Sabatina de Alexandre de Moraes deve ocorrer dia 22 de fevereiro

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

 
Jornal GGN – A sabatina do indicado de Michel Temer para ocupar o Supremo Tribunal Federal, seu ministro da Justiça Alexandre de Moraes, deve ocorrer em “no máximo três semanas”. Cálculos do PMDB dão conta para a última quarta-feira do mês.
 
A manifestação é do novo presidente do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE). O parlamentar prometeu nesta terça-feira (07) a data limite e celeridade para a Casa Legislativa sabatinar Alexandre de Moraes na cadeira que substitui Teori Zavascki.  “[A intenção é que] em no máximo três semanas o ministro esteja sabatinado e pronto para ser votado no plenário desta Casa”, disse Eunício.
 
A sabatina é feita pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado. Entretanto, a Comissão ainda não está formada pelo colegiado. Pensando nisso, também nesta terça (07), Eunício pediu rapidez para a indicação das lideranças que vão comandar os trabalhos legislativos.
 
Renan Calheiros, líder do PMDB e ex-presidente do Senado, afirmou que o partido irá definir a presidência da CCJ até amanhã (08). Com o colegiado formado, a agenda das quartas-feiras, quando funcionam a Comissão, poderá ser organizada para a sabatina. Por isso, a avaliação dos senadores poderá ocorrer nos dias 15 ou 22 de fevereiro ou, o mais tardar, no dia 1o de março.
 
Por enquanto, os parlamentares se reunem para determinar as Presidências das Comissões. Ainda que sob a indicação do partido com maior base no Senado, o PMDB, a decisão não está unânime na sigla. Há uma disputa interna sobre quem comandará a CCJ: Edson Lobão (MA), Raimundo Lira (PB) ou Marta Suplicy (SP).
 
Renan trabalha para encontrar um consenso, ainda hoje, e ter a resposta nesta quarta-feira para se dar início aos trabalhos. “A minha intenção é que haja acordo. Não tenho preferência”, disse Calheiros. Outros partidos ainda devem definir os demais integrantes da comissão, o que também se espera que ocorra de forma rápida, até amanhã.
 
Nesses trâmites, é mais provável que a sabatina de Alexandre de Moraes ocorra no dia 22, última quarta-feira do mês.
 
“O relator tem condição de ler o relatório na outra quarta-feira e, lido, é dado vista coletiva e na outra, já pode acontecer a sabatina. Acontecendo a sabatina na quarta, como estou prevendo, farei de imediato a solicitação à Mesa para que essa matéria chegue ao plenário e, no mesmo dia, se possível, havendo quórum, colocarei em votação o nome do indicado a ministro no plenário do Senado”, afirmou Eunício.
 
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

11 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Vocês deveriam estar se

    Vocês deveriam estar se perguntando porquê o congresso e o senado brasileiro apoiam Temer de forma tão incondicional mesmo em questões que irão fazer estes deputados e senadores serem surrados nas eleições de 2018. Compra em massa de apoio ajudada pela acobertação da Globo? ameaças de morte? Ou eles esperam que não tenha eleições em 2018?

  2. Tempos de simulacro a jato…

    Eike pode ter dado supostamente dado 16.5 mi em propinas a Cabral e está preso….

    Serra recebeu comprovadamente 23 milhoes em depósito na Suiça e está solto…

    Vai entender
    Delenda Lula…via zap zap…

    CIRO GOMES: Vamos aos fatos. Eike foi direto para o presídio com todos os requintes de crueldade porque dois doleiros disseram que ele deu propina de 16,5 milhões para Sérgio Cabral. Se apresentaram provas, ninguém as viu. Bastou essa delação para ele ir para Bangu 8 (ou 9, não importa).
    No entanto, Michel Temer foi delatado por Marcelo Odebrecht, o comandante supremo do propinoduto da Odebrecht e isso foi publicado pela Veja, que é a porta-voz oficial da Lava Jato e continua Presidente da República; Rodrigo Maia, também segundo a Veja, é o “Botafogo” do propinoduto da Odebrecht e será eleito Presidente da Câmara apesar de infringir o regimento; Eliseu Padilha é o “Primo” da mesma lista e é o ministro mais importante do governo Temer; Moreira Franco é o “Angorá” e é o segundo ministro mais importante do governo Temer; Eunício de Oliveira é o “Índio” e será o próximo Presidente do Senado.
    Ou seja, uma só delação contra Eike o levou à prisão e as delações em série dos aliados de Temer (Romero Jucá ou “Caju”, Renan Calheiros ou “Justiça” e tantos outros) não foram levadas em conta, “são apenas delações”, “delatores mentem”, “delação não é prova”.
    É paradoxal: somente os delatores de Eike não mentiram.
    Mas vamos em frente. Por que resolveram prender Eike justamente agora? Essa história de que foi porque ele deu propina a Cabral é uma cortina de fumaça, pois Cabral já está preso, não precisa de mais acusações.
    Eu, nas minhas noites mal dormidas, cheguei a uma dedução sem ter nenhuma vocação para Sherlock: prenderam Eike para ele delatar Lula. Para ele dizer que ficou bilionário porque Lula lhe deu dinheiro através do BNDES.
    E digo mais: prenderam Cabral para ele delatar Lula. Para ele dizer que ficou rico e comprou todas aquelas joias para a mulher porque Lula lhe deu a chave dos cofres públicos.
    Por que cheguei a essa dedução?
    Porque a Lava Jato obedece a duas diretrizes, a saber:
    1. prender o máximo de gente possível para aplacar a sede de “justiça” da sociedade civil (rsrsrs) e;
    2. soltar somente se o preso delatar Lula.
    Senão, vejamos:
    Por que Marcelo Odebrecht continua preso? Porque não delatou Lula. (Delatar Michel Temer e sua turma não vale.)
    Por que Zé Dirceu continua preso? Porque não delatou Lula.
    Por que o coitado do tesoureiro do PT continua preso? Porque não delatou Lula.
    Por que a delação do presidente da OAS não foi aceita? Porque não delatou Lula.
    Por que Delcídio do Amaral foi solto? Porque delatou Lula. (Mas era uma delação muito mequetrefe, não serviu para prender Lula).
    Cabral só vai sair de Bangu 8 (ou 9?) se delatar Lula.
    Eike só vai sair de Bangu 9 (ou 8?) se delatar Lula.
    É só o que falta para prenderem Lula.
    Algum peixe graúdo dizer: “Lula me deu a chave do cofre em troca de propina”.
    Alea jacta est.

  3. Quanta cortina de fumaça

    Com a Rebelião no ES  e este desqualificado indicado para o STF, não se fala mais no gatinho angorá? Ministro para cair no stf nas mãos do desqualificado, será?

  4. Não há dúvida de que o golpe

    Não há dúvida de que o golpe do impeachment efetuado pelos ladrões sorridentes em suas caras de pau, foi o golpe da macheza contra uma mulher presidente e que estava disposta a combater a corrupção macha e de suas velhas corruptas

    Por isso o ex presidente Lula foi duramente perseguido, por ser honesto e ter ousado interromper o privilégio machoso na condução do país, com toda a prodidão que esses hómi, usam para exercê-lo. 

    Roubaram o poder, legitimamente ganho, de uma MULHER.

    Com sua perseguições, mataram outra MULHER.

    E é por isso, que instituições machas, por baixo do pano e até descaradamente.

    Mas o bom, é que um dia irão todos esses ladrões, para o diabo que os carregue. 

     

     

  5. A reputação do Moraes é mais ilibada do que a do Moro

    Imagina se não fosse?

    E o saber jurídico do Roedor de Curitiba é menos notório do que o saber jurídico do Kojak

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador