BC turco reduz taxa de juros, mas não atende apelo de premiê

Jornal GGN – O banco central da Turquia reduziu sua principal taxa de juros nesta terça-feira (24), acreditando numa melhora nas condições globais de liquidez.

A autoridade monetária cortou a taxa de operações compromissadas de uma semana em 0,75 ponto percentual, para 8,75%, e espera que a inflação comece a recuar de forma significativa já neste mês. A taxa de juros overnight foi mantida em 12%.

A medida já era no esperada. No entanro, o BC turco não atendeu aos pedidos do primeiro-ministro Tayyip Erdogan, de um corte profundo antes da eleição em agosto. Determinado a manter o crescimento antes das eleições presidenciais em agosto e parlamentares no próximo ano, o premiê turco tem criticado frequentemente a política do banco central e feito repetidos pedidos públicos por taxas de juros mais baixas.

O mercado precificou um corte moderado depois que o presidente do BC, Erdem Basci, afirmou que o banco poderia reduzir os juros se o cenário de inflação estivesse melhorando significativamente. Mas a inflação anual ficou em 9,66% em maio, média bem acima da projeção do BC para o final do ano de 7,6% e da meta de médio prazo de 5%.
Redação

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. “A autoridade monetária

    “A autoridade monetária cortou a taxa de operações compromissadas de uma semana em 0,75 ponto percentual, para 8,75%, e espera que a inflação comece a recuar de forma significativa já neste mês.”

    Hein? Eles cortam os juros para reduzir a inflação?

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador