Taxa de desemprego atinge 6% em junho

Tatiane Correia
Repórter do GGN desde 2019. Graduada em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), MBA em Derivativos e Informações Econômico-Financeiras pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Com passagens pela revista Executivos Financeiros e Agência Dinheiro Vivo.
[email protected]

Jornal GGN – A taxa de desemprego no mercado de trabalho brasileiro foi estimada em 6% no mês de junho, não apresentando uma variação significativa ante o registrado em maio de 2013 (5,8%) e junho de 2012 (5,9%), segundo levantamento divulgado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). 
 
A análise regional mostra que o indicador mensal não apresentou variação significativa em nenhuma das seis regiões metropolitanas pesquisadas para elaboração do levantamento. No confronto com junho de 2012, também não foi observada nenhuma variação expressiva.
 
A população desocupada – total de pessoas sem trabalho que estão tentando se inserir no mercado – chegou a 1,5 milhão de pessoas, apresentando estabilidade tanto em relação maio de 2013 quanto a junho de 2012. No confronto com junho de 2012, verificou-se alta no número de desocupados na região metropolitana de Salvador (23,5% ou 34 mil pessoas) e estabilidade nas demais regiões.
 
A população ocupada (23 milhões de pessoas) não variou significativamente frente aos meses de maio de 2013 e junho de 2012. O número de trabalhadores com carteira assinada no setor privado (11,5 milhões) ficou estável em relação a maio de 2013 e cresceu 3,2% na comparação com junho do ano passado, representando um adicional de 359 mil postos de trabalho com carteira assinada. 
 
O nível da ocupação (proporção de pessoas ocupadas em relação às pessoas em idade ativa) foi estimado em 53,7% no total das seis regiões, não apresentando variação em relação a maio de 2013. No confronto com junho de 2012 esse indicador também não variou. Regionalmente, a comparação mensal mostra que todas as regiões mantiveram estabilidade, exceto Belo Horizonte, onde o indicador caiu 0,8 ponto percentual. No confronto com junho do ano anterior, o nível da ocupação aumentou 4,4 pontos percentuais em Salvador e caiu 2,1 e de 1,9 pontos percentuais, respectivamente, em Recife e em Belo Horizonte. Nas demais regiões, não se verificou alteração.
 
Analisando o contingente de ocupados segundo os grupamentos de atividade, o levantamento entre maio e junho mostra que apenas o grupamento da Indústria registrou variação, com queda de 3,3%. Na comparação com junho do ano passado, foi verificada elevação em Educação, saúde, administração pública (6%) e queda nos Serviços domésticos (-5,2%), enquanto os demais grupamentos não tiveram alteração.
Tatiane Correia

Repórter do GGN desde 2019. Graduada em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), MBA em Derivativos e Informações Econômico-Financeiras pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Com passagens pela revista Executivos Financeiros e Agência Dinheiro Vivo.

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador