Para conseguir aprovar redução da maioridade penal, deputado muda texto

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

“Uma vaga no presídio custa cerca de 45 mil reais; uma vaga na escola custa 2 mil reais”, alertou o subsecretário da Secretaria do Sistema Penitenciário do GDF, João Carlos Lóssio
 
 
Jornal GGN – Com vistas a garantir maior aprovação da Proposta de Emenda à Constituição para reduzir a maioridade penal (PEC 171/93), o relator deputado Laerte Bessa (PR-DF) modificou o texto. Agora, a proposta prevê a redução da idade penal, de 18 para 16 anos, apenas para crimes hediondos (como estupro e latrocínio), lesão corporal grave e roubo qualificado (quando há sequestro ou participação de dois ou mais criminosos).
 
Com a alteração, espera-se apoio do PMDB, da oposição pelo PSDB e da bancada da bala, a Frente Parlamentar da Segurança Pública, presidida pelo deputado Alberto Fraga (DEM-DF). Os deputados Marcos Rogério (PDT-RO) e Celso Jacob (PMDB-RJ) já defenderam o novo texto, em audiência pública sobre o assunto na Comissão de Cultura, que acaba de ser encerrada. 
 
Para Rogério, “a juventude de hoje não é a mesma de 1940” e que a legislação prevê direitos para os adolescentes de 16 anos, como votar, mas quase nenhum dever.
 
Já para os deputados petistas, a decisão é apressada e não chega a uma mudança ideal. O deputado Alessandro Molon (PT-RJ) afirmou que faltaram dados para fundamentar a decisão, por exemplo, sobre a reincidência de crimes entre adolescentes infratores.
 
Na mesma audiência, o promotor de Justiça da Infância e da Juventude de São Paulo, Fábio José Bueno, ao contrário do posicionamento de ONGs e movimentos de defesa dos direitos da criança e do adolescente, disse que as estatísticas demonstram participação cada vez maior dos jovens em crimes e que é preciso tomar alguma medida contra isso. 
 
“Proporcionalmente, o número de adolescentes apreendidos aumenta muito mais do que o número de adultos apreendidos”, disse. Apesar de se posicionar alinhado aos partidos de oposição e da bancada da bala, mostrou contradição na mudança do texto, uma vez que, segundo ele, os crimes mais comuns entre os adolescentes internados foram roubo, tráfico de drogas e homicídio.
 
Já o vereador paulista Ari Friedenbach, pai de Liana, assassinada aos 16 anos por um menor de idade, alertou que os dados sobre jovens envolvidos em crimes variam muito, e que as estatísticas não são confiáveis. “Não é preciso correr tanto para tomar esta decisão”, defendeu.
 
Uma versão alternativa também foi proposta pelo subsecretário da Secretaria do Sistema Penitenciário do GDF, João Carlos Lóssio, que defendeu mudanças no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) para lidar com a criminalidade de menores. A exemplo do que sugeriu o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, Lóssio defende mudança nos prazos de internação, além do cumprimento efetivo que, segundo ele, não ocorre hoje. 
 
Leia mais: Governo apoia oposição para derrubar redução da maioridade penal
 
João Carlos Lóssio também lembrou que a superpopulação dos presídios brasileiros não comporta mais o público de criminosos, muito menos em unidades separadas. “Uma vaga no presídio custa cerca de 45 mil reais; uma vaga na escola custa 2 mil reais”, avisou.
 
Antes de ser levada à Plenário da Câmara, a PEC está sendo votada pela Comissão Especial, nesta tarde. Acompanhe aqui.
 
Leia também: Maioridade penal e a disputa entre Eduardo Cunha, tucanos e o governo Dilma
 
 
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

16 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Uma vaga no presídio custa 45

    Uma vaga no presídio custa 45 mil reais e numa escola, 2 mil reais.

    Bastaria esse argumento para entendermos a quem interessa a redução da maioridade penal.

     

     

  2. Nabuco versus Nostradamus

    Caros senhores,

    renomados autores do direito penal nos ensinam que o direito penal é preponderamente sancionador e excepionalmente constitutivo ( Zaffaroni)

    O direito penal tem duas  funções básicas:

    1 manutenção da paz social

    2 proteção dos bens jurídicos

    Além disso,   o  direito penal é a última medida( ultima racio)  a ser tomada para que possamos viver em paz e com dignidade numa sociedade, pois há outros ramos do direito que regulam nossas condutas , com direitos e deveres, a ponto de não necessitarmos de ter que privar a liberdade de seres humanos.

    Por isso, quando o direito penal passa a ser tratado como  solução para  problemas sociais é porque todas as outros direitos ( e deveres) que vêm antes dele, não foram capazes de pacificar a vida humana numa determinada sociedade.

    Ao que parece, no Brasil, juristas, legisladores, executores,  economistas, sociólogos entre outros, não são capazes de resolver os ETERNOS problemas sociais brasileiros.

    Joaquim Nabuco, em que pese sua confortável  vida londrina às custas de sua “meritocracia” acumulada na fazenda familiar, impressionado ou admirado com um escravo que beijou seus pés, previu acertadamente:

    “não basta a abolição;  é preciso acabar com toda a sua obra”

    E mesmo como todas as nossas ditaduras “republicanas”  ainda não conseguimos resolver essa parada…

    Mas se chamarmos um economista de escol de meia tigela com algum plano maravilhoso em sua planilha de custos, ai sim, resolveremos nossos problemas

    O mundo não acabou em 2012 mas está prestes a acabar para os adolescentes “criminosos” de nascituro.

    Lambroso não nos deixa mentir…

    Francamente… haja paciência com essa gente que se diz “zelites” brasileira…

     

  3. Estou aguardando que esses

    Estou aguardando que esses sem moral do congresso, aprovem crime hedionfo para traficante de 500 kg de cocaina, com areporto para helipotero de senadores para escala da droga. Os crápulas não são capazes de criminalizar companheiros. Falando nisso, o alckimim teve suas contas rejeitadas, mas não dá nada, né? Procuradores e tcus e tces só procuram tacar desafetos políticos, pobres e pretos dessa nação. Enquanto oa grana roalr solta entre os verdadeiros assaltantes e criminosos dessa nação, os procuradores não acharão nada que incrimine seus aliados patrõe..

  4. REDUÇÃO PURA E SIMPLES DA MAIORIDADE É INADMISSÍVEL!

    SRS. POLÍTICOS E DEFENSORES DA REDUÇÃO DA MAIORIDADE, OUÇAM O QUE TEMOS A DIZER E RESPONDAM NOSSAS PERGUNTAS!

    O texto é uma DENÚNCIA, de que tanto os políticos e seus movimentos sociais de esquerda, quanto os de direita, estão acobertando a corrupção, e não aceitam que a sociedade possa punir efetivamente seus políticos, permitindo que eles mesmos julguem uns aos outros. 

    Não seria uma aberração, permitir que esses próprios menores julgassem uns aos outros?

    Pois aberração ainda maior é o que estão fazendo no congresso, querendo endurecer a lei contra os menores, sem endurecê-la ao mesmo tempo contra os políticos, que roubam o dinheiro da escola deles!

    PROTESTAR É FUNDAMENTAL, é o ápice de nossa liberdade de expressão. Eles só não dão muito certo, porque são manipulados pelos próprios políticos, através de quem trabalha em seus cabides de emprego, e se infiltram em diversos movimentos sociais, conseguindo carros de som, e faixas. Por isso nunca exigem o RECALL. Esse estudo explica porque o povo ainda não tem direito de cassar seus políticos por iniciativa popular no Brasil, como fazem muitos de nossos vizinhos, e os países mais desenvolvidos. 

    VAMOS NOS COLOCAR NO LUGAR DOS MENORES

    Já que eles não podem se expressar, nem têm condições para isso, tomaremos o lugar desses menores, tentando defendê-los perante a sociedade. Será que ao menos os que são a favor da redução da maioridade penal pura e simples, terão a decência de nos contestar? Será que responderão as perguntas deixadas ao final? Por favor, COMPARTILHEM esse estudo.

    NÓS, MENORES, MERECEMOS RESPOSTAS A ESSAS QUESTÕES, ANTES DE REDUZIREM A MAIORIDADE PENAL:

    Srs. Políticos e cidadãos conservadores de nossa sociedade, quando um pedestre atravessa fora da faixa de segurança, sem o mínimo de cuidado, e é atropelado por um carro, a culpa é do pedestre; mas se o veículo estiver acima da velocidade permitida e o motorista embriagado, a culpa será dos dois…

    Nós vamos provar a vocês, que não somos os únicos culpados pela criminalidade dos menores, e que a culpa da sociedade é muito maior. Ou seja, as duas partes devem arcar com o ônus dessa tragédia nacional. E muita coisa tem que ser feita junto com a redução da maioridade, até por uma questão de ética, moral, e vergonha na cara. Porque quem não conseguir responder às perguntas que faremos ao final, e ainda assim defender a redução pura e simples da maioridade, acima de tudo carece dessas três virtudes apontadas acima.

    Quem já sofreu alguma violência por parte de nós, menores, antes de tudo deve perguntar a si mesmo, se já se filiou em algum partido, se participa de suas reuniões exigindo por MAIS DEMOCRACIA interna e austeridade, se estuda e debate a política em seu convívio social, etc. Porque somente pessoas desequilibradas podem achar que os políticos e partidos, do jeito que temos hoje, tomarão medidas efetivas para acabar com a corrupção, que favorece a eles mesmos. E somente cegos de sabedoria e cultura não percebem, que a corrupção avança, quando poucas pessoas tomam as decisões políticas nos partidos.

    A QUESTÃO É EXTREMAMENTE SIMPLES!

    Se sobrasse dinheiro para que nós, menores, estudássemos em período integral até o segundo grau, onde completamos os 18 anos, ninguém sequer se lembraria dos crimes cometidos pelos menores. Numa escola de período integral podemos ter acompanhamento psicológico individual e em grupo (com palestras semanais), para que amenize a falta de educação e cultura, que trazemos de casa. O tempo que permanecemos a mais na escola, possibilita nossa participação em atividades culturais de teatro, dança, música, pintura, etc. A prática de atividades esportivas de alto nível, onde os melhores alunos escolhem o esporte que desejam praticar, ensina-nos as virtudes do esforço e eficiência. Ou será que alguém ainda acha, que os EUA e Europa investem pesado no esporte, apenas pra ganhar medalha em olimpíada? 

    DE QUEM É A CULPA?

    Se o Brasil não tem recursos públicos, para entregar uma escola assim aos jovens em situação de risco, como nós; existem três principais culpados. Primeiramente os políticos que se corrompem, e lutam com todas as forças, para que nada mude (conservadorismo), entendendo que essa situação já lhes é muito favorável. Srs. POLÍTICOS CORRUPTOS E CONSERVADORES, vocês são o refugo da espécie humana, o que há de mais podre, corrupto, e covarde, em nossa sociedade. Vocês usam a superioridade e poder que detém, para massacrar e tornar submissa toda a sociedade. E nós, os jovens mais fracos, que nos tornamos infratores, somos justamente os mais afetados por esse massacre. 

    Que isso pese em suas consciências! Não adianta tentar enganar a sociedade, suas famílias, e a vocês mesmos. Cada jovem favelado que não tem pai (morto pela violência urbana), e a mãe não tem como lhe educar, porque se prostitui à noite, e dorme de dia; cada jovem que leva uma surra atrás da outra dos mais velhos, até provar que é “homem”, e que faz parte do grupo, viciando-se em drogas; cada jovem assassinado pela violência das periferias, seja por policiais ou pelos próprios traficantes, apodrecendo cheio de moscas na beira das sarjetas; vocês são os responsáveis diretos por tudo isso! Porque têm o poder nas mãos, para acabar com a corrupção, e dar uma escola decente a todos nós; mas preferem continuar roubando, como se isso não fosse extremamente nocivo às pessoas mais fracas, como nós, menores infratores.

    Em segundo lugar, vem A PARTE OMISSA E INDIFERENTE DA SOCIEDADE diante dessas injustiças. As pessoas reclamam até pelos cotovelos, mas não fazem nada de efetivo, para acabar com a corrupção. Fazem de conta que não foi com elas, e que não são responsáveis pela espécie de políticos, que dirigem esse país. Reclamam dos partidos, mas, mesmo podendo, não se filiam neles, para torná-los melhor. Sabem que os atuais partidos são os responsáveis pela corrupção generalizada, mas nada fazem para acabar com isso. A ampla maioria tem condições de participar mais da política, e inclusive candidatar-se, defendendo propostas melhores; mas é omissa, e por sua omissão permite que a roubalheira tome conta do país. 

    Imaginem alguém chegando em casa, e encontrar dezenas de ratos correndo pelo chão. As crianças sobem nas cadeiras e gritam, pedindo que tirem os ratos dali; mas seus pais dizem pra largar os ratos pra lá, porque eles não gostam desses bichos, e não querem lidar com mesmos. Não é patético? Ora, mas não é o mesmo que a ampla maioria da população, que tem condições de participar da política (nem que seja apenas com trabalho voluntário), acaba fazendo em relação ao políticos? Eles literalmente “largam os políticos pra lá”, por pura irresponsabilidade, burrice, e preguiça de ler e estudar a política. Imaginem agora, se uma criança dessas tenta se defender dos ratos, e acaba pondo fogo na sala inteira. O que seria justo de ser feito, punir as crianças, ou os adultos?

    Pois bem, nós, crianças somos punidos com a redução da maioridade penal; e a sociedade, com o ônus de pagar os impostos que forem necessários, para dar uma escola de período integral a todos os nossos jovens; além de ter que tolerar as consequências de sua própria omissão, atenuando a culpa dos menores infratores. Entretanto, a corrupção e a omissão se juntam novamente, para garantir os interesses de quem quer um povo imbecilizado e sem estudo. Único motivo de ainda não termos o ensino de período integral no Brasil. Vejam o link abaixo, e reflitam o tamanho de nossa ignorância, e as nefastas consequências dessa negligência com a educação, fruto da irresponsabilidade, burrice, e preguiça de ler e estudar política:

    https://www.facebook.com/democracia.direta.brasileira/photos/a.300951956707140.1073741826.300330306769305/379112835557718/?type=3&theater 

    Em terceiro lugar somos nós mesmos, OS MENORES INFRATORES. Não podemos ser injustos, e devemos admitir nossa culpa. Embora não tenhamos culpa de nascer pobres, crescer sem um mínimo de orientação psicológica, não ter oportunidades e as mínimas chances de prosperar e levar uma vida digna; muitos jovens em situação idêntica acabam se afastando da vida do crime, que também é uma deficiência de caráter. Entretanto, podemos garantir, que a maioria das crianças de famílias mais abastadas também recairiam na mesma fraqueza nossa, se fossem submetidas a tudo pelo que passamos. Queríamos ver se uma mãe mais rica, que ficasse muito pobre por algum motivo, e visse seus filhos se marginalizando, veria alguma justiça em simplesmente os políticos declararem que agora seus filhos são maior de idade, e podem ser presos como os adultos. 

    Qualquer pessoa em perfeitas condições de saúde mental, lembra-se de como era antes de atingir a idade adulta, e depois. Até os 18 anos, o ser humano passa por uma transformação física e psíquica intensa. Isso não é uma tese ideológica, fruto de teorias sem fundamento. São fatos concretos e incontestáveis, trata-se de um fenômeno biológico comprovado. Todos sabem o quanto eram irresponsáveis, e inconsequentes, antes dos 18 anos; porque ainda não tinham desenvolvido todo seu potencial cognitivo. E, portanto, deveriam receber mais proteção e cuidados da família e da sociedade. 

    Como, então, a sociedade pode querer nos penalizar de forma tão severa, sendo que por sua própria culpa, não estamos estudando e praticando esportes o dia inteiro?

    O QUE PROPOMOS FAZER!

    A redução da maioridade pode até ser benéfica, na medida em que traga justiça e equilíbrio. Se estupramos e matamos, já somos trancafiados na FEBEM até os 18 anos, não existe impunidade absoluta. Seria até justo, que permanecêssemos por mais tempo presos, e principalmente que perdêssemos a primariedade, nos casos de crimes violentos, para apodrecermos na cadeia, caso cometamos o mesmo crime novamente; mas nunca com a mesma pena de um adulto, cuja experiência de vida torna seu crime mais grave, frente ao discernimento e consciência do que está fazendo. Se para os adultos a pena máxima é de 30 anos, para nós, menores, ela não poderia passar de 10 anos, e ser cumprida em presídios especiais. Mas essa redução da maioridade, por uma questão até de vergonha na cara, só poderia ser imposta junto com outras medidas.

    A redução da maioridade penal pura e simples, isoladamente, é uma afronta aos princípios de direito, e da Justiça, aquela escrita com “letra maiúscula”. Pois exigiria primeiro uma drástica redução da corrupção, que vergonhosamente torna a FEBEM, onde deveríamos ser reeducados, mais cara que um colégio interno pra filho de rico. Precisamos ser efetivamente serem reeducados, e toda essa legislação ser revista, eliminando-se os problemas pelos quais o dinheiro é desviado, e a FEBEM transformada num desastre social.

    Como falar em reduzir a maioridade penal, sem antes tornar a corrupção um crime hediondo, aumentar as penas dos criminosos que se escondem atrás de menores, e dar ao povo o direito ao RECALL, onde podemos cassar os políticos por iniciativa e voto popular? O RECALL, aliado a uma excelente remuneração dos políticos, é a ferramenta mais eficiente contra a corrupção. Quando o próprio povo cassar o primeiro político, os outros pensarão centenas de vezes antes de se envolver com a corrupção. Por isso, embora tenham esse direito, o povo quase não o utiliza nos países mais desenvolvidos:

    htps://www.facebook.com/democracia.direta.brasileira/photos/a.300951956707140.1073741826.300330306769305/303097703159232/?type=3&theater 

    A ABERRAÇÃO!

    A questão aqui, é que estão querendo punir apenas nós, os menores infratores. Afinal, quem vocês acham que tem maior culpa, a gente, ou os políticos corruptos, que roubam o governo, e impedem que tenhamos uma escola de período integral? Porque se o problema é fazer justiça, então devemos no mínimo ser equiparados aos políticos. Ou seja, essa lei da menoridade deveria ser feita, de forma que os próprios menores da FEBEM de uma cidade, julgassem os menores infratores, que cometessem algum crime!

    Não tem lógica? É burrice? É hipocrisia?

    Mas o que acontece com os políticos?

    Eles são julgados apenas por eles mesmos, ou juízes por eles nomeados! 

    Isso pode? Isso é inteligente? Isso não é hipócrita? 

    O que estamos vendo em nossa sociedade, são nossos vermes e parasitas querendo aumentar o rigor sobre todos, mas permanecerem roubando impunemente, especialmente a nós, menores infratores, que perdemos nosso futuro por culpa deles. 

    Querer aumentar o rigor sobre nós, sem antes aumentar o rigor sobre eles; instituindo o RECALL, nosso direito de cassá-los por iniciativa e voto popular, iniciando o processo com nossos ABAIXO ASSINADOS, para que sejam julgados pelo próprio povo; isso sim é uma ABERRAÇÃO! Não podemos esquecer, de que a maioria de nós, menores mais perigosos, nem família tem, e uma escola de período integral pode ser a única esperança de uma vida digna e longe do crime.

    Acabamos de ver diversos movimentos sociais saindo às ruas contra a terceirização do trabalho, contra o Beto Richa, o Alckmin, a Dilma, etc. Seja de esquerda, ou de direita, por que esses caras, que mandam fazer faixas e contratam carros de som, que são ligados a políticos, não exigem também nosso direito de convocar o RECALL? Afinal, o RECALL seria a melhor proteção que a sociedade daria ao futuro dos menores carentes, como nós. Aliás, por que as pessoas independentes, sem ligações com esses grupos políticos, não exigem o RECALL, quando vão nesses protestos? No fundo, a imensa maioria nem sabe o que é o RECALL, que eles tentam esconder a todo custo. Você pode ajudar muito a nós, menores carentes, COMPARTILHANDO esse link, para que mais pessoas tomem conhecimento do que vem a ser o RECALL! Basta clicar na foto, e depois, logo abaixo dela, clicar em COMPARTILHAR. Nós, menores carentes, agradecemos imensamente essa sua boa ação!

    PRA QUEM TEM RECEIO EM COMPARTILHAR INFORMAÇÕES SOBRE O RECALL!

    É preciso estudar um pouco
    mais, entrar nos links, e ler as informações. Pois só assim teremos consciência da imensa VERGONHA, pela qual estamos passando:

    __Esse direito já foi conquistado recentemente em diversos países vizinhos do Brasil, tanto onde existem governos mais à direita, como a Colômbia e o Peru, quanto onde os mais à esquerda governam. As legislações do link abaixo são apenas alguns exemplos, dentre várias outras que já existem:

    http://democraciadiretanobrasil.blogspot.com.br/2013/10/america-do-sul-e-democracia-direta.html 

    __Esse direito foi conquistado há vários séculos nos países mais desenvolvidos do mundo:

    https://www.facebook.com/democracia.direta.brasileira/photos/a.300951956707140.1073741826.300330306769305/503107126491621/?type=3&theater 

    __Não ouvimos falar do RECALL, PLEBISCITO, E REFERENDO, convocados pelo próprio povo, porque as TVS, políticos e seus assessores, além dos jornais, escondem-nos a todo custo essas informações:

    http://democraciadiretabrasileira.blogspot.com.br/2013/10/plebiscitos-referendos-e-recalls-pelo.html 

    CRÍTICAS AO REFERENDO DAS ARMAS?

    Não confunda as coisas, o REFERENDO das armas não foi convocado pelo povo, que não tem esse direito, mas sim pelos políticos. Eles regulamentaram a lei de forma bastante restritiva, e perguntaram apenas se o povo queria ou não, que o comércio de armas fosse proibido. E até hoje tem gente que critica esse REFERENDO por causa do regulamento, dizendo que é muito rigoroso e burocrático. Entretanto, o regulamento é justamente onde não participamos. Naquela época, se tivéssemos o direito de convocar REFERENDO com nossos ABAIXO ASSINADOS, poderíamos ter derrubado a lei inteira. Se tivéssemos hoje o direito de convocar PLEBISCITO com nossos ABAIXO ASSINADOS, poderíamos propor um outro regulamento. O processo legislativo tem várias etapas, e devemos estar atentos a todas elas.

    __Já existem políticos defendendo o RECALL no Brasil, e temos pelo menos 2 projetos de lei para isso, que estão engavetados no congresso:

    https://www.facebook.com/democracia.direta.brasileira/photos/a.300951956707140.1073741826.300330306769305/602054086596924/?type=3&theater 

    __Nossa associação defende o RECALL no Brasil há mais de uma década:

    http://15oocupabrasil.blogspot.com.br/2011/10/yes-we-camp.html 

    Sabe por que ainda não temos o RECALL no Brasil? 

    a) Porque o conteúdo político da internet, pouquíssimo frequentado pelo povão, é dominado por milhares e milhares de políticos, seus assessores e familiares, que são radicalmente contra o RECALL, e não promovem a ideia. Povão são aquelas pessoas com pouco estudo, que saem de madrugada pro trabalho, só voltam à noite, não têm internet, e quando têm, não sabem o que procurar.

    b) A ampla maioria de nossos movimentos sociais, que atuam na internet e também mobilizam as pessoas para as manifestações de rua, estão ligados a políticos, que colocam seus líderes dentro dos cabides de emprego; e por isso também repudiam a ideia, e não exigem o RECALL nos protestos. Isso ocorre inclusive com os movimentos mais à esquerda, que contrariam a esquerda do mundo inteiro, que apoia a DEMOCRACIA DIRETA, embora não faça parte de suas ideologias. Estamos falando de um exército de milhões de pessoas de esquerda e de direita, que arrumaram uma boquinha na política, mas ainda assim vivem pior que a classe baixa americana e europeia, e continuam puxando o saco de seus políticos.

    c) Os meios de comunicação estão nas mãos dos políticos, e por isso não promovem a ideia.

    d) MAS PRINCIPALMENTE: Porque ainda temos uma imensa falta de personalidade, e mesmo sendo independentes, não estando ligados a políticos, ainda insistimos em fazer o mesmo que eles, por medo de que alguém fique contrariado com nossas ações, e passemos por algum tipo de vergonha e constrangimento. Por isso não temos o RECALL no Brasil. Porque não existe pressão popular suficiente, para pressionar os políticos a desengavetar e aprovar os projetos que já existem para isso no congresso. 

    Precisamos promover esse debate e cobrança em nossa sociedade, se quisermos acabar com a corrupção. Porque no dia em que o primeiro político for cassado por um RECALL no Brasil, os outros pensarão centenas de vezes antes de se envolverem com corrupção. Infelizmente, ainda tem gente que vai nos protestos mais à esquerda e fica com receio de exigir o RECALL, porque dirão que quer derrubar a Dilma, Ela, que já enfrentou um verdadeiro RECALL em 2014. Se vão num protesto mais à direita, ficam com receio de chamá-los de comunistas, quando nenhum país comunista tem esse direito, que é mais utilizado justamente em países como EUA e Suíça. As ruas não têm dono, em 2013 ninguém conseguiu controlar as ruas. Até o MPL, que começou os protestos, pediu para que ele fosse encerrado, mas o povão não saiu das ruas. O RECALL só sairá, se houver pressão popular para isso. Se não o cobrarmos de todas as formas possíveis, a impunidade dos políticos continuará, e com ela a corrupção…

    POR FAVOR RESPONDAM TAMBÉM ÀS NOSSAS PERGUNTAS!

    Quem é a favor da pura e simples redução da menoridade, que deixe o cinismo e a hipocrisia de lado, e responda objetivamente às perguntas feitas por nós, menores infratores.

    PERGUNTA 01:

    __Sabendo que a corrupção age, comprando apoio e voto de quem tem poder de decidir pelos outros, e que quanto mais pessoas ajudam a decidir uma questão, mais difícil se torna corrompê-las; por que você, adulto, que tem responsabilidades cívicas, estudo, condições financeiras, e tempo (para trabalho voluntário), omite-se, não se filiando em um partido político, e cobrando deles mais democracia interna e austeridade, ou mesmo candidatando-se para defender propostas contra a corrupção?

    PERGUNTA 02

    __Veja o incrível direito do povo americano, que pode alterar sua legislação penal, dentre outras, por iniciativa e voto popular, convocando plebiscitos através de abaixo assinados com “força de lei”:

    https://www.facebook.com/democracia.direta.brasileira/photos/a.300951956707140.1073741826.300330306769305/502648843204116/?type=3&theater

    Sabendo disso; e mais, sabendo que nosso direito de protestar é o auge de nossa liberdade de expressão, que são raros esses momentos em que podemos exigir publicamente por mudanças no país; por que você não ergue faixas e cartazes nos raros protestos de rua, exigindo nosso DIREITO DE CONVOCAR PLEBISCITOS por iniciativa e voto popular? Leve em conta que poderíamos, dentre outras coisas, convocar plebiscitos propondo que:

    a) A corrupção seja um crime hediondo.

    b) Seja obrigatória a escola de tempo integral até o segundo grau.

    c) Sejam automaticamente quebrados os sigilos fiscais, bancários, e telefônicos de todos os políticos, assim que tomem posse.

    d) A Polícia Federal e o Ministério Público sejam completamente autônomos e independentes para investigar casos de corrupção.

    e) Juízes, promotores, e delegados, sejam eleitos por suas próprias instituições públicas, e não nomeados pelos políticos.

    f) O povo tenha direito de cassar por iniciativa e voto popular qualquer político, juiz, promotor, e delegado; assim como seus atos.

    g) Os integrantes do CNJ, Conselho Nacional de Justiça, órgão que exerce o controle externo do judiciário, sejam eleitos pelo próprio povo.

    h) Os partidos consultem seus filiados sobre todas as suas decisões políticas, inclusive para votações nas assembleias legislativas, aumentando o número de pessoas que tomam essas decisões, e dificultando a compra de votos. 

    i) Acordos e tratados internacionais, emendas à Constituição, e aumento de impostos, sejam obrigatoriamente instituídos após consulta do povo por plebiscito.

    j) Os presídios, assim como a FEBEM, sejam obrigados a garantir a integridade física dos detentos, mantendo sistema de vigilância por câmaras, que cubra todos os ângulos de visão, a fim de que os detentos violentos possam ser punidos e isolados, garantindo a possibilidade de efetiva reeducação dos demais.

    k) Sejam dobradas todas as penas criminais, mas possibilitando que os detentos as reduzam pela metade, desde que trabalhem regularmente dentro do presídio em jornada normal, e estudem à noite. Permitindo e incentivando a contratação de detentos por empresas privadas, para que trabalhem e paguem suas próprias despesas no presídio; com as empresas pública oferecendo esses empregos, quando não houver interesse da iniciativa privada. 

    l) O VOTO IMPRESSO seja reintroduzido em nosso sistema de votação, para que, depois de conferido pelo eleitor, caia sem contato manual numa urna lacrada; e, após a totalização dos votos, 1% dessas urnas sejam sorteadas por meios manuais, na presença dos fiscais, a fim de que seus votos sejam conferidos, para ver se batem com os da totalização eletrônica. 

    m) Os abaixo assinados com força de lei para convocar PLEBISCITOS, REFERENDOS, E RECALLS, também possam ser feitos pela internet, desde que o eleitor seja perfeitamente identificado por seus documentos pessoais. Ficando a conferência e auditoria a cargo da justiça eleitoral. 

    PERGUNTA 03:

    __Você é contra algum dos plebiscitos propostos na pergunta anterior, ou tem dúvida de que o povo aprovaria todos eles?

    PERGUNTA 04:

    __Você consegue dar um exemplo de plebiscito, onde o povo poderia votar errado e trazer grave dano ao país, sabendo que todo o plebiscito deve respeitar as cláusulas pétreas da Constituição, especialmente os direitos humanos, além do orçamento da União?

    PERGUNTA 05:

    __Se você, como qualquer pessoa em perfeita saúde mental, não vê a menor possibilidade de nossos atuais políticos fazerem essas mudanças no país, e percebe que o povo aprovaria todas elas; por que ainda não está fazendo campanha pela DEMOCRACIA DIRETA, pelo nosso direito de convocar por iniciativa popular PLEBISCITOS, REFERENDOS, E RECALLS? 

    PERGUNTA 06:

    __Os políticos erram toda hora no congresso. Aliás, recebem fortunas da corrupção para votar errado. Por isso nosso sistema político está falido, porque premia os erros em vez dos acertos. O povo não erraria desse jeito, porque seria ele a sofrer as consequências. E se errasse, acabaria aprendendo com seus próprios erros, o que não acontece com os políticos. Diante disso, você acha que o povo tem direito de arriscar e mesmo de errar ao votar um PLEBISCITO ou REFERENDO; ou devemos continuar entregando tudo nas mãos do Maluf, Collor, Sarney, Donadon, Tiririca, etc?

    PERGUNTA 07:

    __Veja como é importante e prestigiada a IMENSA E INCORRUPTÍVEL ASSEMBLEIA DE LEIGOS nos países mais desenvolvidos:

    https://www.facebook.com/democracia.direta.brasileira/photos/a.300951956707140.1073741826.300330306769305/312667208868948/?type=3&theater 

    Sabendo que PLEBISCITOS, REFERENDOS, E RECALLS, são feitos junto com as eleições regulares, praticamente sem custo ao país, e que o povo ouve durante meses a opinião dos melhores especialistas contra e a favor de cada proposta, além de não ser obrigado a opinar sobre elas (voto facultativo); você tem alguma oposição, para que tenhamos o direito de convocar esses instrumentos por iniciativa popular, como fazem americanos e europeus desde o século 13, quando grande parte deles nem sabia ler?

    PERGUNTA 08:

    __Diante de toda sua falta de responsabilidade, preguiça de ler, estudar, e participar, além de outras omissões; você ainda acha que os únicos culpados pela criminalidade juvenil são os próprios menores e suas famílias, e ainda é a favor da redução da menoridade penal pura, simples, e isolada de outras medidas muito mais urgentes? 

    COMPREENDA COMO A CORRUPÇÃO AFETA A TODOS NÓS:

    https://www.facebook.com/democracia.direta.brasileira/photos/a.300951956707140.1073741826.300330306769305/612089815593351/?type=3&theater 

    MAS COMO COMBATER A CORRUPÇÃO?

    Basta participar mais, e de forma ativa, sendo protagonista das mudanças desejadas. Porque simpatia não enche a barriga de ninguém. Conheça a NOVA POLÍTICA, que está sendo trazida da Europa:

    http://democraciadiretabrasileira.blogspot.com.br/2015/02/partidos-com-democracia-direta-e-um.html

    Obs: A “Rede” Sustentabilidade não tem nada de NOVA POLÍTICA! A NOVA POLÍTICA é uma ação, não é nada da boca pra fora… 

    O problema é esse:

    COM QUE ESPÍRITO LUTAMOS POR NOSSOS DIREITOS?

    https://www.facebook.com/democracia.direta.brasileira/photos/a.300951956707140.1073741826.300330306769305/616616905140642/?type=3&theater

    Não defenda político vagabundo, seja ele de esquerda, ou de direita. Partido não é igual time de futebol. Se a coisa der errado, é pra valer, e somos nós que pagamos a conta. Estude mais, e participe do partido de seu agrado, cobrando por MAIS DEMOCRACIA; pois quanto mais pessoas participam da tomada de decisões, menor serão as chances delas serem compradas pela corrupção.

    Caso não se sinta bem em nenhum partido, ajude as novas propostas, como a do PARTIDO DA INTERNET, para que possamos trazer a NOVA POLÍTICA da Europa para o Brasil. Porque ficar só reclamando, pode até encher o saco, mas já demonstrou que pouco pode mudar…

    VEJAM O MARAVILHOSO E REVOLUCIONÁRIO ESTATUTO DISCUTIDO PELO PARTIDO DA INTERNET (A ideia pode ser levada para seu partido também):

    https://docs.google.com/document/d/1hsYS3RFAmWelFKNLpi_kyHOaEWemOBG1Mlrov_JaVNs/edit?pli=1#heading=h.zcngrmsuc70h

    https://www.loomio.org/d/VpNvrMHF/estatuto-do-partido-da-internet

    https://www.facebook.com/photo.php?fbid=1578617799086616&set=gm.910128532377836&type=1

    Mas observem, que o próprio Partido da Internet precisa de participação, cobrança, e críticas. Cada um pode ajudar participando até pela internet de suas reuniões, sem gastar um centavo. Também é preciso associar-se na API, que é a associação criada para legalizar o partido, e por onde será definido seu estatuto até o JULHO DE 2015. 

    Por exemplo, existe hoje uma discussão na API, se devem ou não adotar a democracia líquida no partido. Entendemos que democracia líquida é apenas outra forma de democracia representativa, onde cada representante tem uma força diferente do outro, de acordo com o número de apoios que recebe. Lembrando que essa representação é a porta de entrada pra corrupção, que chega com as malas de dinheiro em cima deles, e em troca de apoio para suas jogadas, financiam suas campanhas.

    O brasileiro precisa se conscientizar de que os bilhões de reais dados pelos bancos às campanhas presidenciais, representam a própria corrupção no Brasil. Por isso essa gente, os banqueiros, exportadores, especuladores imobiliários, etc; nunca sofrem nada, mesmo nas crises. Vejam a situação confortável em que se encontram, ficando praticamente isentos de impostos, enquanto nós pagamos a conta sozinhos:

    http://democraciadiretabrasileira.blogspot.com.br/2015/02/impostos-sim-mas-com-justica.html

    Isso não ocorre apenas porque eles compram todos os principais candidatos a presidente, que quando chegam lá, já estão comprometidos com essas oligarquias. O principal culpado somos nós mesmos, que não nos dispomos a lutar por mudanças dentro dos partidos políticos, para torná-los mais democráticos; e nem ao menos ajudar quem está querendo trazer propostas novas ao Brasil. O que pode ser feito sem gastar um único centavo, para quem não tem condições; bastando participar e ajudar com trabalho voluntário, onde for preciso. Ou seja, enquanto eles despejam bilhões de reais, para ter acesso ao centro de decisões políticas do país; nós não nos dispomos nem de participar de uma reunião, ajudar a formar uma ideia, fazer uma crítica, etc; ajudando quem está procurando associar, organizar, e unir a sociedade; para que tenha mais força, e possa enfrentar a corrupção. Por isso quem manda no país, e sai ileso de toda crise são eles… 

    BOA NOTÍCIA!

    PEC 21/2015

    CONGRESSO DESENGAVETA PEC DO RECALL

    Ouça a entrevista a rádio do Senado:

    http://www12.senado.gov.br/noticias/audios/2015/05/cidadao-podera-revogar-mandatos-de-politicos-eleitos-para-o-executivo-e-legislativo

    Conheça a PEC Nº 21 de 2015:

    http://www.senado.leg.br/atividade/materia/detalhes.asp?p_cod_mate=120006 

    E agora, você vai ficar novamente sem participar? 

    Venha conosco exigir o RECALL de todas as formas possíveis, seja protestando nas ruas, na internet, mandando emails e telefonando para os políticos, difundindo as informações em seu convívio social, etc.

    A APROVAÇÃO DO RECALL DEPENDE DE TODOS NÓS! 

  5. Dilma é masoquista.Se Temer

    Dilma é masoquista.Se Temer diz pra não se meter porque isso é um problema DO CONGRESSO, Dilma não dá bola.

           E tbm não dá bola pra mais de 90 por cento que apontam todas as pesquisas.—a favor de 16 anos como maior.

            Partindo desse príncípio, o diretor de 50 tons de cinza irá convidar Dilma como protonoguista. pra sua continuação.

  6. Esse argumento de que o jovem

    Esse argumento de que o jovem de 16 anos tem direito de votar e portanto tem maturidade para responder pelos crimes (mas nossas masmorras com bandidos escolados), é de uma idiotice ímpar.

    Dar o direito do jovem de escolher candidatos foi uma decisão POLÍTICA, os políticos queriam mais eleitores, não foi baseado em estudos científicos. 

    Não tem saído nada que preste dessa Câmara que aí está.

    1. Além do que, o voto,nesta

      Além do que, o voto,nesta idade não é obrigatório,é facultativo. Assim,se querem usar este argumento,devem deixar ao jovem o poder de escolher a sua maioridade.

  7. A mobilização para reverter a redução da maioridade penal…
    Já tem data para acontecer.
    Será quando o primeiro pivete de classe média for apreendido e for parar numa dessas nossas MASMORRAS.
    Vai haver um “clamor nacional”…

  8. Apesar de aceitar como

    Apesar de aceitar como pertinente uma das funções(ou finalidades) ser a retribuição, ou seja, o castigo(ao mal do crime o mal da pena), comprovadamente de per si ela não tem o condão de reduzir a criminalidade. Ao contrário: pode até exacerbá-lo considerando a precariedade(em todos os sentidos) do nosso sistema prisional, uma verdadeira “universidade” do crime. 

    Observa-se nos que são favoráveis a redução da maioridade penal uma obtusidade gritante quanto ao aspecto múltiplo da penalização. Por mais que o adolescente e o jovem de hoje em razão das melhores  condições sócio-econômicas, em especial o acesso irrestrito  à informações e a educação formal, sejam capazes de apreender as regras e imposições de uma sociedade organizada, ainda possuem uma personalidade em formação. Simplesmente encarcerá-los descurando dos dois outros aspectos, a ressocialização e a regeneração, será similar a querer apagar um incêndio com gasolina. Estes são os simplistas justiceiros e insensíveis. 

    Por outro lado, também critico os reducionistas unilaterais que só enxergam o problema pelo lado do menor infrator e descuram das vítimas. Trazer aqui e ali o depoimento de um familiar de uma vítima “perdoando” os menores e se dizendo contra a redução da maioridade penal não vai elidir o fato de que existem outros milhares que pugnam por algum tipo de castigo para os que tiram a vida ou ferem a quem lhe é caro; o fundamento das suas existências. 

    É através do debate sincero, honesto, amplo e sopesando todos os aspectos que envolvem essa questão tão complexa e dolorida que poderemos chegar a um denominador comum que vá pelo menos parcialmente ao encontro dos anseios das partes envolvidas.

     

  9. Vaga em presídio

    Se uma vaga em presídio custa R$ 45 mil, ou os presos estão comendo caviar com champanhe ou estão roubando o dinheiro do sistema penitenciário.

    com esta grana me hospedo em um hotel cinco estrelas.

    1. Evidentemente, num hotel

      Evidentemente, num hotel cinco estrelas você não precisa pagar guardas penitenciários e policiais, nem fazer varredura para confiscar celulares, nem… e também imagino que o hotel cinco estrelas não tenha guaritas com metralhadoras, por exemplo. Prisão não é somente alojamento, né?

  10. Matou tem que ficar preso

    Matou tem que ficar preso ponto final

    Conversa mole pseudo humanista ja deu , e mais o choro é livre e o cantareira ta ai pra isso.

    De resto, se tiver que pagar 100 mil para manter uma forma de vida presa , pago com prazer.

    Pago a escola tambem, ele escolhe.

    Moro no extrema da zona leste e ví , crescí  e convivo com inumeros caras.

    Boa parte fizeram faculdade, boa parte nao fizeram mas são pais de familia honestos, alguns viraram nóia, outros moradores de rua, alguns ainda são bandido fora os que ja foram mortos pela policia.

    Tudo mundo cresceu junto na mesma merda, mas só virou bandido uma pequena parte.

    Esses intelectuais de merda que defende animais , fazem isso porque somos nos na periferia que aguentamos dia e noite esses vermes morando na rua ao lado.

    Lembro bem de uma festa de um colega meu onde a menininha dele fazia 3 aninhos, os traficantes  tudo “di menor ‘  colou sem ser chamados e o cabeça ainda entrou na festa sem camisa, tipo ” sou fodão quero ver quem me tira “

    Quem gostar desses tipos ai que leve para casa e dê o que acha que esta lhe faltando e para de falar merda.

    Cadeia para assassino , estuprador ,  e sociopata nao tem funçao de diminuir nada nao, pq o cara já nao presta na rua mesmo, nela ele só vai aperfeiçoar algo mais…

  11. No aguardo

    Ainda espero um argumento, do tipo causa-efeito, de preferência com exemplos práticos, que seja realmente plenamente convincente da eficácia da redução da maioridade penal no abrandamento da criminalidade, que espero, francamente, que seja o principal objetivo de quem defende a tal redução.

    No aguardo.

  12. Uma vaga no presídio custa 45

    Uma vaga no presídio custa 45 mil reais e uma vaga na escola, 2 mil reais. 

    É por essa simples conta que se pode ver como um professor no Brasil ganha mal. Enquanto essa situsção perdurar, continuaremos a patinar nessa ignorância.

    O argumento da escola é o mais convincente de todos, claro, se todas as crianças e joven ESTIVESSEM nas escolas, não estariam cometendo crimes. Se pudéssemos de hoje para amanhã colocar todos na escola, o problema estaria resolvido. Mas como isso é impossível, a sociedade, que vê os crimes acontecerem diariamente, anseia por uma solução mais rápida. Só que somente reduzir a maioridade  não vai resolver o problema. Mudando o Edtatuto para uma internação mais longa acompanhada de estudo médio, me parece uma boa solução, sem abdicar da proposta de colocar todos na escola, essa é a primordial.

    1. Entao para que alguem estude

      Entao para que alguem estude é necessario que esse alguem QUEIRA estudar.

      E mesmo que force alguem a estudar é necessario que esse alguem QUEIRA viver honestamente e tenha noção que o respeito a vida alheia e sua propriedade é algo sagrado.

      Ou voce realmente acha que todos no mundo são bons e que é a presença ou a falta de estudo que faz alguem ter vergonha na cara ou evite estuprar uma mulher ou matar alguem?

      É osso ver esse tipo de simplismo onde a escola é apontada como a solução para marginal.

      Na verdade ela obviamente impediria muitos de incorrer no crime mas o crime que pessoa necessitada incorre em sua imensa maioria é receptação, servir de mula, ou mesmo estelionato, e sabe pq?

      Pq o fato de alguem aceitar praticar algo ilegal devido estar passando necessidade NAO SIGNIFA que esse alguem aceite matar ou estuprar alguem.

      Esse tipo de crime é feito por gente QUE JÁ É ORDINARIA , nao tem carater, é um ser ,uma forma de vida desprezivel que em nome da civilidade a gente deve garantir uma vez preso acesso a reeducação e sua integridade fisica, mas isso não por ele e sim pelo conceito caro de civilidade.

      E para finalizar pela milésima vez NINGUEM defende redução da maioridade para diminiur estatistica de crime. e sim para garantir punição proporcional a gravidade do ato pratico ok?

       

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador