Cármen Lúcia e Fachin querem “prioridade máxima” no julgamento da liberdade de Lula, diz jornal

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Foto: Agência Brasil

Jornal GGN – O Estadão divulgou nesta quarta (1º) que Cármen Lúcia e Edson Fachin querem “prioridade máxima” no julgamento do pedido de liberdade do ex-presidente Lula. Relator da Lava Jato, Fachin disse à imprensa hoje, no retorno das atividades do Supremo Tribunal Federal, que depende apenas de Cármen Lúcia, responsável pela pauta, dar celeridade ao caso do ex-presidente e concluir o julgamento ainda em agosto.
 
“Questionado sobre essa data, o ministro destacou que a votação depende de quem “gestiona” a pauta do STF, que é a presidente Cármen Lúcia. Ainda indagado se recomendaria que o julgamento ocorresse antes do dia 15, Fachin afirmou que ‘toda celeridade em matéria eleitoral é importante para não deixar dúvida no procedimento'”, divulgou o jornal.
 
“Segundo o Broadcast Político apurou, Cármen deve dar prioridade máxima no julgamento do pedido do petista. A ministra compartilha da visão de Fachin, que é importante dar celeridade ao caso. Em 28 de junho, na última sessão plenária do primeiro semestre, a presidente anunciou que, tão logo o processo fosse liberado por Fachin para julgamento, iria incluir na pauta do plenário ‘imediatamente'”, acrescentou.
 
Fachin ainda aguarda resposta da defesa de Lula sobre eventual interesse em ver o STF antecipar a discussão sobre a inelebilidade do ex-presidente. Mas, se seguir a estratégia do PT, a banca que defende Lula não deve pleitear que essa questão seja debatida fora do prazo regular do Tribunal Superior Eleitoral.
 
“O PT aposta na estratégia de registrar, no dia 15 de agosto, o pedido de candidatura de Lula no TSE. Assim, teria a questão da inelegibilidade respondida pela Corte Eleitoral, para só então recorrer ao STF, em provável negativa do TSE”, apontou o Estadão.

Segundo o Broadcast Político apurou, Cármen deve dar prioridade máxima no julgamento do pedido do petista. A ministra compartilha da visão de Fachin, que é importante dar celeridade ao caso. Em 28 de junho, na última sessão plenária do primeiro semestre, a presidente anunciou que, tão logo o processo fosse liberado por Fachin para julgamento, iria incluir na pauta do plenário “imediatamente”. Os ministros voltaram hoje do recesso.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

9 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Prezado Nassif;
    Durante mais

    Prezado Nassif;

    Durante mais este recesso do judiciário, mesmo a carmen estar de plantão, os membros golpistas do stf armaram alguma mutreta, é jogada ensaiada.

    A horripilante carmen que está sentada sobre os pedidos de habeas corpus agora chega toda apressadinha, o que será que deu nela?

    Genaro

    1. Genaro, quem tá dormindo é a

      Genaro, quem tá dormindo é a defesa do Lula. Se pode retirar a questão da inegibilidade, já deveriam ter feito isto há muito tempo. Tão esperando o quê?

      1. estão ganhando tempo pois

        estão ganhando tempo pois sabem que o fachin e a carminha (tucanos da globo) vão barrar o Lula sem dó. Me entristece muito essa situação calamitosa e uma justi$$a coxinha igual a nossa. Os estrategistas do PT estão segurando o nome do lula o máximo possivel para subistituir no segundo tempo e tentar pegar os votos. Na minha ingenuidade acho que o PT deveria apoiar o Ciro. 

         

         

  2. JUSTIÇA SEM ISONOMIA É BARBÁRIE

    As Luzes do carreirismo no Judiciário… Fazem de Lula cidadão sequestrado, ora bolas os mesmos que saíram correndo pras férias (inclusive Moro) são os mesmos que querem dar pitaco nas eleições… Vaticinando um estado de direito nada isonômico, o Candidato Tucano acusado pelos supostos crimes de Lula teve outro tratamento da toga, uma espécie de compadrio tardio togado faz Lula viver outra realidade e seus adversários triunfarem a cavaleiro… sabedores que são e com certeza tutelam esse judiciário que impõe a Vaccari a prisão e a Paulo Preto o beneficio da duvida… Nos envergonham internacionalmente porque o BLOCÃO antes chamado de CENTRÃO conseguiu arquivar a LISTA DA ODEBRECHT…

    Carmem Lucia e Fachin deviam poupar o cidadão comum, porque justiça sem isonomia é barbárie.  

  3. Correção do título do

    Correção do título do post

    carmém lúcia e fachim querem “prioridade e e velocidade máxima” pra ferrarem com o Lula. Por que?  Porque a coisa tá ficando preta pros golpistas do stf tendo em vista o assombro do mundo com a subserviência do stf ao caprichos da globo. Além do mais, a greve de fome dos militantes do Pt fará com que boa parte da sociedade aceite, emfim, que tudo na justiça do brasil cheira a golpe.

  4. E porque ela não tem a mesma

    E porque ela não tem a mesma pressa para julgar a prisão após segunda instância? E impressionante com estão escancarando as arbitrariedades sem ao menos se importar com a imagem deles e do Supremo e ainda vem dizer que as instituições estão funcionando normalmente, como assim???? A urgência só existe quando é para impedir o Lula: urgência o TRF 4 que passou o processo do Lula na frente de todos, urgência em dar uma decisão que o “condenasse “antes das eleições, urgência em não julgar a prisão em 2 instância para assim mante-lo preso, a urgência em impedir a execução de um HC dado por um desembargador por um juiz de 1 instância, e agora a urgência em julgar a inegibiidade do Lula. Esqueci alguma coisa?

  5. Não se trata de julgar o

    Não se trata de julgar o pedido de liberdade do Lula porque ele seria desnecessário se a Carminha tivesse colocado em julgamento a prisão em segunda instância, assim, é umabsurdo esse julgamento por ser totalmente denecessário e secubdario, tratando-se apenas de uma manobra escancarada desses ministros hipócrita.

  6. Celeridade em matéria penal não é importante?

    O Celerado Fachin quer dizer que celeridade só é importante em matéria eleitoral?

    E celeridade em matéria trbalhista, por exemplo, é sem importância?

    Que rato adiposo é esse Fachin

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador