Edward Snowden é indicado ao prêmio Nobel da Paz

Jornal GGN – O professor de sociologia sueco Stefan Svallfors indicou Edward Snowden, o ex-técnico da NSA (agência nacional de segurança norte-americana) que revelou a existência de um programa de espionagem do governo americano, ao Prêmio Nobel da Paz. Em carta endereçada ao Comitê Nobel Norueguês, Svallfors afirmou que os feitos de Snowden são “heroicos e significaram grandes sacrifícios pessoais”.

Íntegra: Declaração de Edward Snowden no aeroporto de Moscou

Leia a carta que Edward Snowden enviou ao presidente do Equador

Svallfors também afirma que o exemplo de Snowden é importante por sinalizar que pessoas envolvidas em atos ilegais contra os direitos humanos podem e devem denunciá-los. O professor sueco citou o julgamento de soldados nazistas em Nuremberg, na Alemanha, em 1945. “Naquele episódio ficou claro que dizer ‘eu só estava cumprindo ordens’ não é uma desculpa válida para atos contrários aos direitos e às liberdades humanas”, escreveu Svallfors.

Espera-se que a nomeação de Snowden seja considerada para o prêmio de 2014, uma vez que as indicações de candidatos, restritas a um seleto grupo no qual se inclui Svallfors, devem ser feitas no máximo até o dia 1º de fevereiro. As feitas após esse prazo geralmente são incluídas na competição do ano seguinte.

Se o ex-analista da CIA, de 30 anos, for o vencedor, ele será a pessoa mais jovem da história a ganhar um Prêmio Nobel da Paz, e marcaria uma grande contradição em relação à decisão da própria organização do prêmio que, em 2009, concedeu a premiação a Barack Obama, justamente o principal algoz de Snowden neste momento.

Outros envolvidos em casos de vazamento de informações já foram indicados ao Prêmio Nobel da Paz no passado. Bradley Manning, o soldado norte-americano acusado de repassar material secreto do Exército dos EUA para o Wikileaks, foi nomeado no ano passado. Já Julian Assange, fundador do Wikileaks, foi indicado em 2011. Nenhum dos dois foi escolhido.

Desde sua criação, em 1901, até hoje, o Nobel da Paz já homenageou cem pessoas e 24 organizações.

Com informações do Infowars

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador