rompimento do PMDB, a Procuradoria Geral da República denunciou ao STF, por corrupção e ocultação de bens, sete políticos do partido. São cinco deputados federais e dois ex-deputados, um deles o ex-ministro Mario Negromonte. Os outros são os deputados Arthur Lira (PP-AL), Mário Negromonte Júnior (PP-BA), Luiz Fernando Faria (PP-MG), José Otávio Germano (PP-RS) e Roberto Britto (PP-BA).
 
Eles já vinham sendo investigados pela Lava Jato, no âmbito da PGR, assim como outras dezenas de políticos com foro especial no STF.  Sem entrar no mérito das acusações contra eles ,  que terminam como tudo em favorecimento por empresas ligadas ao chamado “petrolão”, o que chamou a atenção, além da data coincidente com a abertura de negociações com o governo Dilma,  foi o volume do pacote de denúncias.  Foi a primeira vez que a PGR denunciou de uma só vez tão grande número de políticos de um mesmo partido.

 
O PP tornou-se estratégico para o Governo. Desmoralizá-lo agora e aterrorizar alguns de seus quadros não contribui para a boa evolução de um acordo. O PP hoje é o terceiro maior partido da Câmara, com 49 deputados. Está divido mas o governo aposta em obter pelo menos a metade de seus votos na Câmara, oferecendo-lhe  um dos ministérios que serão deixados pelo PMDB. Na quarta-feira a reunião que deveria decidir pelo desembarque do governo adiou a decisão para depois da etapa da comissão especial do impeachment. Este será um tempo precioso para o goveno trabalhar o apoio do partido. O ex-presidente Lula está conversando com alguns interlocutores do PP. 
 
Os outros dois partidos estratégicos para o governo na luta contra o impeachment são o PR e o PSD, também divididos. O PSD é o que inspira mais cuidados, diante do comportamento que vem sendo exibido pelo ministro das Cidades, Gilberto Kassab, e do ingresso, na sigla, do ex-tucano Andrea Matarazzo, muito ligado ao senador José Serra e preterido pelo grupo Alckmin na escolha do candidato a prefeito de São Paulo.
Redação

29 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    1. Favor se familiarizar com o

      Favor se familiarizar com o blog antes de dizer besteira, Ofelia.  O Nassif esta denunciando o partidarismo explicito de Janot ha no minimo 3 anos, se nao mais.

      1. Janot

        Acompanho com grande interesse e testemunho o empenho do Nassif para decifrar o enigma do PGR e seu papel no xadrez do golpe.

         

        Assino em baixo, Ivan

  1. por que não denunciou outros

    por que não denunciou outros partidos ? a  ameaça é bem clara, quem se aproximar do governo será denunciado, isso inclui politicos e empresarios

  2. Não devemos esquecer que o

    Não devemos esquecer que o Janot na semana passada, fez nova denuncia contra o Renan.

    Imaginem o que esse golpistas, Moro e Janot, não estão preparando para à véspera da votação do impeachment.

    No finalzinho do jogo eles não vão querer perder !

  3. Hã ??
    “Desmoralizar o PP agora (…)”
    Será ue eu li direito ??  Dos 47 parlamentares que estão sendo investigados pela PGR 31 são do PP, ou seja, 66% ! É preciso dizer mais alguma coisa ?  É o partido mais desmoralizado que existe com Maluf como baluarte da Moral e da Ética.  Essa articulista perdeu qualquer sensatez.
     
     

      1. Preste melhor atenção no que

        Preste melhor atenção no que escrevi: critiquei o fato de a jornslista afirmar que a PGR quer desmoralizar o PP AGORA, sendo que o partido É completamente desmoralizado. Não  entrei no mérito de o PT querer fazer aliança com ele 

  4. Matemática pura e aplicata

    O Janot está DEMONSTRANDO POR A + B que o congresso está “TODO DOMINADO”!

    Já, por quê daqueles que ele não fala, NÓS TEMOS SÉRIAS DÚVIDAS!

    Tirando um ou outro e DA ESQUERDA, nenhum partido efetivamente se salva…

    Ele quer que façamos a pergunta!

    Para que então, cargas d’água, serve ESTE congresso que ai está?

    1. Certamente o PGR tem todas as

      Certamente o PGR tem todas as informações sobre todos no congresso, para usar qdo necessário.  Mas, longe daqui, a fonte de todas as “dicas” sobre parlamentares tb conhece as entranhas e os pecados do judiciário e MP. Dai, nenhum  recuo é possível.

    2. È justamente esse o ponto.

      Todo o esforço do Moro, na sua cruzada anunciada em 2004, em favor da sua causa, sua luta (Mein Kampf), o dos interesses a que serve o Janot, é justamente na direção de causar essa dúvida no eleitor incauto. A imagem da política como uma aglomeração onde só se reúne gente que não presta, vem sendo trabalhada pela grande mídia há décadas. Recentemente essa campanha ganhou mais força com a parceria abjeta estabelecida entre as bandas podres do judiciário, MP e PF, e outros afins, com as empresas criminosas de comunicação como a GLOMO/Mossack-Fonseca e a Abril/Cachoeira. O objetivo é deslegitimar a política, criar uma situação de caos institucional, político e econômico formando-se o cenário para o surgimento de um salvador da pátria que a maquina ilusionista da GLOBO tem sempre ao alcance da mão, para a primeira oportunidade que aparecer. Sabe-se que a corrupção é um fenômeno localizado, pontual, em determinados segmentos da sociedade em qualquer lugar do mundo. Mas, só no Brasil, à exceção dos países institucionalmente desenvolvidos, os órgãos do judiciário utilizam a corrupção para fazer moeda de troca política, em vez de combatê-la. Não julgam nada que não interesse aos poderes ocultos a que serve o judiciário e, ao invés disso, estocam processos aos milhares como instrumento de ação política para ser acionado em momentos convenientes, em conformidade com diretrizes traçadas em ambientes sombrios de maçonarias, como o Instituto Innovare da GLOBO. A esse sistema interessa ter milhares de sujeitos de processos judiciais represados, adormecidos, como no caso do Eduardo Cunha que o GGN nos informa que figura e 22 processos inconclusos desde os anos 90. A regra do sistema é: se o sujeito serve aos interesses do Mercado, seus processos ficafm adormecidos sob o chamado “embargo de gaveta”. Se não cumpre o que manda a irmandade, levanta-se o embargo e apresenta-se a denúncia. Se o sujeito voltar a obedecer a regra das lojas, novo embargo é providenciado e o cara volta a ser um sujeito honesto enquanto servir so priorado do Mercado.

      https://jornalggn.com.br/blog/as-acoes-que-correm-contra-eduardo-cunha 

  5. Discussão no Twitter

    Já ontem falei isso no twitter e tive animada discussão com o jornalista Alex Cuadros/ex-Bloomberg – bem intencionado e, como ele proprio se define, “isentão all the way”. Ele não entendia a movimentação da PGR como engajada. Recomendei que ele lesse este blog. Ele retrucou que não comprava a “minha teoria da conspiração”. Os estrangeiros tem um pouco de dificuldade em captar e assimilar a desfaçatez das atores institucionais brasileiros. Estao apenas começando a entender a extensão dela vendo os movimento de Eduardo Cunha ainda como presidente da Camara.

    Alex Cuadros falou que a açao contra o PP depois de Dilma oferecer o Ministério da Saude ao partido era correlação e não causalidade. Respondi que o “quem” e o “quando” da ação da PGR são evidências bem fortes. E que em política timing é tudo.

    Se é teoria da conspiração não sou o único paranoico! Se ficar mais tempo no Brasil ele entende…

  6. Diga-me com quem andas…

    Janot, Janot…  Enganar poucos durante muito tempo. Enganar alguns por algum tempo. Enganar todos todo tempo, não.

    E o tempo já passou Janot. Os parceiros estão quase todos identificados.

    N Ã O  V A I  T E R  G O L P E !

  7. Numa escala de valores

    Numa escala de valores humanos o golpista está no subterrâneo, abaixo mesmo dos corruptos. Quem se utiliza de um cargo público para golpear a democracia, seja juiz, ministro do STF ou Procurador Geral, é pessoa desprezível. Merece a nossa repulsa e contante denúncia. Golpista!

  8. Tá ficando, Janot,

    além de cristalina

    muito feia

    meio assim canalha, cínica

    essa sua militância pró Aécio, pró Cunha, pró Termer, pró Agripino…

  9. Simples e elementar meu caro,

    O governo tem que garantir  que eles não serão perseguidos por esta justiça caolha. O fim da lava a jato significa o fim desta sacanagem de se usar a justiça a favor dos golpistas. Caso o governo não ofereça isto, a Oposição oferecerá e o governo se f…….  Simples assim, ou quer um desenho?  Isto é política, meu caro, e não gincana do Colégio Sacre Coer de Jesus.

  10. Desenhando..

    O senado está com um janota entalado na garganta.  Se perguntar ao Renan em off o que ele deseja para o janot. O mínimo que ele vai dizer é que deseja que ele seja abduzido e vá para outra galáxia. Isto em off, porque o Renam é um grande jogador e muito polido e educado.  Depende do Senado autorizar o presidente da República para que o PGR seja trocado.  Entendeu ou quer mais?  Bem, se a Dilma não aceitar o desenho, aí, eu em off, diria: porque esta mulher não é abduzida? Eu sei que ela é uma mala sem alça, mas é a minha mala, e só eu tenho a prerogativa de falar mal da minha mala.

  11. Na mosca …

    E além disso, o MPF agora deu pra “elogiar” o PT. O barbicha de bode, procurador Carlos Lima, fez declarações “elogiando” a isenção do governo nas trabalhos da Vaza Jato. Esses procuradores aloprados pensam que enganam  a quem??? Depois da lambança que fizeram, agora querem afagos do governo e do PT?? Querem que acreditemos  que são homens da Lei??? Pilantras. Perderam uma otima oportunidade de fazer um trabalho  de investigação decente. 

  12. Dificil saber se Janot é espião ou contra-espião…ou os dois

    Eu que nunca fui comunista, aprendi desde a juventude, após ler um livro famoso de um ex-espião da Cia (não me recordo) que ser espião deve ser uma das mais excitantes profissões do mundo, pois dá pra jogar num lado fantasiado de outro, no outro fantasiado de um ou mesmo nos dois, sabendo trocar a fantasia nos momentos certos. São muitas as histórias de espiões mesmo em cargos altíssimos (ex: ministro da defesa inglês, presidentes de republiquetas de banasas, etc.) que confirmam o que aprendi.

    No Brasil ainda estamos tão atrasados nesta área (sequer temos claramente o espírito de nação acima de tudo) que o melhor que temos gira em torno de politicos, jornalistas e agitadores adolinquentes, que nem precisam espionar, já que qualquer juiz faz melhor que isso publicamente… Eles apenas cumprem missões, politicas, jurídicas, jornalísticas ou de agitação.

    Todo governo que preza o poder (seja ele espúrio ou virtuoso, como o evidenciado por Lula) precisa ter o que chamamos de “inteligência”, ainda que se uitlize de métodos semelhantes de “contra-espionagem”. Já o republicanismo puro e casto tavez ache que isto não é “apropriado”. Daí não só não consegue exercer o poder que lhe foi delegado (democraticamente), como é vilipendiado muito além do desrespeito (que não é algo dado de graça, mas conquistado).

    Nessa linha, está Janot (e alguns outros) Tinha a esperança que fosse uma “inteligência infiltrada”, um “contra-espião” neste processo depuratórios para desmascarar os verdadeiros e relevantes bandidos da nação.

    Pelos fatos recorrentes, estou entendendo que não.

    É só mais um espião…

  13. o senado pode…

    O senado pode tirar o Janot né?, Então Janot está em acordo com PSDB e DEM  esse acordo vai fazer com que o PMDB leve um pé na bunda. Renan não gosta do Janot, Collor não gosta do Janot emuitos senadores não gosta do Janot . Se o Janot continuar com a graça  num estalar de dedos eles botam o Janot pra correr. 

  14. coisa mais óbvia

    isso é o que dá a fantasia de se combater um golpe dentro de uma institucionalidade que não existe! desse jeito cai vergonhosamente!

  15. coisa mais óbvia

    isso é o que dá a fantasia de se combater um golpe dentro de uma institucionalidade que não existe! desse jeito cai vergonhosamente!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador