Acordo entre URSS e a Alemanha nazista faz 74 anos

O acordo Molotov-Ribbetrop

Em 23 de Agosto faz 74 anos que a União Sovietica e a Alemanha nazista assinaram o fatidico acordo que precedeu em uma semana a invasão da Polônia e o início da 2a Guerra. O pacto, chamado de Tratado de Não Agressão, deu ao Reich segurança da neutralidade russa na fronteira leste e, mais que isso, um protocolo secreto acertava a divisão da Polônia entre os dois signatarios do pacto.

 
O acordo foi recebido com choque e indignação no Ocidente, e deixou os Partidos Comunistas desorientados. Até a vespera atacavam dia e noite o nazi-fascismo, agora passaram a ser parceiros dos nazistas, a URSS grande fornecedora de materias primas essenciais ao esforço bélico nazista.
 
Evidentemente que o pacto era um expediente de curto prazo, nenhum dos regimes realmente pensaria em ser sócio do outro ideologicamente, eram antípodos em tudo.
 
Os antecedentes do Pacto mostram que Stalin não tinha alternativa. Tentara sem exito um acordo com as democracias ocidentais que não deram muita importancia a uma aliança estrategica com a URSS, trataram o assunto sem urgencia e com pouco caso. A Inglaterra mandou à Moscou uma missão negociadora de segundo nivel, o que sinalizou para Stalin que os ingleses não estavam sendo sérios.
 
O ato funcionou de 23 de agosto de 39 a 21 de julho de 1951 quando os alemães invadiram a URSS e as alianças foram revertidas, os russos passando a ser parceiros dos ingleses e depois de Pearl Harbor tambem dos americanos mas curiosamente mantiveram um Pacto de não agressão com o Imperio do Japão, que foi respeitado até depois do fim da guerra na Europa.
 
Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador