STF tira de Moro o poder de decidir sobre investigação de Lula

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

Publicado, originalmente, às 15:28
 
“Sergio Moro colocou mais lenha em uma fogueira cuja chama já está muito alta, em prejuízo da nacionalidade, da paz social, da segurança jurídica”, disse Marco Aurélio, sobre a divulgação dos grampos de Lula e políticos
 
 
Jornal GGN – O Supremo Tribunal Federal (STF) determinou, por unanimidade, que sejam enviados à última instância todos os autos da investigação sobre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva nas mãos do juiz da Vara Federal de Curitiba, Sergio Moro, que autorizou a interceptação telefônica envolvendo ministros, a presidente Dilma Rousseff e outros políticos. 
 
Enquanto isso, a Corte ainda julgará se as investigações serão desmembradas ou não, e quais possíveis inquéritos voltarão para o juiz da Lava Jato no Paraná, ou não. Por outro lado, já determinou a validade da decisão: “Que sejamos tão rápidos no gatilho quanto é o juiz Sergio Moro”, concluiu o vice-decano Marco Aurélio.
 
A votação minuto a minuto
 
O ministro relator do caso na Corte, Teori Zavascki, alertou para o cuidado de erros durante o processo acarretarem a anulação de toda a investigação. 
 
“Não será a primeira vez que por força de cometimento de ilegalidades, no curso, o STF e o STJ anularam procedimentos penais nessas situações. É muito importante salientar isso. Temos que investigar sim, processar sim, mas dentro da Constituição. Com o devido processo legal. Nesta linha que tenho procurado pautar, seguindo a jurisprudência pacífica dessa Corte”, disse.
 
Os ministros Edson Fachin, Luis Roberto Barroso e Rosa Weber concordaram com a decisão de Teori de remeter ao Supremo Tribunal Federal a decisão se houve ou não ilegalidades e se a investigação contra Lula deve ou não permanecer na última instância.
 
“Cabe a esta Corte a existência do mérito de sua respectiva competência e desdobramentos. Diante disso, acompanho a decisão, referendando a decisão liminar”, disse Fachin. 
 
“Referendo a liminar pelos seus próprios fundamentos. Para que essa Suprema Corte possa no exercício de sua competência constitucional analisar acerca do seu cabimento e legitimidade dos atos”, disse Rosa Weber.
 
Seguindo também o voto, o ministro Barroso prestou solidariedade aos ataques contra o ministro Teori, por manifestantes pró-impeachment. “Também voto no sentido de confirmar a decisão do relator, a quem gostaria de ressaltar a sua integridade, a sua imparcialidade e condições técnicas”.
 
O ministro Luiz Fux concordou com a decisão de Teori, mas discordou no sentido de enviar todos os autos para o Supremo, para que a Corte analise também aqueles que não detêm foro privilegiado, como é o caso de Lula. 
 
Em sua decisão, Fux ainda afirmou que a presidente Dilma Rousseff e os ministros identificados nas interceptações telefônicas estãos “exoneradas”, até o momento, da suspeita de cometimento de crimes. “Foram conversas que tiveram um cunho até republicano. A priori, a presidente da República está exonerada da pratica de qualquer ilícito. E o juiz de primeiro grau nao apurou nenhum ilícito [contra Dilma]. Houve um colhimento furtuito”, disse.
 
“Essa conversa [envolvendo Dilma] foi travada em razão de interesses republicanos. Mas essas conversas foram obtidas através da escuta de um desses investigados [Lula] que não detinha de prerrogativa de foro. Os fatos não tem a menor conexão com eventuais fatos supostamente coibidos nesta interceptação telefônica. Ela foi colhida em uma situação que não tem nenhuma ligação. Foi surpreendida a fala da presidente, que não está investigada. A própria liminar exonera ela e os ministros citados. Não houve nenhuma consumação. Diante desta questão, o critério que nós temos e que nos defende, são critérios jurídicos e não políticos”, disse Fux.
 
O ministro foi além da decisão atual da Corte a respeito se o STF irá ou não analisar se Lula será ministro e se Lula será investigado pelo Supremo ou por Moro. Fux defendeu que o grampo autorizado pelo juiz Sergio Moro teria legalidade, porque, na sua visão, o tema investigado “juridicamente não tem nenhuma ligação com essa interceptação da presidente”, que, a seu ver, foi colhida ao acaso.
 
“Quem tem prerrogativa de foro, neste momento, é a presidente. Os demais interceptados não tem foro”, analisou, adiantando seu voto a outro futuro julgamento, de que os ministros e o ex-presidente Lula deveriam ser julgados pela primeira instância.
 
Os ministros Dias Toffoli e Carmen Lúcia concordaram com a liminar do ministro Teori Zavascki.
 
Já o ministro Marco Aurélio acatou, em parte, a decisão. Em seu voto, analisou a sua opinião sobre a prerrogativa de foro, que, a seu ver, “não tem nada de privilegiado”. “Algum dia o Tribunal terá que evoluir nessa matéria. No caso concreto não haveria nenhum outro instituto”, disse.
 
Marco Aurélio levantou questionamentos, sobre o envio de todos os autos (de políticos e não políticos) para o Supremo: “Não me consta que lá no Paraná se tenha pensado em investigar a chefe do Executivo Nacional. O que nós teremos, com isso [com a remessa de todos os autos ao STF], é a interrupção das investigações no juízo natural, em relação aqueles que não detem a prerrogativa. Será que podemos empossar essa ótica? Será que podemos dizer que errou, claudicou, o juiz sendo que enviou uma vez ao Supremo o que diz respeito a quem detem foro?”.
 
“A resposta para mim é desenganadamente negativa. Sua Excelência [Sergio Moro] não errou. Mas reconheço que a jurisprudência do Tribunal não é essa. Apenas estou me mantendo coerente”, respondeu Marco Aurélio.
 
Por outro lado, o vice-decano do Supremo criticou o juiz da Lava Jato pela divulgação dos grampos. “Só se pode quebrar a preservação de dados, inclusive telefônico, para investigação específica. Chegando ao ponto de confirgurar crime. Indaga-se, será que o magistrado, sem um balizamento previsto, pode autorizar – no campo de um subjetivismo maior, que seria o de um interesse público, no campo boas intenções o Brasil está cheio? A meu ver não”, disse.
 
“Não há justificativa plausível para uma divulgação, como a que ocorreu nesse processo. Colocou mais lenha em uma fogueira cuja chama já está muito alta, em prejuízo da nacionalidade, da paz social, da segurança jurídica. Muito embora já tenha vindo a divulgação, em penso que a liminar, eu creio que não continuaria o juiz Sergio Moro a continuar a quebra do sigilo, mas essa liminar vem para nós mesmos, do Supremo, sinalizando que não podemos tornar públicos esses dados”, analisou, votando em concordância, em parte, com Teori.
 
Para o ministro Celso de Mello, o juiz do Paraná, Sergio Moro, “ofendeu a integridade do Supremo”. “Quem ofende a integridade do Supremo, ofendendo a dignidade institucional desta Suprema Corte, essas pessoas desconhecem o itinerário histórico do STF, dessa Corte que não se curva a ninguém, que não tolera a prepotência dos governantes”.
 

O ministro elogiou o despacho de Teori, também acatando: “A decisão do ministro Teori Zavascki ajusta-se com absoluta precisão, adequação a uma antiga jurisprudência do Supremo Tribunal Federal”. Para ele, a reclamação enviada pela Advocacia-Geral da União, em nome da presidente Dilma, foi necessária:

“A senhora presidente da República enviou uma reclamação, visando preservar a integridade da competência deste tribunal. É de observar que essa reclamação tem por finalidade proteger a constitucionalidade [da competência exclusiva] do Supremo Tribunal Federal [para julgar políticos]”, afirmou o decano Celso de Mello.

O presidente do STF, Ricardo Lewandowski, também acompanhou integralmente Teori Zavascki: “Nenhuma medida de caráter investigativo ou probatório pode ser levada por juizo incompetente”. 
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

47 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. ” E o juiz de primeiro grau

    ” E o juiz de primeiro grau nao apurou nenhum ilícito [contra Dilma]. Houve um colhimento furtuito”

    Colhimento fortuito os meuzovox

    Por muito menos houve principio de rompimeto da ordem quando o min Gilmar mendes e o bandido Demosteles, talvez  mais o cachoeira, simularam grampeamento do stf

    cometeu irregularidade 

    tem que haver punição

    se voces ministros não defenderem a nossa constituição, quem poderá nos salvar?????? Chapolin Colorado????????????????

    1. Acredito que se lá naquele

      Acredito que se lá naquele supremo Supremo Tribunal Federal estivesse a turma do Chaves, os julgamentos seriam mais coerentes e de acordo com as regras.

      A Turma do chaves só tem medo da Bruxa do 71.

    2. Pois é,

      o “juiz” Moro fez um “colhimento furtuito” e furtuitamente correu anunciar na Globo golpista! 

      A quem esses caras pensam que enganam?

  2. Não Houve Colhimento Furtuito, E Sim Argumentação Fracuita

    Boa tarde.

    Continua com tua verborragia, NaziMoro. A cada fala tua tu te enveredas mais e mais. E não te preocupes. Se caíres, a UDN arranja outro títere. Tem sido assim faz tempo…

  3. Pra mim isso é um SHOW sem

    Pra mim isso é um SHOW sem necessidade,estão querendo ganhar moral em cima do Lula

    como sempre,pra dizer”VIU! SOMOS NÓS QUE MANDAMOS!!Pq não enfrentam uns “CARFS DA VIDA!”

    Olha é preciso REESTRUTURAR O JUDICIÁRIO URGENTEMENTE! ELES NÃO SÃO DEUS!!

    e digo mais, INVESTIGAÇÃO A TODOS SEM EXCEÇÃO E PARTIDO!!! Cadê Aécio investigado??????

  4. “Enquanto isso, a Corte ainda

    “Enquanto isso, a Corte ainda julgará se as investigações serão desmembradas ou não, e quais possíveis inquéritos voltarão para o juiz da Lava Jato no Paraná, ou não”:

    Eh que juiz supremo de terceira classe tem enormes dificuldades de reconhecer juiz de primeira instancia de terceira classe.

  5. agora mesmo em curitiba tá

    agora mesmo em curitiba tá rolando sessão compartilhada de ARACURU….

    em outras paragens tá rolando também um cortar de pulsos em massa…

  6. Caro Nassif
    Belas

    Caro Nassif

    Belas verborragias, que como alguém já disse, parece com tumulo novo, onde por dentro guarda grandes ossadas.

    Querem não parecerem, acovardado, o que na realidade não estão, mas estão seguros de fazerem parte do golpe em andamento.

    Quanto ao Moro, foi um recuo necessário.

    Num Brasil democrático, jamais eles fariam o que estão fazendo, no Brasil fascista medieval, eles gozam de perfeita liberdade.

    Saudações

  7. Até quando, nação brasileira – 2?

     

    O sujeito continua mentindo e afrontando o STF. Até quando senhores Ministros do STF? Até quando a Constituição e nossas Leis serão aviltadas? Até quando o Estado Democrático de Direito, será alvo de deboche? Até quando, nação brasileira? Até quando as garantias individuais serão descartadas e jogadas no lixo? Até quando vai se prender pessoas, para produzir provas? Até quando pessoas vão apodrecer na cadeia, sem provas de crime? Até quando, nação brasileira?

  8. de jabuticaba em jabuticaba

    “Colhimento furtuito”, mais uma preciosidade jabuticaba para as ciências jurídicas.

    Fux parece o malandro carioca, ou é o malandro!

  9. Agora o juiz moro precisa ser responsabilizado civil, administra

    Agora o juiz moro precisa ser responsabilizado civil, administrativa e criminalmente, como mencionaou Teori. O país inteiro foi aviltado pelos arroubos autoritários desse psicopata fascista. É preciso colocá-lo no seu devido lugar e provar que esse país não tolera tiranos se impondo sobre nossas instituições democráticas.

      1. “Segundo Teori, o vazamento

        “Segundo Teori, o vazamento teve “irreversíveis resultados práticos” e seria importante também “sustar efeitos futuros”. O ministro chegou ainda a falar em responsabilidade civil, administrativa e criminal do responsável pelos vazamentos – no caso, o juiz Moro.”

    1. Pois é, eu vi em várias

      Pois é, eu vi em várias partes de pelo menos 3 votos, a indicação de CRIME, a ponta do novelo está puxada sim, só não sou jurista pra saber a partir de que ponto o novelo vai rolar . . . .

  10. A operadora responsável pelos

    A operadora responsável pelos grampos comunicou diretamente ao juiz Moro que um dos telefones grampeados seria o de um escritório de advocacia no qual trabalhavam 25 advogados. Mesmo assim os grampos continuaram. E Moro mentiu ao STF, em dizer que não tinha conhecimento deste grampo. Esta informação é o suficiente para que se convoque uma assembléia geral da Ordem dos Advogados do Brasil, com o fim de cassar o mandato da atual diretoria e convocar novas eleições. A representatividade da OAB atual está sob questão, ela não defende os advogados nem representa seus reais interesses.. 

  11. Suprema Corte ou apenas uma corte melhorzinha?

    Nesta semana o STF esteve bem mais próximo do que poderíamos considerar uma Suprema Corte por uma simples razão: uma ratazana está ausente daquelas cadeiras, por estar tratando de seus interesses comerciais e outros interesses escusos (não menos comerciais). Porém, para fazer jus ao que se esperaria da importância dessa corte, algumas outras ausências seriam desejáveis e necessárias. 

    Também seriam desejáveis e altamente dignificantes a essa Corte que alguns de seus ex-membros, desfrutando de seus polpudos soldos e ócio, se dignassem a manter o (pouco) que lhes resta de dignidade, mantendo a discrição que se espera de alguém digno (em outras palavras, mantendo a boca fechada ao invés de alugá-la a quem se dispuser a pagar).

    Mas, de qualquer modo, essa ausência se não preencheu, pelo menos aumentou significativamente o nível de dignidade do STF.

    Como diria o ilustre Prof. Hariovaldo de Almeida Prado em seu site satírico: “Alvíssaras”!

  12. E daí?

    Quer dizer que  basta fazer uma cartinha para o acovardado STF pedindo desculpas esfarrapadas antes de cometer qualquer crime? 

    O menininho birrento não vai nem ficar de castigo?

     

  13. Estou vendo uma movimentação

    Estou vendo uma movimentação estranha…

    (a gnews dizendo que as gravações foram feitas em inquérito outros e não no inquérito trazido de SP. Que este, que a juiza enviou de SP,  continua nas mãos do moro..)

    A conferir…

  14. Chinelada
    Desculpas pelos efeitos e não pelo ato. Arrependimento por que foi pego.

    Artimanha de adolescente para fugir do castigo e rir da cara do adulto… Coisa de criança.

    Essa saiu um tanto cara… Admoestação pública. Para o vaidoso, pior do que a morte.

  15. Taí uma boa ideia pra o Cunha

    Taí uma boa ideia pra o Cunha se defender, suas contas no exterior forma apenas depósitos fortuitos, esta criada mais uma inovação jurisprudencial tupiniquim, se o traficante for preso ele pode dizer que a droga estava fortuitamente em sua posse, o falsário podera alegar que fortuitamente copiou cédulas verdadeiras, quem for pego no bafometro podera alegar que o álcool fortuitamente entrou no seu estomago, aplicações criativas dessa nova interpretação do direito sem dúvida surgiram aos borbotões, esse decano do STF só nos enche de orgulho com sua criatividade.

  16. O que está sendo “comemorado” aqui?

    A decisão do STF já era esperada. Há de fato proposta de súmula vinculante para reclamações desse tipo. As decisões e os atos do Supremo tem se desviado tanto das intenções da carta magna e dos procedimentos legais a ponto de celebrarmos o que deveria ser óbvio? Seria isso um grito de alívio que permanece estancado na garganta mas que ainda não pode ser berrado em sua plenitude?

     

    Diga-se de passagem, os autos não foram transferidos permanentemente e nem mesmo em sua totalidade. Citando a liminar original do ministro Zavascki:

    “(…) a remessa de todos os inquéritos e processos judiciais em curso que tratam dos fatos que ensejaram as interceptações telefônicas em que foram registrados diálogos da Sra. Presidente da República, dos Srs. Ministros de Estado e de outros agentes políticos porventura dotados de prerrogativa de foro”,

    ou seja, está limitada aos fatos que foram usados para justificar o grampo no ex-presidente Lula. Além disso, ela será transferida apenas para que o STF para que se possa definir o que é de sua responsabilidade e o que é da responsabilidade do juiz de primeira instância do Paraná conhecido como Nero, ops, Moro. 

     

     

  17. Ha! Não vai ter golpe, Chico


    Ha! Não vai ter golpe, Chico Buarque, Caetano, estão ai fazendo a mesma declaração, Dilma ganhará no voto, ganharemos dos panacas coxinhas, dos corruptos do PMDB, do Cunha mitômano e corrupto, do Temer traidor e covarde, é ir pro pau com os caras e ganhar… a democracia vai ganhar.

  18. Medo

    Não sei se é o caso de comemorar essa “vitória”.

    Esses caras não dão ponto sem nó e foi muito fácil essa votação, sequer teve vistas do GM.

    Sei não, mas acho que agora é que o Lula tá ferrado e sem direito a outras instâncias.

    Ou é só eu que acha o STF nada confiável ?

  19. Colhimento fortuito

    Colhimento fortuito

    lembra muito

    aquele marido que foge por um mês da mulher:

    afinal, ele apanhou, sem querer,

    um corrimento fortuito…

    Mas isso é blenorragia,

    perdão, verborragia.

    O que eu quero perguntar,

    se não for muito,

    é por que Moro pôs,

    incontinênti

    (“incontinente” também cabe)

    a Globo no circuito,

    e com que intuito?

  20. Más intenções

    É aí, Moro taca fogo no país, como diz o Ministro Marco Aurélio, a decisão do Supremo não contempla uma punição?

    Isto incentiva a impunidade e a agressividade dos investigadores. No mínimo deveriam ter tirado, imediatamente, de suas mão do Delegado os processos de outros familiares e amigos do presidente, pois fatalmente poderão ser rata liados.

    Esperamos que na revisão do caso, pessoa a pessoa, como citado, o processo passe para outro delegado sem envolvimento emocional com o caso.

  21. Só queria ver agora a cara de

    Só queria ver agora a cara de bunda do Moro e sua tropa de lava jato.

    Eles com suas desculpas antecipadas,  e alegando o voto em Lula, sabiam que a trolha ia entrar.

    Bem feito, sentaram bonito !

  22. Prezada Patrícia Faermann
    Este é um dia em que as estrelas de suas matérias, neste dia são os leitores, com os comentários acima. Especialmente Severino Januário e Ugo, além de quem criou o ‘furtuito’. Está delicioso e vai pegar na web. E ainda o tom de decifrar o Supremo, melhor nas críticas a ele, que no aparente sucesso de uma corrente visão mais progressista, nos votos. Além de deixar claro um fino, portentoso e delicado impasse. Pode-se, filosófica e ‘epicuristicamente’ conseguir ser jurista de escol e surfista? Não são atividades profundamente excludentes, se na prática, estoicamente aplicadas? O seu leitor, sagaz, ladino e crítico, já respondeu…

    1. Seria o eclético Mr. Fucks

      Se é esse polémico personagem que acumula surf e guitarra no acervo há também informações incríveis citadas sobre certas relações muito intimas do garotão com a famosa banca carioca de advogados do Dr. Sergio Bermudes que, não por acaso, se estendem também ao abjeto Gilmar Mendes. O Surf e a guitarra não impactam a condição de independência e imparcialidade exigida para o exercício do cargo mas relações com partes interessadas em processos tramitando na corte é razão de suspeição e IMPEDIMENTO daqueles que tenham relações promíscuas comprovadas. São peculiaridades do nosso inacreditável judiciário brasileiro.

      1. Bela pontuação

        Não tenho nada contra surf ou guitarra, nem quis ofender ou menosprezar quem destas prefere. Apenas fixei quanto o epicurismo dista longe das pacientes práticas estóicas, estas muito mais características de Magistrados. Pergunta: quanto avôs de filho de Desembargadoras existem, estatisticamente, dada a cronologia natural?

  23. Gravíssimo: Pra se vingar do STF Moro age furiosamente contra PT

    O sacana tá aprofundando a criminalização do partido , do governo e do Lula intensamente nessa quadra que antecede a votação do impeachment.

    Esse pau mandado da LIDE(Empresários financiadores da política oposicionista através de compra de seminários e palestras)- e do PSDB já extrapolou todos os lmites. A justiça não pode ser tão permissiva assim. Justiça tardia é injustça cometida

    1. Os patrões do Moro ficaram

      Os patrões do Moro ficaram irados com a decisão do STF ,que nem é grande coisa MAS que, depois que a estratégia do PMDB,, falhou e ficou claro que quem manda no calças frouxas ( Temer e Cunha ) é a Grelo Duro ( Katia Abreu);e, tb com o sucesso estrondoso das manifestações contra o golpe; além da preocupação dos anunciante com a vinculação da Globo ao golpe, os fascistas decidiram soltar o pitbull das araucárias pra cima de todo e qq petista/simpatizante em qq lugar e a qq tempo. O cara enlouqueceu. sobrou até pro Breno Altman! Não sei se é verdade que quer pegar o Delúbio e o Silvinho,tb. Ah já que o STF não deixou eu torturar o Lula& família, vou matar o Zé Dirceu! A defesa já pediu pra ele ser internado pra exames mas moro tá putinho e nem quer saber. Li pelas redes até que vai reabrir o caso Celso Daniel. O cara tem jurisdição no país inteiro, no presente, no passado e no futuro.

      Vai acabar melando o Mensalão e, descobrindo que todo o dinheiro que o tal $$$ da Visanet era da Petrobrás e que o chefe era o Cunha e os mensaleiros, eram outros. E JD vai ser preso, de novo pq não se auto-delatou dizendo que ele sempre soube que a AP470 era uma farsa mas ficou quieto pra proteger o Cunha. Gente, o Judiciário enlouqueceu. Tá na hora de uma investigação pesadae profunda no Poder Judiciário. Loucura tem limite.

  24. A salvação dos ladrôes e

    A salvação dos ladrôes e serem julgados pelo STF.

    A esquerda uma vez já sequestrou um ministro do STF porque não concordava com sua decisão. 

    Aprenderam que é necessário aparelhar o STF.

    O STF confirma as falas de Delcidio Amaral e de Lula,.

    1. mais uma vez

      mais uma vez a PJ  aliança liberal esta falseando a historia.

      precisa ler mais e mão viajar na maionese.

      aqui na america latina quem é doutorada em sequestros é a direita golpista.

      è do lembrar dos anos 60 e 70.

  25. E o que disse Cardoso, da

    E o que disse Cardoso, da AGU?

    Eu vi ele perder um tempo enorme em considerações, em detrimento da Constiutuição e da figura da Presidente , que poderiam ter sido feitas em apenas hum minuto.

    “Brilhante” !

  26. Marco Aurélio é Herói

    Uma coroa de louros , e uma salva de palmas ao nobilíssimo Ministro Marco Aurélio, que desafiou sozinho a dupla judiciário midiática que estava incendiando o país e quebrando nossas empresas.

    Marco Aurélio fez um ato de um Heroísmo gigantesco, num país onde todos se acovardava, ele foi a voz solo  a desafiar a escuridão.

    Com mais de uma década de governo, o PT nomeou muitos “ministros” para o STF, na maioria nomeações “republicanistas”. Se tivessem nomeado apenas um Ministro do quilate de Marco Aurélio, a situação seria outra, hoje no país.  Uma ironia do destino que Marco Aurélio tenha sido nomeado por Collor, e o PT não tenha tido a capacidade de nomear ninguém que tivesse tamanha coragem.

     

    1. Min. MAM tá o bicho mesmo! E,

      Min. MAM tá o bicho mesmo! E, já faz um tempinho que tá assim. A gente que trate de torcer pra aquele obsessor que de vez em qdo encostava ali e “amava” o PT nunca mais apareça. É fato que ele está arrebentando mas Barroso, Lewandowski e Teori são ótimos ministros. MAM é mais cascudo pq  tem trocentos anos de STF e, é pouco provável que alguma movimentação política seja novidade pra ele.  Outra vantagem é que ele não tem qq problema pra descer a trouxa; Por isso, tipos como JB e GM, não se criam com ele. Os outros são super educados e aí complica pq a canalha explora a boa educação.  MAM é tão capaz qto os outros 3 mas é mais livre, zoneia, trolla…se diverte enquanto está ali, fazendo bem o que tem que fazer. Vamos acender velas pra que continue assim.

  27. STF tira de Moro o poder de decidir sobre investigação de Lula

    Eu não entendo. O STF tirou do Sr Moro o poder de decidir sobre Lula, mas manteve o poder de ele decidir sobre tudo o mais no mesmo processo ??? Então se eu trabalho num determinado processo, cometo um crime grave relacionado ao processo, sou impedido de continuar as investigações sobre aquele que foi alvo de meu crime, mas para os demais do processo eu estou apto a continuar ??? Em que judiciário do mundo civilizado isso acontece ??? Sabe onde ??? No do Brasil. 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador