Alexandre Vannucchi Leme, presente!

Tatiane Correia
Repórter do GGN desde 2019. Graduada em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), MBA em Derivativos e Informações Econômico-Financeiras pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Com passagens pela revista Executivos Financeiros e Agência Dinheiro Vivo.
[email protected]

Colega de classe na faculdade de Geologia da USP, Adriano Diogo relembra prisão e assassinato de militante por Brilhante Ustra

Alexandre Vannucchi Leme – líder estudantil brasileiro, em ficha da Comissão da Verdade do Estado de São Paulo. Foto: Wikipedia

Em meio ao debate sobre a divulgação das gravações que confirmam a existência de tortura na ditadura militar por parte dos militares, revelado pela jornalista Miriam Leitão no último final de semana, o Coordenador do Setorial Nacional de Direitos Humanos do PT, Adriano Diogo, relembra o caso de Alexandre Vannucchi Leme.

“Eu fui preso no dia 23 de março de 1973 ao meio dia. Eu cheguei na operação Bandeirante com a minha companheira, Arlete”, lembra Adriano Diogo, em entrevista à TV GGN 20 horas desta quarta-feira (20/04). “Era uma prisão em massa dos estudantes da USP, antes de haver a recepção aos calouros”.

Ao chegar à operação Bandeirante, o chefe do DOI-CODI, o major Carlos Alberto Brilhante Ustra – que utilizava o codinome ‘major Tibiriçá – tinha acabado de matar Alexandre Vannucchi Leme, que era colega de classe de Adriano Diogo.

“Ele (Ustra) estava muito nervoso, muito nervoso, estava com um revólver na mão, Magnum 45 – e ele, com aquele enorme revolver, pôs o revolver na minha cabeça e disse que ia me matar”, disse Diogo.

“E muito nervoso porque o Alexandre Vannucchi, meu colega de Sorocaba, primo do Paulinho Vannucchi, tinha acabado de ser assassinado”, diz Diogo. Vannucchi era um líder estudantil, integrava o grupo Ação Libertadora Nacional (ALN) e tinha 22 anos quando foi morto.

Diogo relata que Alexandre Vannucchi teve hemorragia interna e “vertia sangue por todos os lugares”. “O menino tinha feito uma cirurgia de apendicite e eles estouraram ele (Alexandre) na tortura durante dois dias consecutivos de tortura”.

O coordenador petista lembra ainda que Ustra “mandou enrolar o corpo do Alexandre Vannucchi em um tapete, mandou colocar em um Opala verde escuro e jogou o corpo na rua João Boemer, no Brás, e pediu para um caminhão passar em cima para caracterizar um suicídio, um atropelamento”.

Depois disso, o corpo do estudante foi enviado pelos militares para Perus, onde foi enterrado como indigente. “A família teve um trabalho enorme. Doutor Mario Simas que conseguiu liberar o cadáver de Alexandre Vannucchi”, diz Adriano Diogo.

Diogo ressalta que histórias como a de Alexandre chegavam no Superior Tribunal Militar, e que os advogados iam reconstituí-las. “E esse era o Ustra, esses eram os caras que estavam… e o doutor (Aparecido) Calandra, doutor Calandra e o (Lourival) Gaeta, também conhecido como Mangabeira, que matou o pai do Ivan Seixas e torturou a mãe e as irmãs do Ivan Seixas, nuas, no pátio da Operação Bandeirantes”.

Páscoa de muitas famílias já foi arruinada antes

Na visão do jornalista Marcelo Auler, a sucessiva defesa da tortura realizada durante a ditadura pelo presidente Jair Bolsonaro não chega a ser de tudo surpreendente ou mesmo grave.

“Lembre-se que o Bolsonaro foi um péssimo militar, foi expulso do Exército, teve que sair. Não passou de capitão”, diz o jornalista. “Grave é um general de quatro estrelas dizer que a Páscoa dele não foi atormentada por conta da reportagem da Miriam Leitão, com os áudios”.

Auler também cita o jornalista Octavio Costa, que publicou um artigo recentemente no site Ultrajano falando a respeito da Páscoa de diversas famílias, que foi manchada por não saberem até hoje onde estão os corpos de seus familiares.

“O Octavio conta a história de um primo dele, que tinha outro primo com o mesmo nome. E esse outro primo, de uma família nada envolvida na política, sumiu. Desapareceu. E depois foi-se saber que, na verdade, prenderam o primo errado. E mataram a pessoa que não tinha nem envolvimento na política”, afirma Auler.

Veja mais a respeito da ditadura militar na íntegra da TV GGN 20 horas desta quarta-feira, disponível no link a seguir

Leia Também

Mourão ri de áudios sobre torturas: “Vai trazer os caras do túmulo de volta?”

Postura de Mourão é ‘coerente’, segundo Miriam Leitão

“Revolução Democrática de 1964”, diz Mourão sobre ditadura brasileira

A sinceridade macabra de Mourão, por Francisco Celso Calmon

“Não estragou minha páscoa”, diz presidente do Superior Tribunal Militar sobre áudios de tortura

Superior Tribunal Militar escondeu áudios que provam que ditadura torturou opositores, por Edson Teles

Tatiane Correia

Repórter do GGN desde 2019. Graduada em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), MBA em Derivativos e Informações Econômico-Financeiras pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Com passagens pela revista Executivos Financeiros e Agência Dinheiro Vivo.

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador