Evento reúne cientistas para debater desenvolvimento sustentável

Jornal GGN – No fim deste mês, o Rio de Janeiro será palco de evento em que cientistas brasileiros e estrangeiros vão discutir os rumos das pesquisas no futuro para garantir a sustentabilidade do desenvolvimento científico. Realizado pelo MCTI (Ministério da Ciência, Tecnologia e InovaçãoI) em parceria com o CGEE (Centro de Gestão e Estudos Estratégicos) e a ABC (Academia Brasileira de Ciências), o “Seminário Brasil – Ciência, Desenvolvimento e Sustentabilidade” acontece nos dias 21 e 22 de novembro, na sede da Uerj (Universidade do Estado do Rio de Janeiro).

Aberto ao público, o seminário vai abordar uma temática central – “Ciência para o Desenvolvimento Sustentável Global” – que também vai nortear os debates do FMC (Fórum Mundial de Ciência), que acontece dias depois, também no Rio. Entre os participantes já confirmados estão o professor W. James Shuttleworth, da Universidade do Arizona, e de Indira Natha, do Blue Peter Research Centre, da Índia. A participação brasileira ficará por conta do ex-ministro da Ciência e Tecnologia, Sergio Machado Rezende; por Luiz Eugênio Mello, da Vale; por Jailson Andrade, da Universidade Federal da Bahia; e de Helena Nader, da SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência).

Na ocasião do seminário, será apresentada uma síntese dos resultados das últimas sete edições do seminário, que serviram de preparatórios ao FMC. As atividades estão sendo realizadas desde o ano passado em todo o país. Ao fim do evento, os participantes também vão divulgar a Declaração da América Latina e Caribe para o FMC, documento que estabelece as bases de um plano estratégico regional para a resolução de problemas comuns para as próximas décadas.

“Precisamos melhorar, particularmente no que tange à capacidade de produção de bens manufaturados de maior complexidade tecnológica e na transformação do perfil produtivo da região”, afirma o presidente do CGEE, Mariano Laplane, que afirma que os países da América Latina e do Caribe já alcançaram progressos importantes em relação ao crescimento econômico, à redução do desemprego e da pobreza, ainda que enfrentem desafios para avançar no caminho do desenvolvimento sustentável. Outras informações sobre o evento podem ser obtidas no site do CGEE.

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador