O dia em que a EBC jogou fora o projeto da TV 3.0, por Luís Nassif

No governo Dilma Rousseff, a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) desenvolveu uma caixa que permitia conectar TVs comuns à internet

Agência Brasil

Fala-se muito em TV 3.0, que tornaria a TV aberta interligada à Internet.

No governo Dilma Rousseff, a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) desenvolveu uma caixa que permitia conectar TVs comuns à internet, transformando-as em Smart TVs. 

A caixa, chamada de WebTV, foi desenvolvida por alunos do curso de Engenharia Elétrica da UFCG e consistia em um dispositivo de baixo custo que se conectava à TV via porta HDMI e à internet via Wi-Fi ou cabo Ethernet.

A proposta foi levada à EBC (Empresa Brasileira de Comunicações). Permitiria um sem-número de serviços adicionais, integrando os diversos ministérios. No plano apresentado sugeria-se marcação de consultas pelo SUS através do sistema, comunicação direta com os usuários, já que permitiria a universalização da Internet.

A caixa também possuia recursos adicionais, como:

  • Controle remoto: para navegar pelos menus e aplicativos da WebTV.
  • Suporte a comandos de voz: para controlar a WebTV com sua voz.
  • Espelhamento de tela: para transmitir a tela do seu smartphone ou tablet para a TV.

A WebTV foi um projeto inovador que democratizou o acesso à internet para TVs comuns, tornando-as mais inteligentes e funcionais. O projeto foi premiado em diversas feiras de tecnologia e recebeu reconhecimento internacional. Pelas informações da época, a Argentina chegou a utilizá-lo em sua rede pública.

No Brasil, a EBC recusou-se a analisar o projeto. Seria muito complexo, para o nível de seu presidente, Nelson Breve, pessoa extremamente limitada, indicado para o cargo por razões políticas,

O projeto foi descontinuado em 2018.

Luis Nassif

5 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Nassif, há um hiato entre governos federal e estaduais universidades privadas e públicas, particularmente. Há queixas de reitores quanto a baixos orçamentos e contingenciamento orçamentários. A produção científica fica nos corredores e muros que ampliam a distância dos campi do povo que tanto precisa.

    Certamente, é hora de reverter isso e ampliar a cooperação das instituições de ensino superior e tecnológico de temas que a todos nós interessa. Chega de pesquisadores, mestres e doutores produzindo bibliografias e temas para publicações acadêmicas.

    Universidades devem esta serviço do país. A contrapartida deve ser ao que recebem da sociedade e não para fundações e empresas privadas. O debate deve ser este. Salvo melhor juízo como se dizia no passado.

  2. Nassif, há um hiato entre governos federal e estaduais universidades privadas e públicas, particularmente. Há queixas de reitores quanto a baixos orçamentos e contingenciamento orçamentários. A produção científica fica nos corredores e muros que ampliam a distância dos campi do povo que tanto precisa.

    Certamente, é hora de reverter isso e ampliar a cooperação das instituições de ensino superior e tecnológico de temas que a todos nós interessa. Chega de pesquisadores, mestres e doutores produzindo bibliografias e temas para publicações acadêmicas.

    Universidades devem estar serviço do país. A contrapartida deve ser ao que recebem da sociedade e não para fundações e empresas privadas. O debate deve ser este. Salvo melhor juízo como se dizia no passado.

    *Corrigido

  3. Longe de ser verdadeira essa recusa da EBC ela encerra a voracidade dos lobbies da telecomunicações e o quanto de dinheiro e reserva de mercado que perderia com essa iniciativa. Ademais, com essa independência o país sairia do controle do deep state americano. Da mesma forma, o que derrubou a reeleição da Martha em São Paulo não foi a má campanha e nem as insinuações sobre a sexualidade do Kassab. A Martha prometeu internet de graça e com acesso pela tomada de eletricidade. Que ousadia da prefeita. JAMAIS TOLERARIAM TAMANHA AFRONTA. https://www.guiadopc.com.br/noticias/6803/marta-suplicy-internet-banda-larga-gratis-em-sao-paulo.html A tecnologia que foi desenvolvida à época :
    https://tecnoblog.net/responde/entenda-como-funciona-o-plc-internet-pela-rede-eletrica/

  4. “Quantas belezas deixadas nos cantos da vida
    Que ninguém quer e nem mesmo procura encontrar
    E quantos sonhos se tornam esperanças perdidas
    Que alguém deixou morrer sem nem mesmo tentar” O BRASIL É UM MILAGRE SER O QUE AINDA CONSEGUE SER.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador