Segundo grupo de brasileiros deixa a Faixa de Gaza

Ana Gabriela Sales
Repórter do GGN há 8 anos. Graduada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.
[email protected]

Saída de metade dos brasileiros, interessados em deixa o território em conflito, foi barrada por Israel, que não deu explicações

Foto: © Tânia Rêgo/Agência Brasil

Apenas cerca de 50 dos 102 brasileiros e parentes que queriam deixar a Faixa de Gaza conseguiram chegar à fronteira com o Egito para deixar o enclave palestino, informou o Itamaraty, neste sábado (9). 

A aeronave KC-30 sa Força Aérea Brasileira (FAB) decolou da Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro, no início desta manhã com destino ao Aeroporto Internacional do Cairo, no Egito, onde fará o resgate dos repatriados.

Até a chegada do avião, prevista para ocorrer por volta das 3h deste domingo no país árabe (às 22h deste sábado no Brasil), o grupo ficará hospedado nas proximidades do aeroporto do Cairo.

Na última quarta-feira (06), o Itamaraty informou que havia reunido em Rafah, ao sul da Faixa de Gaza, na fronteira com o Egito, cerca de 85 pessoas, entre brasileiros e palestinos, interessados em deixar o território.

Para permitir que esse grupo saísse das zonas mais afetadas pelo conflito entre Israel e o Hamas, o governo brasileiro alugou quatro casas na região. Contudo, além dessas pessoas, outras 20 pessoas que não estavam nesses locais também faziam parte da segunda lista de repatriados, que totaliza 102 nomes.

Agora, apenas cerca de 50 desses repatriados irão viajar para o Brasil. Segundo o jornalista Jamil Chade, no Uol, o veto para certos membros das famílias neste segundo grupo veio de Israel, que não deu explicações sobre a ação.

Diante da situação, algumas famílias inteiras desistiram de deixar a região em conflito sem todos os parentes. 

Em novembro, após mais de um mês de espera, um grupo de 32 pessoas, formado por 22 brasileiros e e 10 palestinos, deixou a Faixa de Gaza com destino ao Brasil.

Leia também:

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 8 anos. Graduada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador