Prisões por crime eleitoral e selfies marcam tarde de eleição

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – O presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Dias Toffoli, fez um balanço parcial sobre falhas e crimes cometidos durante esse domingo (5), dia de eleição. Segundo o magistrado, até o início da tarde, pelo menos 22 candidatos foram presos por crime eleitoral. Além disso, a publicação de fotos no momento da votação também ganhou destaque. Toffoli disse que quem aderiu ao movimento de tirar selfies na urna pode ser investigado.

A questão, porém, provoca visões diferentes de análise. Do ponto de vista legislativo, não há nenhuma sanção específica para a prática. Mas, segundo o TSE – que proibiu o ato dias antes da eleição – e especialistas em direito eleitoral, selfie pode se enquadrar como boca de urna virtual e resultar em detenção de dois anos e multa.

Para Toffoli, a questão central é que há a possibilidade de que essas fotos sejam usadas como comprovante para compra de votos. “O que mais preocupa não é a vaidade, é aquela situação em que a pessoa é coagida a levar um elemento de prova a quem a coagiu para mostrar que ela votou. Por isso a Justiça não deixa levar máquina fotográfica. (…) Uma ‘selfie’ é mais vaidade, mas analisaremos e aprimoraremos as maneiras de fazer esse controle”, disse.

A Lei das Eleições diz que, na na cabine eleitoral, “é proibido ao eleitor portar aparelho de telefonia celular, máquinas fotográficas, filmadoras, equipamento de radiocomunicação ou qualquer instrumento que possa comprometer o sigilo do voto”. Segundo a norma, os aparelhos devem ficar em posse dos mesários enquanto o eleitor registra o sufrágio. Quem descumprir pode receber voz de prisão.

O assunto ganhou as redes sociais logo no final da manhã deste domingo. Um blog (clique aqui) foi criado para concentrar as fotos dos eleitores que quiseram revelar o voto ou registrar o momento de votação, seja por protesto ou exibicionismo. Até famosos como Paula Lavigne e Hélio de La Peña entraram na onda.

Crimes eleitorais

Até o início da tarde de hoje, segundo o presidente do TSE, pelo menos 22 candidatos foram presos no país por envolvimento em crimes eleitorais. O maior problema é a divulgação de propaganda irregular. Já a boca de urna é o segundo maior desafio a ser enfrentado. Três candidatos no Rio de Janeiro foram presos pela prática, quatro foram presos por fornecimento ilegal de alimentos e outros dois, por compra de votos.

Votação no exterior

Em mais de 60 países as votações estão encerradas. De acordo com o TSE, 60% dos eleitores brasileiros na França não compareceram às urnas. Os números oficiais serão divulgados a partir das 17h, afirma o Tribunal. Apesar disso, alguns jornais já noticiam que Aécio Neves (PSDB) saiu na frente em Israel e Dilma Rousseff (PT) foi a menos votada em Genebra. 

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. A urna na minha seção estava

    A urna na minha seção estava a meio pau. Não passou a impressão digital. Perguntei para a mesária o porquê, ela disse já já apresentava esse problema assim que foi aberta. Olha a chance dos salafrários. Não confio no tse.

  2. Sabe aquela propaganda do TSE

    Sabe aquela propaganda do TSE de que todos os partidos, OAB e MP podem fiscalizar o código da urna? Pois é, este ano só o PDT fiscalizou e não encontrou boas coisas não:

    http://www.cic.unb.br/~rezende/trabs/eleicoes2014/ufba2014-Cida.pdf#8

    É isso aí! você pode ter votado em uma urna clonada!

    Texto mais explicativo:

    http://osaciperere.wordpress.com/%E2%99%A6%E2%99%A6%E2%99%A6-1-%E2%99%A6%E2%99%A6%E2%99%A6/123/1134-quem-quer-saber-de-urna-segura/

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador