Setor de serviços encerra setembro em queda de 0,6%

Apesar da retração apurada na base mensal, dados sem ajuste sazonal avançaram 11,4% em relação a 2020, e o total em 12 meses chegou a 6,8%

Foto: Reprodução

Jornal GGN – O setor de serviços no Brasil fechou o mês de setembro com queda de 0,6% na série com ajuste sazonal ante o visto em agosto, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Com isso, o total acumulado no ano atingiu 11,4%, e a variação em 12 meses chegou a 6,8%, maior taxa da série iniciada em dezembro de 2012.

Segundo a pesquisa, a queda foi vista em quatro das cinco atividades apuradas, com destaque para os transportes (-1,9%) – que apresentou sua maior perda desde abril de 2020 (-19,0%).

Os demais recuos vieram de outros serviços (-4,7%), de informação e comunicação (-0,9%) e de serviços profissionais, administrativos e complementares (-1,1%).

O único resultado positivo ficou com os serviços prestados às famílias (1,3%), que chegou ao seu sexto avanço consecutivo e acumula um crescimento de 52,5%.

Na série sem ajuste sazonal, o volume de serviços avançou 11,4% em relação a 2020, chegando à sua sétima taxa positiva seguida.

Apenas um setor avançou no mês

De acordo com o IBGE, o resultado mensal do setor de serviços avançou em quatro das cinco atividades e contou com um crescimento em 74,7% dos 166 tipos de serviços investigados.

Entre os setores, os destaques ficaram com transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (13,7%) e o de serviços de informação e comunicação (10,1%).

Os demais avanços vieram de serviços profissionais, administrativos e complementares (9,6%) e de prestados às famílias (32,2%).

Por fim, a única taxa negativa foi vista em outros serviços (-1,5%) devido a menor receita auferida pelas empresas que administram fundos por contrato ou comissão.

Leia Também

Comércio está 4% abaixo do ano de 2014, por Luis Nassif

O que se faz no Brasil com R$ 400 por mês?, por Sergio Takemoto

IPCA registra maior variação para o mês desde 2002

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador