A parceira entre UFMG e Cemig na capacitação tecnológica

Da Agência Minas

Parceria entre Cemig e UFMG fomenta capacitação em nova tecnologia

Universidade lança curso de especialização em redes inteligentes de energia com o objetivo de suprir a demanda por prosifissionais na áreaA Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), por meio do Projeto Cidades do Futuro, em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), vai oferecer, a partir deste ano, o curso de especialização em redes inteligentes de energia.

O objetivo do curso é preencher a lacuna de capacitação que existe sobre o tema. Em razão de sua natureza inovadora, grande parte dos temas e conteúdos que permeiam o conceito de redes inteligentes ainda não são abordados nas universidades.

Segundo o gestor do projeto Cidades do Futuro, Daniel Senna Guimarães, “desde o início do projeto, a Cemig entendeu que um dos principais desafios é manter uma equipe capacitada para atendimento aos novos desafios inerentes à implantação de tecnologias de ponta e das novas oportunidades de relacionamento com os consumidores. O curso é uma ótima oportunidade para capacitar as equipes da Cemig e das universidades, além dos interessados na cadeia de valor das redes inteligentes“, explica.

Com duração de 18 meses (março de 2013 a setembro de 2014), o curso visa, além da qualificação da mão de obra, proporcionar um contato direto e objetivo com conteúdos relacionados às redes inteligentes e discutir aspectos técnicos, regulatórios e as novas modalidades de negócios provenientes da implantação da nova tecnologia.

A Cemig tem testado, na região de Sete Lagoas, a tecnologia das redes inteligentes de energia. Conhecidas no mundo todo como smart grid, essa nova arquitetura busca intensificar a integração das tecnologias de informação e telecomunicações às redes de distribuição, disponibilizando informações para concessionárias e consumidores.

O resultado é o fornecimento de energia de forma mais eficiente pela Cemig e o acesso pelo cliente de mais informações para auxiliá-lo na gestão do consumo de energia.

Cidades do Futuro

Iniciado em dezembro de 2009, o projeto estima instalar, até 2013, na região de Sete Lagoas, aproximadamente 8 mil medidores inteligentes. Até o momento, foram instalados cerca de 1.800 equipamentos.

A presença da Universidade Corporativa da Cemig (UniverCemig), que conta com rede modelo, laboratórios ideais para os testes e capacitação das equipes, foi um dos fatores decisivos na escolha da região para desenvolvimento do projeto piloto.

O gerente de Educação Corporativa e Gestão do Conhecimento da Cemig, Carlos Renato França Maciel, conta que a UniverCemig está adequando a grade dos seus cursos de redes de distribuição de energia aos conceitos e tecnologias voltadas para redes inteligentes. “Além disso, os laboratórios e campos de treinamento estão recebendo novos investimentos com o objetivo de criar um ambiente de pesquisa, testes e disseminação de conhecimentos aplicados às redes inteligentes de energia”, completa.

Informações sobre o curso e como fazer as inscrições estão disponíveis no site www.ppgee.ufmg.br/cerie ou pelo telefone (31)3409-1919.

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador