TelexFree: Fazenda aguarda parecer para acionar PF

A Secretaria Especial de Acompanhamento Econômico está acompanhando de perto o golpe da TelexFree.

Foi acionado pelo Procon do Acre e do Mato Grosso, indagando se o esquema poderia ser caracterizado como captação de poupança popular. Foi explicado que não havia nada que enquadrasse o esquema nessa categoria.

No momento, a SEAE tem reunião marcada com a Secretaria de Defesa do Consumidor do Ministério da Fazenda. Aguarda apenas um parecer da Procuradoria Geral da Fazenda para acionar o Ministério Público e a Polícia fFederal.

O golpe foi identificado há tempos e sabe-se que chega a dezenas de milhões de reais. Mas havia dificuldade para agir porque os Procons não recebiam denúncias de consumidores. Como a corrente ainda não estourou, as queixas eram poucas, o que dificultou o trabalho da Secretaria Nacional do Consumidor.

O caminho encontrado foi tipificar a denúncia através do contato pessoal feito com a TelexFree e não através das denúncias de consumidores.

As matérias do Blog serviram de alerta para a SEAE recomendar pressa à Procuradoria. Nas próximas horas o parecer deverá sair.

A SEAE reconhece que os instrumentos atuais são insuficientes para atuar rapidamente sobre esse tipo de golpe, que está se proliferando por todo o país.

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador