O setor de telecomunicações (telefonia móvel e fixa, acesso à internet e TV por Assinatura) tem se mantido como campeão de queixas nas entidades de defesa do consumidor porque os serviços são caros e deixam a desejar quanto à qualidade. Como parte vulnerável da relação de consumo, o usuário desses serviços fica à mercê dos fornecedores que não se adequam às normas de proteção ao consumidor.
A Anatel tem sido falha no seu papel regulador e como órgão fiscalizador do segmento. Essa situação só mudará se a agência tiver uma atuação efetiva e passara punir as empresas que estão no mercado lesando os direitos do consumidor. Por isso, as entidades entregarão à Anatel documento com as reivindicações para melhoria do setor.
Descumprimento do contrato com baixas velocidades de acesso à internet ou instabilidade, atrasos para instalação de linha, inoperância do serviço, problemas de oferta, dificuldade de cancelamento de contratos estão entre os problemas que mais afetam os consumidores.
Após os resultados decepcionantes em teste realizado com o celular 3G nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Sergipe, Paraíba, Pernambuco, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, a PROTESTE Associação de Consumidores lançou a campanha: Em Busca do 3G Perdido. Já houve manifestação de mais de 20 mil usuários insatisfeitos.
O objetivo da campanha é que os brasileiros relatem pelo site: www.embuscado3gperdido.com.br os problemas que enfrentam porque, além da má cobertura as operadoras também não entregam a velocidade prometida com os planos 3G. Os resultados do levantamento da PROTESTE mostram que o serviço não é adequado e é muito difícil ter uma conexão de alta velocidade fora das principais cidades brasileiras.
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