O PT que resiste ao mea culpa merece perder a eleição, diz Cid Gomes

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – O senador eleito Cid Gomes (PDT), em ato de campanha do PT no Ceará, despertou a rejeição da militância local por ter dito que o partido, enquanto se recusar a fazer o mea culpa, admitindo os erros que cometeu nas gestões passadas, vai perder a eleição e “merece” que seja assim.

Cid foi vaiado e ouviu gritos em favor de Lula, ao que respondeu que “Lula está preso” e não poderá fazer nada pelo partido. Irritado com um militante, Cid o chamou de “babaca” e questionou, também, se os petistas queriam que ele “fizesse de conta” que não há nenhuma crítica que o PT precise ouvir agora.

No Twitter, a presidente do PT, Gleisi Hoffmann, escreveu que o partido chegou com Fernando Haddad ao segundo turno por “mérito” e fez as alianças necessárias – como o episódio com o PSB – dentro das “regras do jogo” político. “Se o PT não estivesse no segundo turno, apoiaria o adversário do deputado Bolsonaro, porque ele não vai promover a democracia no país. Esperávamos que isso fosse um movimento natural e estou vendo que não é. Adiante, a história avaliará a todos nós’, disparou.

O vídeo com Cid viralizou nas redes sociais na noite de segunda (15). No mesmo dia, o Ibope mostrou que Fernando Haddad tem 41% dos votos válidos e Jair Bolsonaro, 58%.

Ciro Gomes, irmão do senador eleito, chegou em terceiro lugar na corrida presidencial, com 12% dos votos apurados na urna. Apesar de dizer que sua vida é de luta contra as ameaças à democracia, Ciro viajou à Europa após o fim do primeiro turno e não tem previsão de retorno, nem sinalizou que subirá no palanque com Haddad para combater Bolsonaro.

O PDT lançou uma nota curta de “apoio crítico” ao PT, mas o presidente nacional Carlos Lupi já avisou que Ciro não será colado à imagem de Haddad porque está sendo preparado para 2022.

Jornal GGN – 

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

65 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Não me lembro bem onde foi,

    Não me lembro bem onde foi, mas Ciro jurou que esta seria a sua última eleição ao cargo de Presidente.

    Faço votos que respeite o que disse, ao contrário do que fez de suas bravatas antifascistas antes do primeiro turno.

  2. É bom você não esquecer que

    É bom você não esquecer que vimos isso!

    No pais dos canalhas pode-se dizer qualquer coisa e desdizer quando é conveniente!

    Para muitos pode ser assim.

    Mas, há alguns que não aceitam isso!

  3. Afffi

    Em casa que falta pão todo mundo briga e ninguém tem razão

    Os irmãos GOMES desde pequeninos brigavam em dupla, enquanto um empurrava o outro fazia a cama

    Os GOMES (Groucho e Marx) se juntam a Marina, Marta e Cristovão Buarque na galeria dos mais amargos que jiló

    Se o PT tivesse aparelhado LULA teria sido preso ? o PT escomungado, perseguido e DILMA derrubada ?

    SE EU FOSSE esse ORELHUDO já ia preparando a estrutura da estátua de LUIZ INACIO que deverá rivalizar com a de Padre Cicero que, com certeza e justiça, deverá levar MILHÔES de romeiros – pobres agradecidos –  de todo o BRASIL, pro nordeste

     

     

  4. Mostraram a verdadeira
    Mostraram a verdadeira face….

    Lula acertou ao não dar apoio ao amigaço dos coronéis cearenses e tucano enrustido, ora viajante, lavou as mãos, como Pilatos, com a errônea pretensão de ser o novo Sassá mutema………

    Ruim de estratégia, está se candidatando a ser o novo Zé Serra, um candidato vuiva porcina, aquele que foi sem nunca ter sido.

    A encheção de saco de certos jornalistas e blogueiros em seu favor vai continuar, esses é fácil deletar.

    Lula, mesmo preso e odiado por parte desse Brasil que ele ama, deu uma bela lição, o escorpião, seguindo sua natureza sempre pica…….

  5. AntiPetismo e AntiPSDBISMO

    Enquanto o PT/PSDB não expulsar todos os Politicos Corruptos indiciados e condenados o ANTIPETISMOS/AntiPSDBISMO não arrefecerá. 

    Ambos morrerão de autofagia.

  6. Falta humildade!

    Tirante o que ele disse sobre aparelhamento dos órgãos públcios, o que de fato NUNCA OCORREU, está certíssimo em tudo o mais! FALTA MUITA HUMILDADE A ESSE PARTIDO!

  7. Vamos encarar com frieza. Os
    Vamos encarar com frieza. Os candidatos a governador do PDT no segundo turno apoiam Bolsonaro porque isso (por enquanto) traz votos. Os deputados e senadores do PDT apoiaram o impeachment da Dilma porque aquilo (naquela época) trazia votos. O cálculo do partido é estritamente eleitoral. Os irmãos Gomes e o PDT se uniram em torno do objetivo já explícito de destruir o PT para amealhar ao menos parte do eleitorado. Não há outra maneira de entender a crítica absurda que fazem ao “hegemonismo” do PT, que deveria ser o objetivo de qualquer partido interessado na transformação da sociedade.Isso tudo leva à conclusão simples de que os irmãos Gomes e o PDT devem ser vistos como adversários do PT, jamais aliados. É mais seguro confiar no fisiologismo do PMDB do que nas ambições dos Gomes e seu “partido”.

  8. lula fez bem em nunca confiar em ciro

    depois de ver ciro deixar o país flertar com o autoritarismo e até uma ditadura, em nome de despeito pessoal, e da perspectiva de poder ser presidente depois de “4 anos de caos”, vejo o nivel moral de ciro gomes. E vejo que lula tinha toda a razão em nunca ter endossado colocar o futuro do brasil nas mão desse cara. Decepcionadissímo. O mesmo vale pra marina silva.

  9. O erro de Cid foi adiantar-se

    O erro de Cid foi adiantar-se em duas semanas as suas críticas. Também o fez de maneira deselegante. Está mais que claro que a derrota virá e que será acachapante. Num ambiente assim, é impossível manter a coesão. Muitos foram os erros desde o impeachment de Dilma que a esquerda cometeu e estes agora começam a estourar. O maior deles foi sem dúvida colocar um projeto de cúpula de partido acima de uma frente ampla capaz de fazer frente ao retrocesso que viria. A conta vai ser apresentada e uma geração de dirigentes vai cair em descrédito, isso sendo bem gentil nos termos. Coisa pior pode acontecer. O exemplo que me vem à mente é o do final da década de 60 quando vários grupos não aceitaram a determinação do PCB e iniciaram a luta armada de maneira amadora e voluntarista. Não estou falando que vamos ter luta armada contra Bolsonaro, mas o ambiente de fragmentação pode se repetir o que ajudará a própria esquerda a ser dizimada. Vou deixar apenas aqui o relato que Ricardo Capelli deixou em seu FB.

    https://www.facebook.com/ricardo.cappelli.7/posts/1911201775632594

    A ESQUERDA SUICIDA: NÃO HÁ SANTOS NA BRIGA CIRO X PT.

    O PT passou dias batendo em Ciro. Estratégia clara de tentar transferir para outro a responsabilidade pelo brutal isolamento a que estamos submetidos. Esquerdismo é doença. Frente de Esquerda em meio a uma brutal ofensiva conservadora acaba em isolamento, é óbvio, está nos manuais básicos da literatura política.

    Uma hora os Ferreira Gomes iriam responder. Cid fez da forma mais errada e inoportuna possível. Bateu publicamente, vinham apanhando publicamente. Não há santos nesta briga. Defendo Haddad Manu mas não vou virar massa de manobra da sanha hegemonista de ninguém. DE NINGUÉM.

    Meu compromisso é com o Brasil. Pena que isso tá meio démodé na esquerda brasileira.

    1. nunca vi um país com tanta

      nunca vi um país com tanta gente compromissada ?!  ..pqp !!!!

      a fila destes tá maior que de pão quente na frente da padaria

      Miguinho, não se engane  ..seus compromissos são com os seus valores e crenças  ..simplifica que dói menos

    2. Concordo em numero, genero e grau

      Cara colega, concordo em numero, genero e grau.

      O PT me perdeu quando lançou a candidatura própria do Haddah em vez de apoiar o Ciro. A estratégia deles foi correta até o Lula ser proibido de concorrer. Após isso, só sobrou a soberba do partido e o sentimento de sobrevivência. Tivessem sido mais espertos, teriam concentrado em fortalecer as bases. Manuela e Boulos, deveriam estar na concorrendo a câmara e senado respectivamente. Precisamos de vozes como as deles lá. Mas não, a soberba é grande. E a militância petista agora vem se mostrando bastante intolerante com críticas e tudo o mais, falam em traição, como se o PT não traiu o Ciro em diversas vezes. Quanto a ele trocar de partido, vejo ele sendo pragmático com seus ideais, os partidos se transformam com o tempo, veja o PT. As vezes temos que sair e procurar algum outro que se adapte melhor ao seus ideais. Não se deram conta que perderam e ainda vão perder um eleitorado bem qualificado nas futuras eleições por causa disso. Nesta, votarei neles, porque a eleição ficou entre eles e um psicopata.

      Mas no PT eu nunca mais voto conscientemente se não for uma situação como esta. 

       

      Cid errou no tempo e no lugar. Mas não no tom. Não justifica, mas concordo plenamente com a crítica. 

      1. Agora o PT é responsável até pelas decisoes do PSOL e Boulos?

        Esse comentário seria até cômico se nao fosse trágico. Nao sao só os eleitores de Bolsonaro que perderam a capacidade de pensar. O PT é um partido, apóia os seus candidatos, nao tem obrigaçao NENHUMA para com Ciro Gomes.

        A situaçao agora é diferente, é segundo turno, nao primeiro, e se trata de Democracia X Fascismo. Os Gomes fizeram sua escolha, mostraram, mais uma vez, quem sao. E parem de mimimi, pombas, vao chorar na cama que é lugar quente.

        1. Melhor ainda…

          … em vez de chorar na cama, levantem, e vão fazer campanha pelo Haddad como gente grande. Porque para eleger Ciro em 2022 é necessário garantir que haja eleições em 2022. Caso contrário, o que vamos ter é o Ciro no exílio ou na cadeia.

    3. Acachapante com 37% dos votos

      Acachapante com 37% dos votos e uma campanha suja onde se emaranham Abin, Cia, seitas evangélicas, imprensa e judiciário. Então tá. Acachapante foi a vitoria de 29 a 12%  do Haddad sobre o Ciro no primeiro turno.

      E não é PT que está na berlinda. É a democracia brasileira. Os irmãos Gomes tem o comportamento da elite brasileira a que pertencem. As mortes que virão pelas milicias que se formarão após a vitória de Bolsonaro sujará de sangue a mão desses maus brasileiros.

      Me preocupo com negros, homossexuais, indios, sem terra, sem teto e esquerdistas. E dessa vez a morte não será pela mão dos militares. Em cada cidade desse país haverá um delegado transformando simbolo nazista em símbolo budista para disfarçar os crimes que serão cometidos.

       

    4. CIRO TEVE O APOIO DO PT, RECUSOU

      Antes do lançamento de Haddad/Malu, foi oferecido a Ciro a vice-presidência numa chapa com Lula. Ficando Haddad na espera pela impugnação de Lula. Sim, porque todos que acompanham as “instituições” sabiam que Lula nunca seria candidato. Qual a estratégia? As “instituições” é que teriam que sujar as mãos. Sujaram. Haddad assumiu a cabeça da chapa e Malu a vice-presidência. Na proposta original – RECUSADA POR CIRO, DO ALTO DE SUA ARROGÂNCIA – a chapa que teríamos já no primeiro turno seria Ciro-Haddad. O resto são chorumelas.

    5. Acachapante é…

      Acachapante é ignorar que tiveram que construir um processo jurídico farsesco para não permitir que Lula fosse candidato e que nesse processo jurídico fazia parte, condena-lo, prende-lo, isola-lo e silencia-lo, para que não influisse na eleição, e que para tanto, na ausência de provas, carimbaram midiáticamente sua culpa como sendo por, ‘corrupção passiva’ e ‘lavagem de dinheiro’, sem informar que na sentença registra-se, por ‘ato de ofício indeterminado’ e ‘bem atribuído’ por terceiro, duas jabuticabas de corar até neófitos na arte da justiça.

      Acachapante é o TSE permitir as barbaridades difamatórias praticadas, a utilização de sistema americano de fake news e a parcialidade criminosa da mídia, nessa campanha eleitoral, por parte do candidato fascista e pelo monopólio da mídia.

      Acachapante é vir manifestar-se que, “meu compromisso é com o Brasil”, como se para os outros não o fosse, emulando discurso fascista de apossar-se dos simbolos do país, de todos, como se apenas só o merecesse e com ele preocupasse, demonstrando totalitária ojeriza por partidos, como se a sociedade não fosse constituída de partes que devessem ser representadas, mas sim por partido único ou mesmo sem partido, caracterizando a ditadura.

      Acachapante é não perceber que Lula tinha razão em não ter em Ciro possível sucessor e que não à toa está em seu sétimo partido, pela simples razão que o verdadeiro partido da família é o ‘PFG’.

      Acachapante é nao perceber que sem a estratégia de Lula, a eleição terminaria no primeiro turno ou teriam dois candidatos disputando o segundo turno, garantindo a continuidade do golpe.

      Acachapante é não perceber que o PT, tendo contra si, tudo e todos, por longos quatro anos, mesmo assim, ao invés de ser extinto como desejavam, elegeu a maior bancada da câmara e está no segundo turno da eleição presidencial onde terá no minimo 40% dos votos, caso o Brasil não acorde a tempo de não eleger a tragédia anunciada. 

      Acachapante é dar razão a Tom Jobim quanto a inveja do brasileiro com quem é sucesso, e ao invés de somar e criar algo que ajude a combater a Casa Grande e defender o país do fascismo, que não seja o PT, prefere colaborar para destruir o  unico partido de sucesso hoje, representando e governando para as classes menos favorecidas, democraticamente e conforme o equilíbrio de forças.  

      Acachapante é se esconder. 

          

  10. Parece que o Mundo acabou

    Tudo indica que o Mundo acabou e esqueceram de avisar a humanidade. Eu disse HUMANIDADE.

    São tantas coisas barbáras que estão ocorrendo, inimagináveis.

    Sim, nós já voltamos no tempo.

    Estamos há 2 mil anos atrás; Jesus continua preso, está sendo torturado e a qualquer momento será morto.

    A “justiça” já lavou as mãos.

    Tranqulizem-se, (o povo?) encontrou a solução vai eleger o Barrabás da vez, o tirano do momento.

    Não sei onde foi parar a humanidade.

     O Mundo de certo acabou.

    Os corações queimam no inferno das mentiras e aceitam a “verdade” que seja apenas mentira.

    Parece mesmo que o Mundo acabou?

     

  11. Bol$onaro merece ganhar e receber a herança bendita do Temer

    Deixa o Bolsonaro ganhar e receber a herança bendita do Temer. Ele fará um ótimo governo. Criará milhões de empregos, valorizará salários, dinamizará a educação, a saúde, acabará com a insegurança pública e com a corrupção; reduzirá a carga tributária e fará investimentos.

    A prosperidade, a democracia  e a paz chegarão para todos em 3 meses. Deixa o home trabaiá.

  12. Autocríticas e prioridades

    Por falar em autocrítica, todos os pedetistas que apoiam Bolsonaro farão autocrítica, ou só os que não são canalhas?

     

  13. Canalhas
    Os irmãos Gomes só confirmam o que são : canalhas, canalhas, canalhas. Postura de gente invejosa e recalcada. Quero ver como conseguirão viver com tanta canalhice. Percebi que os eleitores do Ciro viraram cirominions.

    1. Pois é, Magda. O que esses

      Pois é, Magda. O que esses canalhas não reconhecem é que o Ciro só venceria Bolsonaro com o voto dos petistas. Se vencesse, porque a campanha suja de fake news desenvolvida em conjunto pela Abin/Cia contra Haddad e o PT seria dirigida a Ciro que ficaria sem seus votos puristas que agora migraram para Bolsonaro.

      Se houver eleição em 2022  Ciro será a Marina dessa eleição.

      E o covarde ainda afirmou que Lula está preso. Não admira que Ciro ofendesse tantos os petistas em sua campanha, são coronéis e coxinhas safados. E o PDT que se cuide, Ciro não é de prezar partidos. Oportunista, se o PSL lhe oferecer espaço na próxima eleição estará lá em conluio com o Bolsonaro. Oportunistas e sem caráter não tem escrupulos. 

  14. Quem te viu, quem te vê.

    Eles gostariam de ver o Fernando Haddad aparecer em publico com chicote nas mãos, se ajoelhar, pedir perdão pelos erros do PT e se auto-flagelar? Parece que é isso o que querem ver. Petistas dando chicotadas nas proprias contas e pedindo perdão. E eles que nunca fazem mea-culpa pelo o que esta acontecendo com o Brasil? Ou Cid Gomes e seu irmão pensam que não têm nada a ver com o bolsonaro e o fascismo que nos ronda? O PDT…. Se Brizola vivo estivesse, Ciro Gomes estaria fora do partido e toda essa guangue utlra-oportunista, golpista e corruptos também. 

    1. e antes de expulsar diria o seguinte…

      em disputas com fascistas, o mea culpa, além de não apagar qualquer erro cometido,

      muito contribui para a vitória deles

    2. Os acertos do PT foram

      Os acertos do PT foram maiores do que os erros. Não tem que fazer mea culpa. Tem que destacar o Brasil que o PT construiu nos anos em que governou. Mesmo porque o PT já foi açoitado e humilhado o suficiente pela imprensa e o judiciário.

       

      1. Autoengano

        Até quando vai se alimentar essa ilusão de que os acertos foram maiores que os erros?

        Você jura que vai continuar pensando assim vendo o Lula morrer na cadeia?

        Nós nunca estaríamos na situação em que estamos se os acertos tivessem sido maiores que os erros…

        Não consigo nem mais chamar de cegueira, é loucura mesmo.

        1. Acho que Aécio e Temer acertaram mais do que erraram

          Acho que o Aécio Neves e o Michel Temer acertaram mais do que erraram, pois do contrário estariam presos, como o Lula.

        2. Loucura ou Tara?

          Sabe o que diz ser totalmente correto, mas não nessa comparação e em outro momento de discussão e profundidade.

          Como sabe que esses acertos sim, são imensamente maiores que os erros correlatos na natureza, para esse momento de discussão e profundidade. 

          Querer agora, a menos de duas semanas da eleição, onde o fascista ‘está eleito’, ao invés de tentar vence-lo ficar a discutir por que chegamos a esse estado de coisas, de fato não consegue-se enxergar apenas cegueira, é loucura mesmo.

          Ou será tara por perder sem luta?  

  15. um destoante repente de cantoria da irresponsabilidade política

    deve tá acenando que topa qualquer parada no campo da delação premiada

    um Delcid?

  16. O PT errou muito e vou

    O PT errou muito e vou elencar alguns:

    1. Não ter entendido que o Brasil está em Guerra Híbrida desde pelo menos 2013;

    2. Não ter tratado inimigos (como a Globo, PSDB e quejandos), como inimigos;

    3. Ter sido ingênuo o suficiente para acreditar (como eu também acreditava, admito), que é possível uma reconciliação com as “zelites”.Não é. No Brasil sempre se travou uma impiedosa guerra social e de classes.

    4. Ter acreditado no republicanismo;

    5. Ter acreditado nas instituições;

    6. Não ter investido pesado na comunicação com suas bases.

    7. Ter agido com ingenuidade política atroz.

    8. Não ter apostado na militância, que desde 2014, pelo menos, queria ir pro pau contra a direita;

    9. Ter apoiado imbecis como os irmãos Gomes, que só pensam em satisfazer seu próprio ego.

    Apesar da guerra que enfrentou o PT continua sendo forte. Tem vínculos com os sindicatos, movimento sociais e pelo menos 30% dos votos.É possível reconstruir se os “pensadores” do partido entenderem o que aconteceu nesses últimos anos. Mas que fique o alerta para nunca mais confiarem em “aliados” como PSB, PDT e porcarias parecidas como os irmão cearenses, que, agora se vê, são só coronéis que pensam neles mesmos.

     

  17. deja vu
    só esperar um pouco….15/10/2018 – 20:28

    Çiro será presidente!

    Em 2038, não tem para ninguém! É ÇERRA45 vice fegacê…viiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiixe!

    Já em 2042 será a vez da fadinha. Osmarina, vice Cristovam Buarque…ui!

    2046 é Çiroooooo, vice Alckimin….eita!

     

  18. …quer dizer que a tática
    …quer dizer que a tática militar aplicada nessa guerra híbrida 2.0 que já se arrasta não faz alguns anos, não seria acionada para destruir o Ciro….
    …..sem o PT na disputa nem teria havido segundo turno: o candidato Fake teria vencido em 7 de outubro…
    ….

  19. Só tenho algumas perguntas:

    Só tenho algumas perguntas: Alguma coisa que ele, Cid Gomes, disse, está errado? Qual o projeto de país apresentado pelo o PT? Que reforma estrutural o PT fez em 13 anos no poder? O que fizeram os governos petistas além de jogar algumas migalhas para o povão, como fazem os turistas na praça São Marcos, em Veneza, alimentando os pombos? Até hoje só vi no PT projeto de poder, lambuzando-se em cargos e verbas públicas. As políticas de governo do PT se limitaram pontos específicos que retornariam em votos, salvo a política econômica nos primeiros anso do Governo Lula, que geraram reserva que temos hoje. Para melhorar o país de verdade, modernizar a administração e otimizar a arrecadação e o gasto público, nada foi feito. Ou seja, o PT nunca teve um projeto de país, mas tão somente de poder. E pagou por isso. Por não ter feito uma reforma política, quando teve condições de fazê-lo, nem tributária e fiscal. Nem a Lei de Medios levou adiante. E nada vai mudar no partido. A arrogância e prepotência de petistas não tem limites e os que não se submetem às suas vontades e caprichos é massacrado. Que o diga Ciro Gomes. Então, meus caros, o que se tem aí hoje é sim muito por culpa do PT. E enquanoto Lula e sua megalomania prevalecerem, tudo continuará como está. O PT esta morto no Sul, Sudeste e Centroeste, irremediavelmente. Nunca passará de 20% dos votos, exagerando. Muitos que foram eleitores do PT foram migrando seus votos para outros partidos por desilusão e hoje são ferrenhos detratores do PT,  no qual tinham depositado suas esperanças pós FHC. A arrogância, que não é só da  cúpula do partido, nunca vai lhes permitir admitir seus erros e se comprometerem com uma mudança de rumos. O PT vai, em pouco tempo, resumir-se à sua militância. E Lula não tem desconfiança de Ciro, mas medo de que este faça um governo melhor que o seu e lhe tire o protagonismo e que possa ser maior que Lula na história. Lula joga o seu legado na lata do lixo, infelizmente, com a ascenção da extrema direita ao poder, devido às suas manobras para afastar Ciro e colocar o partido novamente na linha de frente, apesar de todo o desgaste. A eleição de Bolsonar é  irreversível, independente de quantos Ciros, FHCs e outros subam nos palanques de Haddad. Esta eleição já é fato consumado, senhores sonhadores. Acordem, e comecem a pensar em como vamos reverter esse estrago que foi feito. Hora de colocar de volta os pés no chão,  deixar de amadorismo e repensar o nosso futuro político. Ou perpetuaremos os predadores no poder. 

    1. Se o PT tivesse feito alguma reforma estrutural…

      Se o PT tivesse promovido alguma reforma estrutural, os petistas não estariam na cadeia, estariam nos cemitérios, tal qual Salvador Allende.

  20. Telegramas de Pasárgada.

    Não adianta falarmos “nós avisamos”, isso constrói muito pouco.

    O cavaco não voa longe do pau, então, el cid e ciro the kid são farinha do mesmo saco!

    Mas uma eleição (campanha) onde um incidente desses têm uma dimansão maior que eventos da campanha em si, perdoem o pessimismo, foi para o brejo!

    Wilson Ferreira em seu Cinegnose.blogpost.com nos alertou em ótimo texto: o coiso é um avatar!

    Não se faz política do modo tradicional com esse tipo de personagem!

    Assim como não se pode parar o fascismo dando a ele aquilo que ele não tem o direito de nos pedir (frase do filme Trumbo: a listra negra, que trata dos efeitos do macarthismo em Hollywood e nos EUA em geral).

     

    A tese do mea culpa de Cid, esposada por tanta gente, é, de um lado pura ingenuidade, e de outro, canalhice mesmo!

    Como se a “mea culpa” fosse um ato desprovido de significado político, e que como tal, fosse dar exatamente o resultado que os ingênuos dizem esperar (o perdão com reconciliação com o eleitor), enquanto os cínicos e corvos aguardam apenas a “confissão” para dizerem:

    “viu, se houve exagero dos algozes, a culpa é deles, afinal, eram mesmo culpados”!

    Algo parecido com a narrativa da mídia em locais de homcídio após intervenção policial: “fulano foi encontrado morto após “confronto” com policiais, que informaram que junto dele estava uma pistola, drogas, etc. fulano tinha passagem pela Delegacia da área.”

    Pois é…mais ou menos assim!

    O eleitor tá cagando para os erros do PT, caso contrário, não o teria mantido com quase 30% dos votos para presidente, maior admiração entre os partidos e com a maior bancada da Câmara.

    Some-se a isso a maior taxa (disparada) de reeleição parlamentar (74% na Câmara e 50% no Senado), enquanto nos demais a média ficou em 30% ou algo em torno disso!

    E Lula preso!

    Com campanhas ao governo do estado capengas, e nominatas proporcionais idem!

    Alguém tem dúvida de como seria o resultado se Lula estivesse solto e concorrendo? Como ficaria a composição da Câmara e do Senado?

    Embora a eleição do presidente tenha grande valor simbólico, era no Parlamento que residia o perigo de anulação dos atos pós-golpe!

    Imaginem um Lula com boa base e com capital político depois dessa tempestade perfeita?

    Então…

    É disso que se tratou, minha gente!

     

     

    Como somos há muito tempo mera correia de trasmissão dos baixos instintos estadunidenses, importamos as “soluções” para conflitos complexos:

    – Por lá, antes índio bom era índio morto (a good indian is a dead indian), depois eles passaram para comunista bom é comunista morto (a good comunist is a dead comunist), e por aí foram, e anote-se: com os negros eles nem tiveram qualquer sutileza até a luta pelos direitos civis

    – Nós desde sempre gostamos da versão bandido bom é bandido morto, que sofisticada pelo nosso tipo de estamento desde a Inquisição e as Ordenações Manoelinas, chegou até aqui: petista bom é petista morto!

    O problema que o PT é mera reificação de uma ideia antiga, que já passou pelos abolicionistas, Canudos, anarquistas, comunistas, trabalhistas do PTB, reformistas nacional-desenvolvimentistas de 64, e agora dá a sua volta em espiral, trazendo a nova versão lawfare anos 2000.

     

    O PT, minha gente, pode dizer que é o culpado pela pedofilia na Igreja, pela extinção do mico leão dourado, pela separação dos Beatles, e por ter inventado a corrupção.

    Nada disso aplacará a fome do monstro que se chama de direita!

    Esse monstro só entende uma regra de jogo: a que lhe favoreça!

    Talvez a única mea culpa que o PT tenha que fazer, sim o partido, porque não tem sentido cobrar mea culpa de governos de coalizão, é não ter apontado para a aniquilação da direita!

    Caiu no conto da “democracia capitalista”, no republicanismo infantil, na coexistência pacífica entre leões e gatos, apenas porque são tipo de felinos!

    E muita gente boa por aqui segue dizendo que foi a “polarização” que gerou o monstro (como se a polarização não existisse antes, apenas porque não fazia (tanto) ruído), que foi a incapacidade do PT em negociar (justamente a acusação que nos fazem termos nos contaminado, ou seja, negociamos demais), enfim, os mesmos sofismas.

    Cansa…confesso, estou cansado, preocupado com o futuro, frustrado, etc.

    Que venha o coiso.

    Para a grande massa, o grosso da população: ausência de direitos, tapa na cara de polícia, tiro, encoxada em transporte urbano lotado e precário, salário de menos, necessidade demais, TV aberta, internet cara e proibitiva, esgoto, falta d’água, desemprego, tudo isso é rotina!

    O que é um peido para quem já está cagado?

    Quem sabe esse pessoal intelectual do mea culpa ainda diga: éramos felizes e não sabíamos?

    Quem sabe o imperativo da mea culpa mude de lado ou seja ao menos compartilhado?

    Quem sabe?

  21. Se ele “tinha esse

    Se ele “tinha esse pensamento”, por que não se manifestou antes de ser eleito senador, com votos dos petistas??? Deveria ter se negado a aceitar esses votos. Por que será que se aliou ao PT no primeiro turno? Mistéeerio.

  22. Os menininhos acham que são
    Os menininhos acham que são valentes.
    Não passam de coroneizinhos de terninho.
    Se tiverem sorte ficarão restritos ao “seu” Ceará, senão, quem sabe,aos limites da sua casa onde,com certeza,os mimadinhos são o máximo.

  23. UNIÃO PELA DEMOCRACIA

    Creio que se a pessoa tem boa índole, ela sabe que, quando não pode ajudar uma causa justa, deve ao menos ter a capacidade de não atrapalhar. E sabe que posições voltadas para tirar proveito de vicissitudes alheias constituem práticas mesquinhas e deploráveis, que mancham a biografia de quem quer que seja. Assim, Cid e Ciro Gomes têm tido um comportamento medíocre, oportunista e vergonhoso.

    É indispensável clamar em prol da união dos defensores da democracia para derrotar o fascismo sanguinário, racista, misógino e homofóbico, em face dos riscos de imposição de uma ditadura truculenta, inimiga dos direitos sociais e humanos, que ameaça submergir a nação num pântano de violência e ódio.

    O tempo urge, e nós devemos dirigir nossas energias para o objetivo essencial que é vencer o fascismo, de modo que aqueles que, não queiram ficar caracterizados como traidores da pátria, precisam ter uma postura engajada, verdadeira e inequívoca. O momento é decisivo e temos o dever de contribuir, de forma efetiva, para apoiar a eleição de Fernando Haddad, a fim de restaurar a democracia brasileira.

  24. Ciro sempre cumpre o script com esmero…

    Há tempos comento aqui no blog que o Ciro sempre cumpre o papel de “coelho eleitoral”, ou seja, é um candidato presidencial profissional, cuja missão é entrar na disputa eleitoral para embaralhar o “jogo” em favor de candidatos da direita .

    Sempre foi assim (tem um vídeo na rede onde ele mesmo confessa que nunca entrou em disputas presidenciais para vencer ).

    O papel dele ( do Fidelix, Marina etc…) é participar da disputa abrindo um flanco do candidato da esquerda para que o candidato do sistema financeiro e da globosta chegue na frente .

    E de lambuja, ainda sobra um “cascalho da campanha” para desfrutar um confortável tour pela Zoropa e USA .

    Uma perguntinha :

    Alguma vez o telejornal da globosta mancheteou alguma denúncia que pulverizasse a carreira política do coroné cearense ? 

  25. No final da campanha para o

    No final da campanha para o 1º turno Lehamann propôs uma frente pró Ciro com a adesão de Alckmin e Marina Silva. Esse movimento diz muito sobre o projeto político do Ciro Gomes para o futuro próximo. 

    Ciro Gomes é um político oportunista profissional. Acreditou que com a ausência do Lula na disputa abriria um vácuo na centro esquerda a ser oupado por ele. O movimento não deu certo. Agora com o enfraquecimento da centro direita o Ciro decidiu investir nesse espectro político para ocupar essa espaço. Para isso busará o apoio de setores conservadores que não compactuam com o bolsonarismo.Resta saber até que ponto o bolsonarimo vai inviabilizar novas eleições e o exercício da democracia?

    O projeto político dos militares e do Bolsonaro não está claro se conseguirá se viabilizar por muito tempo, por isso o Ciro se posicionaou equidistante do PT e do Bolsonarismo. O candidato do PDT está se auto preservando para eventualmente se apresentar como alternativa ao provável fracasso do governo Bolsonaro e buscará apoio das atigass oligarquias e da própria rede globo.

    O papel do Ciro será evitar que o PT e a centro esquerda se fortaleça como oposição ao futuro governo Bolsonaro. Ele será o candidato do antigo stabishment político brasileiro.

  26. Telegramas de Pasárgada.

    Nos chamados estados de direito, que os ingênuos daqui veneram como pilar do que acreditam ser “democracia”, nunca há “confissão de culpa” (ou no campo político de ação “mea culpa”), se houve qualquer violência ou injustiça durante o processo que levou a esse ato de contrição (forçada).

    Muita gente tem perguntado a origem do coiso e sua chance cada vez mais real dele legitimar nas urnas o autoritarismo atávico brasileiro!

    Pois é…basta ouvir el cid, irmão de ciro the kid!

    Não foi a polarização (que sempre houve, ou afinal Getúlio morreu de causas naturais, e Jango e JK também?), nem a suposta lambuzada que o PT e seus governos de coalizão praticaram, tentando jogar o jogo de acordo com as regras disponíveis (todos os que se lambuzam ainda hoje estão presos? acabou a corrupção? pois é)…

    Nada disso.

    Foi a celebração do “condeno sem provas mas porque a literatura (jurisprudência) assim o permite”, a acusação e condenação baseada em presunção e powerpoints (e não provas), as extorsões premiadas, com delações extraídas a fórceps, os vazamentos, enfim, a escalada judicial daquilo que já se praticava nas ruas das periferias e nas delegacias: a mera confirmação de suspeitas e suspeitos previamente assim rotulados!

    Junte tudo isso a mídia inquisitorial…os interesses da plutocracia parasita nacional (que sempre preferiu ser rabo de elefante que cabeça de mosquito), e voilá…

    Mais uma volta da História e mais um tempo de trevas.

    Porém, quem apagou a luz não foram eles…foram os fascistas disfarçados…o pessoal do mea culpa, o pessoal que acha que a mulher estuprada deve trocar de roupa, porque afinal, ela provocou, não?

    O pessoal que acha que se morreu assassinado, alguma coisa estava “devendo”. E por aí vamos, até narrativas mais “elaboradas” (como a de el cid e sua mea culpa), em ambientes mais sofisticados!

    A essência? A mesma.

    Quando se pede mea culpa de quem está sofrendo violências diárias (desde 2002) para que confesse, apenas queremos confirmar que o abuso é certo ou justificável!

    Dá-lhe el cid!

  27. Só os Outros São Políticos Profissionais Oportunistas

    e sobre momentos, pra uns, nem ntem, nem hoje, nem amanhã é hora de se fazer autocrítica. O que falta é ao menos um pingo de iconoclastia, de questionamentos, e não seguir cegamente um lídeer, um pai, um senhor (reflexo do autoritarismo da sociedade brasileira). Carta Capital em capa está defendendo mais claramente Frente Ampla Democrática, mas isto é muito tarde, isso é um processo longo, difícil, já deveria ter sido propalado clarissimamente, abertamente, desde o mensalão. Vejo Ciro Gomes de longe o menos afetado por carreirismos e exclusivismos. E me parece muito preparado e honesto.

  28. A fulanização da política e o ressentimento dos derrotados

    p { margin-bottom: 0.25cm; line-height: 120%; }

    Os irmãos Gomes pensam a política como um grande acordo entre caciques, que comandam os rebanhos complacentes.

    Sabem pouco das rodas tribais onde eram construídos os caciques e os destinos destas sociedades que evitaram a hierarquização. Como nunca vivenciaram processos de construção coletiva de vontades políticas, navegam nos embates olhando temerariamente, para a ponta dos icebergs e se referenciando nelas para tecer seus campos de composição no cenário político. No Ceará, onde reside a densidade política deles, ao largo da variedade de partidos com que foram se travestindo, delimitaram seu reconhecimento político e social e se aproximaram do PT numa aliança que deu frutos e estabeleceu uma  nova perspectiva, progressista, enfrentando os velhos e os novos coronéis da política local.

    Eles não estão sozinhos nessa empreita de tomar a ponta do iceberg como referência; alguns sociólogos e cientistas políticos de nossas academias vivem se perdendo em suas análises, olhando – como se fossem repórteres frente a evidências factuais – para aquilo que se apresenta no horizonte: lulismo, populismo, brizolismo, prestismo, etc , fulanizando as construções coletivas. Esquecem de perscrutar abaixo da linha d’água, a área de risco para o casco, e se ressentem da navegação incauta que os levou a pique. O Cid nem devia estar acumulando a mágoa a este nível, pois em seu caso pessoal o campo de alianças o projetou para o Senado. Seu ressentimento é um ressentimento do Clã dos Gomes. Ressentimento que em sua manifestação pública num momento delicado como este, só pode ser entendido como aceno de reposicionamento oportunista frente às agruras que teremos que enfrentar no possível cenário adverso que se avizinha. O PDT, assim como o PSB, permitem que seus setores regionais façam esse tipo de composição acomodatícia, contrapostas aos posicionamento e diretrizes políticas que o partido preza.

    A estratégia que o PT traçou para o enfrentamento eleitoral, não podia ignorar a luta contra a criminalização da política, construída desde o Mensalão, passando pela Lava a Jato, pelo impeachment da Dilma e pelos processos estapafúrdios contra o Lula, culminando com sua prisão. Só uma estrutura partidária consolidada socialmente poderia arcar com tal façanha; o Lula é a ponta desse iceberg que não é visível para quem não mergulha em suas águas. As eleições da Dilma foram evidências deste entranhamento social que o Partido criou. A votação do Haddad neste processo eleitoral é outra evidência. Substituir o projeto que o PT construiu ao longo de sua presença no cenário político e principalmente no Governo Federal, haveria de ser apresentado às bases sociais do Partido, apontando alguém que esta base tivesse empatia, e em quem confiasse enquanto articulador político. A terceirização sumária da perspectiva política que o PT implantou seria o triunfo do Golpe, e a liquidação de tudo que se conseguiu afirmar neste processo eleitoral.

    O PSB percebeu que não valia a pena ficar à margem de uma composição que trazia essa potência, e que se enfraqueceria nos confrontos que teria que enfrentar em seus próprios territórios.

    “Mea Culpa”, a gente faz como penitência, conforme estabelecem as religiões monoteístas. As Inquisições medievais e contemporâneas tentam substituir as avaliações críticas por estes procedimentos sumários. O PT se balizou por uma perspectiva republicana, num sistema de presidencialismo de coalizão para enfrentar o período em que governou. Só foi afastado do controle do Governo Federal por um Golpe de Estado que rasgou a Constituição. Estas eleições que estamos vivenciando foram balizadas pelos desígnios do Golpe; o PT permanece neste enfrentamento do segundo turno como defensor do processo político democrático, como fiador de um projeto desenvolvimentista demolido pelo Golpe e de um projeto de inclusão social que impactou o campo político da esquerda pelo mundo afora.

    Os irmãos Gomes teriam alguma contribuição neste processo? Qual o suporte político que o PDT acumulou no processo eleitoral, agregado por sua base partidária, para dar sustentação a um projeto nacional?

    As derivações em busca de apoio ao longo do período eleitoral na seara golpista apontaram para outras conjunções.

    Marx na sua segunda tese sobre Feuerbach nos aponta que “o debate sobre a realidade ou a irrealidade de um pensamento isolado da prática é um problema puramente escolástico”. As pretensões políticas dos irmãos Gomes só passaram pelo teste da prática lá nas searas cearenses. O resto virou querela escolástica com direito a indicação de bodes para expiarem as culpas.

     

  29. A fulanização da política e o ressentimento dos derrotados

    p { margin-bottom: 0.25cm; line-height: 120%; }

    Os irmãos Gomes pensam a política como um grande acordo entre caciques, que comandam os rebanhos complacentes.

    Sabem pouco das rodas tribais onde eram construídos os caciques e os destinos destas sociedades que evitaram a hierarquização. Como nunca vivenciaram processos de construção coletiva de vontades políticas, navegam nos embates olhando temerariamente, para a ponta dos icebergs e se referenciando nelas para tecer seus campos de composição no cenário político. No Ceará, onde reside a densidade política deles, ao largo da variedade de partidos com que foram se travestindo, delimitaram seu reconhecimento político e social e se aproximaram do PT numa aliança que deu frutos e estabeleceu uma  nova perspectiva, progressista, enfrentando os velhos e os novos coronéis da política local.

    Eles não estão sozinhos nessa empreita de tomar a ponta do iceberg como referência; alguns sociólogos e cientistas políticos de nossas academias vivem se perdendo em suas análises, olhando – como se fossem repórteres frente a evidências factuais – para aquilo que se apresenta no horizonte: lulismo, populismo, brizolismo, prestismo, etc , fulanizando as construções coletivas. Esquecem de perscrutar abaixo da linha d’água, a área de risco para o casco, e se ressentem da navegação incauta que os levou a pique. O Cid nem devia estar acumulando a mágoa a este nível, pois em seu caso pessoal o campo de alianças o projetou para o Senado. Seu ressentimento é um ressentimento do Clã dos Gomes. Ressentimento que em sua manifestação pública num momento delicado como este, só pode ser entendido como aceno de reposicionamento oportunista frente às agruras que teremos que enfrentar no possível cenário adverso que se avizinha. O PDT, assim como o PSB, permitem que seus setores regionais façam esse tipo de composição acomodatícia, contrapostas aos posicionamento e diretrizes políticas que o partido preza.

    A estratégia que o PT traçou para o enfrentamento eleitoral, não podia ignorar a luta contra a criminalização da política, construída desde o Mensalão, passando pela Lava a Jato, pelo impeachment da Dilma e pelos processos estapafúrdios contra o Lula, culminando com sua prisão. Só uma estrutura partidária consolidada socialmente poderia arcar com tal façanha; o Lula é a ponta desse iceberg que não é visível para quem não mergulha em suas águas. As eleições da Dilma foram evidências deste entranhamento social que o Partido criou. A votação do Haddad neste processo eleitoral é outra evidência. Substituir o projeto que o PT construiu ao longo de sua presença no cenário político e principalmente no Governo Federal, haveria de ser apresentado às bases sociais do Partido, apontando alguém que esta base tivesse empatia, e em quem confiasse enquanto articulador político. A terceirização sumária da perspectiva política que o PT implantou seria o triunfo do Golpe, e a liquidação de tudo que se conseguiu afirmar neste processo eleitoral.

    O PSB percebeu que não valia a pena ficar à margem de uma composição que trazia essa potência, e que se enfraqueceria nos confrontos que teria que enfrentar em seus próprios territórios.

    “Mea Culpa”, a gente faz como penitência, conforme estabelecem as religiões monoteístas. As Inquisições medievais e contemporâneas tentam substituir as avaliações críticas por estes procedimentos sumários. O PT se balizou por uma perspectiva republicana, num sistema de presidencialismo de coalizão para enfrentar o período em que governou. Só foi afastado do controle do Governo Federal por um Golpe de Estado que rasgou a Constituição. Estas eleições que estamos vivenciando foram balizadas pelos desígnios do Golpe; o PT permanece neste enfrentamento do segundo turno como defensor do processo político democrático, como fiador de um projeto desenvolvimentista demolido pelo Golpe e de um projeto de inclusão social que impactou o campo político da esquerda pelo mundo afora.

    Os irmãos Gomes teriam alguma contribuição neste processo? Qual o suporte político que o PDT acumulou no processo eleitoral, agregado por sua base partidária, para dar sustentação a um projeto nacional?

    As derivações em busca de apoio ao longo do período eleitoral na seara golpista apontaram para outras conjunções.

    Marx na sua segunda tese sobre Feuerbach nos aponta que “o debate sobre a realidade ou a irrealidade de um pensamento isolado da prática é um problema puramente escolástico”. As pretensões políticas dos irmãos Gomes só passaram pelo teste da prática lá nas searas cearenses. O resto virou querela escolástica com direito a indicação de bodes para expiarem as culpas.

     

  30. Os irmãos Gomes são políticos de visão

    Estão prevendo:

    1. vitória de Bolsonaro. 

    2. Bolsonaro “cede” seu posto em menos de 1 ano para o General. 

    3. A Ditatuda judiciária com o executivo fardado vai ser ainda mais implacável com a oposição que sobrar. 

    4. Estão prevendo que ficando de quatro desde já talvez escapem da jaula.

    Se errarem a primeira previsão eles viram uma Marina Meirelles Gomes. É o fim da espécie. 

    Mas se acertarem a primeira previsão, não se preocupem, irão erra a quarta. 

     

     

  31. A maioria da bancada apoiou o
    A maioria da bancada apoiou o impeachment…

    São fiadores do governo temer….

    Co-responsaveis pelo estado de calamidade que chegou o país….

    Se um partido tem que fazer mea culpa, é o deles…..

    Isso após Lula dar status de ministro ao amigaço dos coronéis cearenses e tucano enrustido, dando-lhe projeção nacional…..

    O cidadão está na vida pública há tempos, se não tem votos não é por culpa do PT…..

    Talvez por essas e outras Lula sabia com quem estava lidando……

    Estão cobrando mea culpa do PT? Quando ajudaram a colocar os golpistas no poder e jogar o país numa aventura?

  32. Tem gente que está do mesmo lado que você

    “Tem gente que está do mesmo lado que você
    Mas deveria estar do lado de lá”

     

    Legião Urbana, Mais uma vez

  33. Quando o navio começa a

    Quando o navio começa a afundar os ratos são os primeiros a abandonar, tem um blogueiro que trabalha para o charlatão vigarista edir macedo que gosta de apontar o dedo para o PT mas acha normal ser soldadinho da emissora do maior apoiador do fascista.

    ciro e seu irmão menino de recados foram bem claros em acenar ao candidato da extrema-direita seja no discurso patético de ontem, seja por suas omissões em que tentam culpar a estuprada pelo seu próprio estupro, como se o PT fosse o responsável pela candidatura nazista que vai levar o país a sua maior aventura política de sua história.

    Enquanto ciro passeia pela europa com sua nova amada jovem os democratas permenecem na trincheira lutando até o último homem.

    1. Soberba, arrogância…

      gaúcho:  Você acha o Jaques Wagner um rato que está abandonando o navio ? Ele voltou a reafirmar que o PT deveria ter apoiado Ciro. Eu só tenho elogios para Jaques Wagner, pois ele  é um petista vencedor (derrotou o clã ACM). 

      Por que a direção do PT não aceitou as ponderações de Jaques Wagner lá atrás e agora jogou no colo dele a tarefa quase impossível de comandar a campanha ?

      O PT é co-responsável por Bolsonaro, sim senhor !  Ou o PT vai fugir de sua responsabilidade ? 

  34. A ideia de….

    Jacques Wagner , me parecia a melhor solução, em termos de estrategia, para ter mais chances de vitoria nesta eleição(mesmo acreditando que a turma do golpe, não ia deixar levar, de todas as maneiras…)eu olhava a coisa pelo lado do racional(se da pra ser racional nesta situação……),não que tivesse grande simpatia por Ciro, nunca votei e o personagem nunca me interessou……..

    Não sei o que vai rolar como explicação, mas depois dessa, ta dificil, dificil…..so encontro uma explicação……talvez o Ciro/Cid/PDT estejam querendo “recolher os caquinhos” de PSDB/REDE e criar uma opção de centro “esquerda”(muito de leve…)…..um tipo PSDB das antigas, e para isso resolveu “marcar” o antipetismo para atrair a turma(PSDB/REDE)……Ok, mas agora??? E pra 2022, quando ninguem sabe  como vamos chegar la?????E desse jeito????A maluquice esta contagiando todo mundo……..A racionalidade, a compostura e a coerencia, viraram produtos que não vale nada…….não interessa a mais ninguem……

  35. O jogo só acaba quando termina, e isso será daqui a ~2 semanas

    “Mea culpa” a 2 semanas da eleição? Sincericídio para morrer em paz?

    Ora, política tem 2 fases: eleger-se e exercer o mandato.

    Treino é treino, jogo é jogo. 

    Político que quiser juntar as duas coisas em qualquer circunstância (como a atual) não sabe o que é política.

    Ou está no concurso de “bonitinho”. errado

    Até o Bôzo já está (treinado para) mais paz e amor…mas deixa ele ganhar “pra gente ver só uma coisa”…

    Não adianta discutir “se”s agora. Ou é Hadadd ou é Bolsonaro.

    Quem quer Haddad ou não quer Bolsonaro tem que se entregar ATÉ  FIM para ajudar Haddad.

    Ou então vai chorar na esquina.

    A mais distante possível, por favor!

  36. Tempos estranhos esses, nunca

    Tempos estranhos esses, nunca pensei que iria concordar com essa turma. 🙁

     

    [video:https://www.youtube.com/watch?v=a8Go490HHiw align:left]

     

     

    Para quem não lembra ou finge não lembrar.

     

    “Campos me rifou para Lula quando o PT tinha encerrado um ciclo”, diz Ciro Gomes

    O Jornal de todos Brasis

    “Campos me rifou para Lula quando o PT tinha encerrado um ciclo”, diz Ciro Gomes106 QUI, 01/10/2015 – 18:28

    Jornal GGN – Agora no PDT, após sete mudanças de legenda, Ciro Gomes reafirmou, em entrevista à RedeTV!, que sua vida partidária é uma “tragédia” marcada por “traições”. Em programa veiculado na terça-feira, 29, Ciro relembra o caso mais recente: o rompimento com o PSB de Eduardo Campos em 2013. Segundo ele, Campos, por motivações pessoais, vendeu sua cabeça para Lula em 2010, numa época em que seria “natural” que o PT encerrasse um ciclo de dois mandatos no poder e apoiasse outro projeto à esquerda. À época, Ciro era o nome com melhor desempenho nas pesquisas.

    “Eu tinha ajudado a construir o PSB moderno, legado que Eduardo Campos recebeu do avô, Miguel Arraes. Eu era o candidato favorito nas pesquisas em 2010 e o Eduardo Campos me vendeu para o Lula. Ele escolheu um nome que não tinha vivência, nunca tinha participado de eleição nenhuma [Dilma Rousseff], na ideia de continuar mandando na Presidência. Não é que eu queria ser candidato. O partido me preparou para ser candidato! Eu fui usado! Não é queixa, só estou contando o que aconteceu”, disse Gomes.

    “Ele [Campos] tinha me vendido na hora em que era natural [o PSB ter um candidato próprio]. O PT tinha encerrado um ciclo, Lula não tinha candidato, ia forçar a mão para fazer uma pessoa não experiente – e estamos pagando um pouco pela inexperência da Dilma agora – e não me deixou ser candidato. Pois depois ele próprio vem candidato e se alia com a direita. Faço o que eu? Saio do partido para ser coerente”, acrescentou.

    À época, ventilou-se que Lula e Campos teriam firmado um acordo para que o PT apoiasse a candidatura do ex-governador de Pernambuco em 2018, após a reeleição de Dilma. Em 2013, Campos, presidente do PSB, decidiu que não iria esperar. Rompeu com a gestão petista, entregou cargos e ministérios, e lançou candidatura própria com apoio de Marina Silva e da militância embrionária da Rede Sustentabilidade. Em alguns estados, se aliou ao PSDB e abriu mão de candidaturas para apoiar gestores tucanos – como fez em São Paulo, com Geraldo Alckmin.

  37. Contradição

    Os petistas continuam agredindo Ciro Gomes e agora seu irmão Cid. Isso vem desde o primeiro turno.

    Mas por que ficam lamentando a não participação ativa de Ciro na campanha de Haddad ?

     

    1. Se chutarem o escroto de algum dos Gomes, a dentadura do Videira

      Por favor, não chutem o saco de nenhum dos Gomes, pois se o fizerem, o Marcos Videira perde os seus honorários advocatícios.

  38. Não é de hoje que petista tem

    Não é de hoje que petista tem pavor de crítica. Perante a tantos erros cometidos, hoje tentam coagir moralmente qualquer um que não fique de joelhos para o PT, deixando claro que perderam qualquer condição de continuar no cenário politico.

    Errou o Cid por tentar se enturmar com esse antro de fanáticos. Deveria ter feito igual o Ciro e falar que apoia, bem de longe pra não pegar o mal cheiro.

    Já que o assunto é o Cid, vamos lembrar de quando o Cid, como grande estadista que é, apontou para Eduardo Cunha e o chamou de achacador corrupto, e a Dilma prefiriu o Cunha ao Cid. Aonde está Cunha agora? Aonde está Dilma agora? Suponho que os petistas também acham que o Cid estava errado.

    Fazer o quê? Além de dizer “nós avisamos!”, é claro. Aliás, se preparem, pois nós vamos repetir isso toda vez que vocês forem reclamar do governo Bolsonaro e ousar dizer que o PT vai salvar o país.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador