Nasce a bancada dos CACs, com quase 200 deputados e contra a ‘tirania’, por Hugo Souza

Frente Parlamentar Mista de Proteção aos Colecionadores, Atiradores Desportivos, Caçadores e Clubes de Tiro, que nasce ecoando os lemas de Bolsonaro.

Photo by Maurício Mascaro on Pexels.com

do Come Ananás

Nasce a bancada dos CACs, com quase 200 deputados e contra a ‘tirania’

por Hugo Souza

Em meio ao esforço do governo Lula para reverter, em parte, a farra armamentista instalada no Brasil pelo governo Bolsonaro, o Congresso Nacional “conservador” reagiu com a criação de uma nova frente parlamentar, a Frente Parlamentar Mista de Proteção aos Colecionadores, Atiradores Desportivos, Caçadores e Clubes de Tiro.

A bancada dos CACs foi lançada no dia 6 de julho, em evento realizado no auditório Freitas Nobre, na Câmara dos Deputados. O estatuto da frente, assinado, registrado e publicado pelo presidente da Câmara, Arthur Lira, diz que a criação da associação visa a “defesa dos direitos dos CACs e Clubes de Tiro contra a violência e a tirania”.

A declaração de intenções ecoa justamente os lemas armamentistas do bolsonarismo, que associam muito claramente a posse de armas às disputas políticas, como “não é sobre armas, é sobre liberdade” e “povo armado jamais será escravizado”.

A bancada dos CACs nasce com 198 deputados – 75 deles do PL de Jair Bolsonaro, 48 do União Brasil, 19 do Republicamos, 19 do PP, 13 do PSD, 11 do MDB, três do Avante, dois do Novo, dois do Podemos, dois do PDT, um do PSB, um do Patriota, um do Cidadania e um do Solidariedade.

Estão na bancada dos CACs de Carla Zambelli a Zé Trovão; Rosângela Moro a Tiririca; Bia Kicis a Eduardo Bolsonaro. Estão lá também em “defesa dos CACs contra a tirania” os presidentes das CPIs do 8/1 e do MST, respectivamente Arthur Maia e Zucco; e os líderes das bancadas Evangélica e Ruralista, as mais reacionárias do Congresso, respectivamente Sóstenes Cavalcante e Pedro Lupion.

Está lá também quem não poderia faltar, o deputado Marcos Pollon, fundador do Movimento Pró-Armas, maior agitador armamentista do Brasil, deputado federal mais votado no Mato Grosso do Sul nas eleições 2022. Nesta semana, Pollon afirmou que vai pedir ajuda da bancada ruralista, que tem 300 deputados e 47 senadores, para derrubar o decreto de Lula que pôs fim, em parte, à farra do berro e do pipoco.

Hugo Souza é jornalista

O texto não representa necessariamente a opinião do Jornal GGN. Concorda ou tem ponto de vista diferente? Mande seu artigo para [email protected]. O artigo será publicado se atender aos critérios do Jornal GGN.

Hugo Souza

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. É curioso como as piores pessoas são as que mais se acham dignas e “merecedoras” de proteção. Talvez por medo das consequências do mal que fazem às outras elas se abriguem na religião, no dinheiro e nas armas. Como já ultrapassamos a primeira fase da barbárie, onde a força sempre se sobrepunha ao direito, o STF deverá dar a última palavra aos nossos “cowboys” abençoados e aos ricos fabricantes de armamentos.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador