Petrobras mantém venda de ativos mesmo com decisão do TCU

Jornal GGN – Apesar da decisão do Tribunal de Contas da União (TCU) que suspende a venda de ativos da Petrobras, a estatal continua negociando a comercialização de campos nacionais e internacionais de petróleo e gás, parte do plano de desinvestimentos que pretende angararia US$ 15,1 bilhões no biênio 2015-2016.

A empresa está em negociação avançada para vender sua participação no campo de Saint Malo, no Golfo de México, e também está próxima de vender três campos nacionais de petróleo e gás natural. As informações são do jornal Valor Econômico.

Nesta semana, o tribunal aprovou medida cautelar que proíbe a assinatura de novos contratos de vendas de ativos, vedando também o início de novos processos de venda até análises dos procedimentos de investimentos.

Para o TCU, existem irregularidades nos processos da estatal, apontando falta de transparência e também a possibilidade de direcionamento dos negócios.

Entretanto, a corte atendeu pedido da Petrobras e permitiu o prosseguimento de cinco projetos que estão em fase avançada, com receita prevista de R$ 10 bilhões. O campo no Golfo do México faz parte da lista destes cinco projetos.

O tribunal também afirmou que as práticas da estatal não estão de acordo com os “princípios aplicáveis pela administração pública”.

O campo de Saint Malo está a 450 quilõmetros ao sul de Nova Orleans e é operado pela Chevron. A participação da Petrobras é de 25%. Os outros sócios são a america ExxonMobil, a norueguesa Statoil e a italiana Eni, além da própria Chevron.

Outras decisões judiciais também impedem a Petrobras de continuar com o processo de venda da BR Distribuidora e dos direitos de concessão nos campos de Baúna e Tartaruga Verde, no pós-sal.

 

Redação

13 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Quem vai respeitar o TCU se

    Quem vai respeitar o TCU se ele foi o pontapé incial do golpe?

    Quer bancar o puro e santo agora?

    Voltar a ser virgem?

    E peitar quem pagou?

    O golpe ferrou com 200.000.000 de brasileiros!

  2. O que mais me impressiona

    O que mais me impressiona é que esses são os “doutores”, os “estudados”, a “elite” que acha que consegue governar o Brasil melhor que um retirante nordestino sem um dedo.

    Eduardo Cunha ter impedido Dilma de governar por dois anos, mais a confiança dela no Levy (mais a inoperância do JEC) afundaram o país nessa crise que está ai e não há melhora em vista.

    Muito triste ver que o PT colocou quase todo o STF sem que nenhum consiga enfrentar Gilmar Dantas (segundo Noblat), que tenha deixado o aparelhamento *pela oposição* de quase todo o MP e de boa parte da justiça, nunca tenha combatido o mau jornalismo (das fichas falsas, mentiras reiteradas) e até os tenha ajudado não encampando a regulação da mídia.

     

  3. Renan não acata decisão do

    Renan não acata decisão do STF….Parente não acata decisão do TCU…era uma vez um pais republicano que de repente foi tomado de assalto pela bandidagem….,..e saber que para enganar os trouxinhas os golpistas de plantão bateram em duas teclas: respeito ao republicanismo, ao mesmo tempo em que martelavam na midia o discurso do mar de lama, e assim envenenavam a população, coagindo-a a apoiar o golpe de Estado…e após a tomada do poder são isso ai que a que estamos vendo, não pelas mãos do JN, este está empenhando em explicar para a população porque o povo tem que aceitar aposentar-se após 49 anos de contribuição dentre outras peças circenses…como diria o Chacrinha: vocês querem bacalhau?

    1. O TCU não decide, apenas

      O TCU não decide, apenas recomenda. Mas, mesmo se decidisse,  ordens nesses novos tempos, somente as de lá do Norte, onde estão os comandantes de fato.

    2. peor

      Sr. Lima,

      O pior é que o bacalhau está custando os “olhos da cara”.

      Bacalhau, este ano, periga não ter.

      O preço está pela “hora da morte”!

  4. Eu estou curioso sobre um

    Eu estou curioso sobre um detalhe. Nenhuma empresa séria compra ativos ou faz contratos que podem ser cancelados no mês seguinte , muito menos oferecidos por um governo que pode ser derrubado com violência na manhã seguinte.

    O que significa duas coisas: Ou a mídia brasileira está mentindo sobre os negócios que estão sendo feitos, ou as empresas envolvidas nos negócios têm informação vinda de dentro de que os conspiradores vão continuar sendo governo por um bom tempo.

  5. No puteiro que se tornou o
    No puteiro que se tornou o país, alguém ainda obedece a lei ou constituição?
    Os coprófagos da grande mídia e seus seguidores deleitam-se com o produto made in usa.

  6. Coito interrompido

      Palpite do TCU não embarreira nada, só ajuda a baixar o preço do ativo colocado a venda, sempre estes obices juridicos são ultrapassados, aliás auxiliam as negociações norteando futuros contratos, e quanto mais palpites, liminares, manifestações, melhor ainda para quem quiser adquirir estes ativos, pois insegurança juridica é uma ótima desculpa para depreciar o ativo colocado a hasta publica.

       Como a esquerdinha gosta de estrilar, tambem deveria aprender um pouco sobre negociações, visando evitar o “gozar” antes : A Petrobrás vai desinvestir, vai vender ativos, qualquer obstaculo será transposto – até aqueles engedrados pelos possiveis compradores ( é existe esta forma de baixar preços ) nas esferas judiciais – ainda mais neste momento de mercado, que combinado as dividas de papel da PBR , somados aos rolos da Lava – Jato, colocam na cara do possivel interessado no ativo, que a PBR não está alienando o ativo por vontade dela, mas por necessidade de caixa.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador