Cunha vai ao STF para tentar suspender sua cassação

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

 
Jornal GGN – Mesmo vencido em vários pedidos de nulidade da denúncia que tramita contra o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), de que teria recebido pelo menos R$ 5 milhões em espécie de propinas de contratos na Petrobras, o peemedebista tenta suspender seu processo de cassação no Conselho de Ética, em pedido ao STF.
 
O argumento de Cunha é de que ele não teria direito de defesa dentro da Câmara. O pedido ocorre paralelamente ao prazo de 10 dias corridos para o deputado apresentar sua defesa contra o pedido do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, de afastá-lo das atividades legislativas, o que ainda não foi realizado.
 
O novo mandado de segurança irá para as mãos do ministro Teori Zavascki, relator do processo contra Cunha no Supremo, e que já se manifestou que pretende colocar em mesa, em breve, a denúncia de supostamente ser beneficiado no esquema de corrupção da Petrobras, para o Plenário da Corte começar a julgar. Além disso, se Cunha não apresentar a sua defesa dentro de 10 dias, o STF também analisará o afastamento do parlamentar, independente do julgamento se recebeu os R$ 5 milhões de propina.
 
“A expectativa é ter direito de defesa. O processo só não está muito adiantado porque desrespeitaram, atropelaram e tratoraram o direito de defesa. Estamos buscando o direito de defesa. Não é o direito de defesa de Eduardo [Cunha], é o direito de defesa de José, de Maria, de João, de Marcelo, de todos”, disse o advogado de Cunha, Marcelo Nobre.
 
De acordo com ele, o Conselho de Ética não deu o direito de defesa quando o relator da representação, Fausto Pinato (PRB-SP), foi substituído por Marcos Rogério (PDT-RO). Segundo Nobre, a abertura de um processo contra qualquer pessoa já é uma punição a essa pessoa, e que na defesa prévia é que se tem a oportunidade de demonstrar que é inocente.
 
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

5 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Pode  ser que Cunha  ache que

    Pode  ser que Cunha  ache que  no  STF  so  tem   debiloide, para  acreditar  na  sua ladainha.  é  do conhecimento geral que  nao so  os  5  milhoes  mais  tambem   50  milhoes  servirao  para  ele  comprar  uma  base  aliada  a ele  principalmenrte   a  da biblia  onde  esse  hipocrita usa  ate o nome  de  Jesus  para registrar  carros  em  nome  da  empresa.  Jesus.com.Ele  tem que  se defender  nao com o apoio de  parlamentares  mais  com  seus  argumentos. Se  ele  tem argumentos  que  provem  sua  inocencia  que mostre. o que eu  acho muito  dificil. Severino Cavalcante  caiu  por  muito, muito  menos  do que  as  acusaçoes  que  pesam contra  esse  achacador, ameaçador  e  tirano  que  tomou conta  da  presidencia da  Camara. 

  2. Uai então tá muito fácil pro

    Uai então tá muito fácil pro seu Cunha. É só ele renunciar ao cargo e gastar todo o seu tempo com sua defesa! Simples!!!

  3. Esse Cunha vai acabar

    Esse Cunha vai acabar cassando esses ministros do STF.

    Vou te contar !!

    Esse caso Cunha está uma esculhambação, está uma zona, pqp!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador