O cumprimento de regras e a salvação da Europa

Do Valor

Lagarde: Economia mundial corre perigo, mas Europa lida contra crise

Por Juliana Cardoso | Valor

SÃO PAULO – Existe um progresso considerável na Europa para enfrentar a crise, mas ele é gradual e mal compreendido, avaliou a diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde. “A Europa deve acelerar a implementação das medidas (acordadas)”, acrescentou em entrevista publicada neste domingo no francês Journal du Dimanche.

A publicação recordou que os líderes europeus já aceitaram uma união fiscal mais próxima para salvar o euro, com uma mudança nos tratados da região para reforçar a integração orçamentária e garantir o cumprimento das regras. Os detalhes do acerto ainda estão sendo trabalhados e a expectativa é que até março se tenha um texto mais definido.

Lagarde lamentou as diferenças entre Alemanha, França e Reino Unido, que ficou fora do acordo. “É importante que os europeus falem a uma só voz e anunciem um cronograma simples e detalhado. Os grandes princípios não impressionam os investidores”, afirmou.

MUNDO EM PERIGO

A diretora-gerente do FMI voltou a repetir que a economia mundial enfrenta um situação perigosa, assim como o fez durante sua visita à Nigéria na semana passada.

No dia 20, em discurso para economistas, acadêmicos e representantes do setor privado em Lagos, Lagarde notou que é um momento desafiador para a economia global e que, pelo fato de uma economia estar interconectada a outra, nenhum país ou região está imune aos riscos atuais, como a falta de confiança, crescimento fraco e menos emprego.

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador