Ministério Público italiano é favorável à extradição de Pizzolato

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

O Ministério Público da Itália emitiu parecer favorável à extradição ex-diretor de Marketing do Banco do Brasil Henrique Pizzolato. A manifestação foi enviada no dia 11 deste mês ao Tribunal de Apelação de Bolonha, que vai julgar o pedido do governo brasileiro. A informação foi confirmada pela Procuradoria-Geral da República (PGR).

Condenado a 12 anos e sete meses de prisão por lavagem de dinheiro e peculato na Ação Penal 470, Henrique Pizzolato estava foragido desde novembro de 2013 e foi preso em fevereiro, em Maranello, na Itália.

O pedido de extradição foi elaborado pela PGR e entregue ao governo italiano pelo Ministério das Relações Exteriores. No entendimento da procuradoria, mesmo tendo cidadania italiana, Pizzolato pode ser extraditado para o Brasil. “O tratado de extradição firmado em 1989 entre Brasil e Itália não veda totalmente a extradição de italianos para o Brasil, uma vez que cria apenas uma hipótese de recusa facultativa da entrega. O Código Penal, o Código de Processo Penal e a Constituição italiana admitem a extradição de nacionais, desde que expressamente prevista nas convenções internacionais”, diz a PGR.

Na semana passada, o Ministério Público da Itália pediu que o governo brasileiro esclareça se os presídios do país têm condições de receber Pizzolato, caso ele seja extraditado.

Com base no pedido de informações, o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, pediu ao ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, e ao presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, a indicação de um presídio localizado no Rio de Janeiro, em Santa Catarina e no Distrito Federal.

 

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

10 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Ainda que a extradição seja

    Ainda que a extradição seja autorizada,  esse probo senhor deverá responder na Itália pelo envolvimento com Valter Lavitrola, encarregado de lavar o dinheiro do não menos ilustre Sílvio Berlusconi.

    Ou seja, somente após quitar suas dívidas com a Justiça italiana, o que deve demorar, é que esse “guerreiro do povo brasieiro” deverá retornar ao nosso convívio.

    Tutti buona gente!!!

  2. O Pizolato eh a pedra

    O Pizolato eh a pedra imprevisivel na AP 470. Nao tem a determinacao do genoino, dirceu e por que nao,do delubio. Preso por preso, melhor eh ficar na italia do que na papuda. Nao haverah por parge do MJ grande empenho para repatria-lo.

     

    1. ele somente se tornou

      ele somente se tornou italiano para fugir do Brasil, e mesmo sendo italiano entrou ilegalmente na Italia, de traste a Italia já tem seus naturais, não precisa importar do Brasil!

      mas foi um belissimo tapa na cara do governo brasileiro que recusou a deportação do assassino Battisti!  agora o troco veio de forma requintada, devolveu para o Barbosa um fugitivo do mensalão!

      como diz o velho ditado, “aqui se faz, aqui se paga!”

       

  3. Putz!
    Até na Itália os

    Putz!

    Até na Itália os golpistas não dão folga aos perseguidos políticos brasileiros!

    Agora, é claro!, o julgamento que o perseguido político Pizzolato procurava não será possível na Itália golpista.

    Daqui a pouco virão gênios dizendo ser mais um golpe de mestre para desmascarar o Mensalão.

    Tudo graças aos documentos  irmão morto que o inocente petista portava, mas desde antes da denúncia do crime do mensalão! Vidente?

    A cereja no bolo é que o cara conseguiu se enrolar com a justiça italiana, por ligações com um italiano acusado de crimes lá!

    O que era farsa vai se transformando numa quadrilha internacional! Como conseguem tanta cumbuca para meter a mão?

    Mandem para Cuba ou Coreia do Norte, lá a justiça será feita!

  4. Aí, se Pizolatto volta direto

    Aí, se Pizolatto volta direto para a cadeia, dava pra darem uma resoirada a Zé Dirceu?, ou vão embrulhar os dois no pacote de mais denúncias e perseguições? Coitados!

  5. Eu estou esperando a justiça italiana “desmoralizar” o STF haha

    Que piada os defensores do mensalão que ficam, em delírios, dizendo que “a justiça italiana vai desmoralizar o STF” hahahaha

    Essa notícia é só mais uma pista do fumo que ele vai levar na Itália.

    Só os italianos mesmo para se preocuparem com um salteador como Pizzolato, ao ponto de lerem um processo gigantesco como o mensalão e dizerem que houve “perseguição política”, que Pizzolato é um “condenado político” e outras sandices desse tipo rsrs.

    Pizzolato muito provavelmente vai ser extraditado. Tudo indica que será isso que irá acontecer.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador