Cunha acusa governo e Janot e indica complicar sabatina do PGR

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

“Com o desenrolar [das investigações da Operação Lava Jato], assistiremos à comprovação da atuação do governo, que já propôs a recondução do Procurador, na tentativa de calar e retaliar a minha atuação política”, disse em resposta
 
 
Jornal GGN – O presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), defendeu-se da denúncia sobre o seu envolvimento em corrupção e lavagem de dinheiro em contrato da Petrobras. Ao contrário de apresentar fatos que contestassem os indícios das mais de 80 páginas do Ministério Público Federal e da Polícia Federal, Cunha acusou o governo federal de ser responsável por seu envolvimento na Lava Jato e atacou Janot.
 
“Com o desenrolar [das investigações da Operação Lava Jato], assistiremos à comprovação da atuação do governo, que já propôs a recondução do Procurador, na tentativa de calar e retaliar a minha atuação política”, empurrou Cunha. 
 
Na nota intitulada “#AVerdadeDosFatos”, o presidente da Câmara indica que o governo da presidente Dilma Rousseff e o PT teriam motivado a denúncia e, principalmente, o fato de ser “o primeiro da lista” de investigados, afirmando que foi “escolhido” para isso.
 
“Como eu já disse anteriormente, fui escolhido para ser investigado e, agora, ao que parece, estou também sendo escolhido para ser denunciado, e ainda, figurando como o primeiro da lista. (…) A evidência de que essa série de escândalos foi patrocinada pelo PT e seu governo, não seria possível retirar do colo deles e tampouco colocar no colo de quem sempre contestou o PT, os inúmeros ilícitos praticados na Petrobras”, acusou Cunha.
 
O presidente da Câmara demonstrou que não facilitará a sabatina de Rodrigo Janot, indicado pelos procuradores do Ministério Público Federal, que será realizada na próxima quarta-feira (26). “Respeito o Ministério Público Federal, como a todas as instituições, mas não se pode confundir trabalho sério com trabalho de exceção, no meu caso, feito pelo Procurador Geral”, atacou Janot. 
 
Eduardo Cunha finalizou a resposta pressionando a Suprema Corte. “Por fim, registro ainda que confio plenamente na isenção e imparcialidade do Supremo Tribunal Federal para conter essa tentativa de injustiça”.
 
Leia sobre a denúncia, aqui: Cunha é denunciado por receber pelo menos US$ 5 milhões de propina na Lava Jato
 
A seguir, a íntegra da resposta, via Facebook:
 

‪#‎AVerdadeDosFatos‬ por Eduardo Cunha

Estou absolutamente sereno e refuto com veemência todas as ilações constantes da peça do Procurador Geral da República.

Sou inocente e com essa denúncia me sinto aliviado, já que agora o assunto passa para o poder judiciário.

Como eu já disse anteriormente, fui escolhido para ser investigado e, agora, ao que parece, estou também sendo escolhido para ser denunciado, e ainda, figurando como o primeiro da lista. Não participei e não participo de qualquer acordão e certamente, com o desenrolar, assistiremos à comprovação da atuação do governo, que já propôs a recondução do Procurador, na tentativa de calar e retaliar a minha atuação política.

Respeito o Ministério Público Federal, como a todas as instituições, mas não se pode confundir trabalho sério com trabalho de exceção, no meu caso, feito pelo Procurador Geral. E, ainda, soa muito estranho uma denúncia divulgada às vésperas de manifestações vinculadas ao Partido dos Trabalhadores, que tem, dentre seus objetivos, o de me atacar.

Também é muito estranho não ter ainda nenhuma denúncia contra membro do PT ou do governo, detentor de foro privilegiado.

A evidência de que essa série de escândalos foi patrocinada pelo PT e seu governo, não seria possível retirar do colo deles e tampouco colocar no colo de quem sempre contestou o PT, os inúmeros ilícitos praticados na Petrobrás.

Estou com a consciência tranquila e continuarei realizando o meu trabalho como Presidente da Câmara dos Deputados com a mesma lisura e independência que sempre nortearam os meus atos, dentro do meu compromisso de campanha de ter uma Câmara independente. Esclareço ainda, que meu advogado responderá sobre os fatos específicos referidos na denúncia.

Em 2013, por outro motivo, fui denunciado pelo Ministério Público Federal. A denúncia foi aceita pelo pleno do Supremo Tribunal Federal por maioria e, posteriormente, em 2014 fui absolvido por unanimidade. Isso corrobora o previsto na Constituição Federal, da necessidade do Princípio da Presunção da Inocência.

Por fim, registro ainda que confio plenamente na isenção e imparcialidade do Supremo Tribunal Federal para conter essa tentativa de injustiça.

‪#‎EduardoCunha‬ ‪#‎CamaraIndependente‬ ‪#‎DemocraciaForte‬‪#‎CunhaPresidente‬

 

Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

35 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Ius Esperneandi

    Exercendo seu direito à defesa, o CUnha vai se complicando.

    Engraçado como que no caso dele e do Collor, primeiros políticos denunciados, a imprensa e as pessoas no geral lembram da existência da presunção de inocência e do direito de defesa.

    E fique tranquilo, CUnha, os petistas (poucos) e outros com foro privilegiado serão denunciados a seu tempo.

     

  2. Cala a boca cunha, toda vez

    Cala a boca cunha, toda vez que vc ataca o PT e a presidenta Dilma, vc tá dando um atestado de idoneidade para o PT e a Dilma.

  3. O Cunha do PT se defendeu e
    O Cunha do PT se defendeu e foi preso.
    Tendo isto em mente o Cunha adotado pelo PSDB se faz de louco.
    Vai que ganha apenas uma medida de interdição com tratamento psiquiátrico compulsório.
    Maláca profissional é foda, mano. Da o bote e acusa o amigo imaginário de ter cometido o crime.

  4. Passei dos 50. Vivi a

    Passei dos 50. Vivi a adolescência na época do meio para o fim da ditadura e desde cedo me interessei em acompanhar a política. Nunca vi nada parecido com isso. Nem o regime militar chegou a ter um homem como este na presidência da Câmara, por pior que fosse ter apoiador da ditadura conduzindo a casa. Minto: o que de mais parecido me lembro de ter visto na adolescência foram as sessões da Câmara de Vereadoras de Sucupira em que a irmã Cajazeira, líder do governo Odorico, batia boca com o dentista, líder da oposição. Fatalmente a coisa descamabava para um “a mãe de vossa excelência não é homem!” ou coisa parecida. Depois pegavam-se a tapas. O atual congresso seria uma impagável piada, se tivesse alguma graça que um país com a projeção internacional que o Brasil está ganhando tenha um parlamento dominado por este tipo de gente.

  5. Eduardo Cunha se defende,

    Eduardo Cunha se defende, como deve fazer qualquer cidadão. Para ele todo rito processual e judicário valerá; ele terá o direito de se defender, não será preso preventivamente, muito menos afastado do cargo de presidente da Câmara Federal. Eduardo Cunha usa a tática segundo a qual “a melhor defesa é o ataque” e para isso põe-se a fazer denúncias e declarações políticas contra o governo federal e contra o PT. Essa tática é da política, área de atuação do deputado. Se vai funcionar na esfera penal e criminal, só o desenrolar dos fatos e otempo dirão. Minha confiança no Judiciário não é maior fo que nos poderes políticos democráticos, ou seja, é baixíssima. Pelos antecedentes de Cunha e pela forma como o STF julgou denúncias anteriores contra ele, há grandes chances dele escapar da condenação.

  6. De uma coisa Cunha não pode

    De uma coisa Cunha não pode ser acusado, de ter enganado os deputados que votarem nele para Presidente.

    Sua trajetoria já era bem conhecida, seu grupo politico de origem tambem (Alerj, Picciani, Garotinho, Cabral), os que o elegeram estavam cientes dos imensos riscos que sua presença na Presidencia da Casa representava.

     

  7. Ele sabe onde esta ancorado.

    Ele sabe onde esta ancorado. A imprensa, frente aos crimes que ele ja cometeu o trata como estadista (ah! se fosse do PT), recebeu para um café da manhã o ministro do STF Gilmar Mendes descaradamente, esteve na Globo onde foi recebido pelo Merval Pereira, além de ter apoio do Psdb queridinho da imprensa e dessas siglas direitistas que promovem manifestações fascistas. 

    Segundo a Reuters a ministra Carmém Lucia deu uma palesta na Associação Comercial do Rio de Janeiro nesta semana e disse que o brasileiro tem que “assumir a ousadia que os canalhas tem” (Nelson Rodrigues). A frase não deveria ser proferida por uma ministra do Supremo mas cabe na medida para esse safado do Eduardo Cunha.

    O problema, no caso de Eduardo Cunha é o Supremo da ministra Carmen Lucia , da teoria do dominio do fato (que tanto pode quanto não pode e aí depende do partido) do condeno porque posso (ou não porque posso tudo), do mata no peito (faço qualquer negócio), dos habeas Corpus do Gilmar Mendes (do médico estuprador e do Daniel Dantas), “assumir a ousadia que os canalhas tem”.

  8. Tenho tanta peninha desse

    Tenho tanta peninha desse rapaz, que vem sendo perseguido há pelo menos 22 processos. O que o salva é a sua fé na sua igreja e na oposição.

  9. Normalidade ou crise.

    Cunha denunciado ontem no STF pelo PGR Janot. Renan denunciado desde fevereiro de 2013 no STF pelo PGR Gurgel. Deve haver perto de uma centena de parlamentres denunciados no STF por diversos crimes. A normalidade no Brasil é essa.

    O mesmo fundamento para afastar Cunha da Presidência da Câmara deveria ser usado para afastar Renan da presidência do Senado. Ambos estão denunciados pelo PGR perante o STF. O problema de Cunha deve-se às digitais deles presentes em requerimentos de possíveis achaques. Usar a estrutura da Câmara para ameaçar pessoas e familiares de denunciantes. Isso, sim, é grave demais.

    Agora cabe a Cunha se defender. Se se defender atacando o PGR, se dará mal. Claro, Renan é um sujeito mais arguto, sempre entendeu como as coisas funcionam, e não vai forçar a barra em cima do PGR.

    Cunha atacar o PGR, não é boa estratégia. Ao vincular a ação do PGR ao Governo de Dilma, Cunha entrará num beco sem saída. Dilma só seguiu o prometido para o Brasil ao indicar o primeiro da lista tríplice na eleição feita pelo MPF, ou seja, o Procurador mais votado foi  o indicado. Cunha vai comprar barulho com os Procuradores, e não com DIlma.

    Cunha pode tentar manobrar politicamente, mas toda atidude dele será suspeita. E essa denúncia vai levar um tempo pra ser julgada. O problema para Cunha é que ele pode ter perdido a maior utilidade dele. A “capacidade” de arrecadar para o partido, para a Igreja dele,  e para os parlamentares da bancada dele.

    E Dilma hoje vai inaugurar a primeira etapa de uma obra prevista desde o tempo do Império, a Interligação do Rio São Francisco. Meios para resover a secular cirse hídrica em parte semiárido. Isso é que importa Vida que segue. para todos.

     

  10. Por favor, não abram o Facebook do Cunha.

    A pouco coloquei o seguinte comentario no Facebook do Cunha

    Só acho estranho o seguinte, se alguém abre um Facebook para ajudar animaizinhos que estão sofrendo nas ruas. Há pelo menos uns 10% dos comentários que caem de pau sobre a intenção. Aqui um político abre uma discussão e 100% das opiniões são favoráveis a ele.
    Fantástico, isto é algo para entrar no livro dos recordes.

    Facebook dele é Fake! 

  11. Apoio do psdb e do pig.

    Quem até ontem era queridinho do pig e do psdb não vai entregar a rapadura fácil.

    Mas… o que este senhor ainda faz na presid^ncia da câmara?????? Inacreditável.

    No mínimo, deveria se afastar para “provar”, coitado, sua inocência. E o psdb, amarrado ao “aliado”, como fica???

    E o psdb e o pig o conhecem de longuissima data. Sem desculpas.

  12. A quem este político obedece?

    A aparente astúcia em lidar com os manuais de procedimentos, a agilidade e a falta de escrupulos que demonstra ao pautar cada uma das sessões da câmara bem como e até mesmo fazer da CPI da Petrobrás o seu campo de atuação cada vez mais aguçam o interesse em saber, além de si mesmo, a serviço de quem está este homem.

    Não é atoa que mesmo parte da oposição, a quem por ora instrumentalmente se associa, fica com o pé atrás muito provavelmente ao perceber que muito breve terão a reciprocidade traída. Outros seguimentos mais organizados da sociedade também começam a se dar conta do problema.

    As notícias que vazam das denuncias, caso assim se confirme, não causam estranheza. Pelo contrário causarão muita surpresa se não forem confirmadas ao menos em parte.

    A quem de fato está obedecendo, quais foram as suas composições de votos, a quem tem beneficiado desde que começo a amealhar poder fazendo arranjos e tratos com o clero, independente do seu valor. 

    Botar a câmara em correria? Preferível seria que questões como a maioridade penal e das minorias fossem de fato conversadas com a população. Os benefícios como a votação do FGTS não fossem apenas respingos na vida dos trabalhadores. 

     

     

     

  13. Esse sujeito parece

    Esse sujeito parece psicopata,  não tem culpa de nada, para ele não foram os seus atos responsáveis pela sua situação,  mas o governo. Vai se tratar. Ops , esqueci que psicopatia não tem cura.

  14. A quem este político obedece?

    A aparente astúcia em lidar com os manuais de procedimentos, a agilidade e a falta de escrupulos que demonstra ao pautar cada uma das sessões da câmara bem como e até mesmo fazer da CPI da Petrobrás o seu campo de atuação cada vez mais aguçam o interesse em saber, além de si mesmo, a serviço de quem está este homem.

    Não é atoa que mesmo parte da oposição, a quem por ora instrumentalmente se associa, fica com o pé atrás muito provavelmente ao perceber que muito breve terão a reciprocidade traída. Outros seguimentos mais organizados da sociedade também começam a se dar conta do problema.

    As notícias que vazam das denuncias, caso assim se confirme, não causam estranheza. Pelo contrário causarão muita surpresa se não forem confirmadas ao menos em parte.

    A quem de fato está obedecendo, quais foram as suas composições de votos, a quem tem beneficiado desde que começo a amealhar poder fazendo arranjos e tratos com o clero, independente do seu valor. 

    Botar a câmara em correria? Preferível seria que questões como a maioridade penal e das minorias fossem de fato conversadas com a população. Os benefícios como a votação do FGTS não fossem apenas respingos na vida dos trabalhadores. 

     

     

     

  15. Não ví na mídia: Um vice-presidente da Câmara Federal já foi cas

    cassado devido as investigações da lavajato. E era Deputado do PT: André vargas.

    A Elite é contra o “Doa a quem doer”

    Justiça seletiva é injustiça, a mídia não pode dar crédito aos políticos e partidos que querem “limitar a justiçaa só agir contra Pretos , Pobres e Petistas.

    1. Andando no jatinho…

      André Vargas foi condenado pois pegou carona no jatinhodo Youssef .  ( Ah! quantas histórias de jatinhos e helipópteros…). Mas… segundo consta um senador da República cansou de viajar no mesmo jatinho…  Êta jantinho bom… 

  16. Acho engraçado o seguinte

    Os manifestantes anti-Dilma adotaram o Cunha como herói e estão fazendo ampla e vigorosa defesa dele nas redes sociais, nos comentários dos sites de jornalões e blogs.

    Pra quem foi à rua protestar contra a corrupção e pedir a saída de Dilma por causa da Lava-Jato, adotar alguém denunciado por corrupção e lavagem de dinheiro na própria Lava-Jato deveria ser classificado de loucura varrida.

    Mas, os tempos que vivemos são esses. A Dilma, contra quem não tem acusação formada, tem que sair. O denunciado Cunha deve permanecer e foi alçado à condição de herói…

  17. Agora aguenta
    Qualquer pessoa minimamente informada, sabe que no (des) governo Dilma, a adiministração da “pobre” Petrobras, faz parte da cota do PMDB. Cunha e outros se lambuzaram a mais da conta. Agora mais por injunções políticas, fraqueza do governo e da não menos importante voracidade financeira, chegou a hora de pagar a fatura política (e olhe lá, não creio em cadeia).
    Ou ele pensa que Dilma só trairia a esquerda? Dilma é a “honesta” política traíra, porque mostrou que não sabe nada de política, então funciona em função da mera manutenção do poder. Óbviamente um direito legítimo, pois venceu a eleição (com voto meu, o qual eu não daria hoje, eu anularia)… E as alternativas eram um escárnio…
    Quanto ao Cunha, só podemos afirmar: -“você é ladrão e tudo que vai “ganhar” de castigo, eu tenho certeza que ainda será pouco”.
    Um abraço.

  18. Cala a boca e vaza, já deu,

    Cala a boca e vaza, já deu, fora !!!

    Vai se consolar no ombro do Malafaia.

    E aproveitem façam um culto pedindo perdão a Deus.

    VAI EMBORA !!!!

  19. Engraçado… quando Janot

    Engraçado… quando Janot denuncia gente do PT ele está absolutamente certo, mas quando se trata de outro partido,aí ele está conivente com o governo, é pura perseguição política,etc. 

  20. Até trânsito em julgado de

    Até trânsito em julgado de sentença condenatória Eduardo Cunha é INOCENTE. Deploro, então, a seletividade de alguns em dá-lo já como culpado. 

    Quanto ao seu caráter, já podemos defini-lo como um cretino, sem precisar esperar pelo desenlace de qualquer julgamento. 

    Pois é ou não é um cretino quem se vale de uma estratégia mentirosa e cínica para tentar se defender de acusações gravíssimas? 

    Ao imputar ao governo e ao PT a qualidade de “sujeito oculto” nessas acusações o deputado se utiliza de uma tática diversionista à vista de um contexto no qual o governo é mal avaliado e um partido vivencia seu inferno astral. Sem esquecer que essas duas instâncias tem influência zero num parquet hoje autônomo.

    Dado isso é que há uma probabilidade “pequena”, em torno de 99,999%¨, de ser culpado. Mas, insisto, antes da sentença promulgada ele é inocente. 

    1. Dois pesos e duas medidas.

      “Até trânsito em julgado de sentença condenatória Eduardo Cunha é INOCENTE.(…)”

      Só que esse argumento não valeu para o Zé Dirceu e o Genoíno. Dois pesos e duas medidas?

  21. É o (i)legítimo politicóide:

    É o (i)legítimo politicóide: a porcaria é pessoal, mas, no esperneio, quer transformar tudo em política suja e porca, como ele. E dizer que, mesmo assim, ainda há os agripinos e os sampaios que o apoiam e aconselham: de que meleca, mesmo, são feitos? Se o dr. Teori(a) não exigir o afastamento dele, muito mal (ainda) será feito contra o país. Mas, o dr. Teori(a) será capaz de ajudar na limpeza? 

  22. Cugna é honesctíssimo

    Não compreengdo porque Cugna está sendo acosado. É homem de bem e evanggéleco, assim como eu. Todas essas acosações são coisa de pectistas ateus que não soportam a vida voltada para a fé e para a Igreja!

    Cugna nunca levou denheiro que podesse ter origem ilícita. A egreja Todo seu patremônio imenso foi erguido com muito suor e honesctidade ou a partir de doações dos nossos irmãos que contribuem com o dízimo para as obras de Deus. Todos sabem disso!

    Cugna cometeu um erro gravêssemo ao não se filiar ao PSDB. Se o fizesse, poderia estar tranquilo agora, pois todos sabemos que os rectos e probos integrantes do partido de Fergnando Henrícue Cargdozo nunca são alvos de invesctigação e nunca são acosados de nada.

  23. financiamento privado

    Não sei o que é mais lamentável se Cunha, os deputados que elegeram Cunha, se o povo que elegeu esses deputados ou sistema de financiamento privado de campanha. Janot com essa denuncia esta desemtupindo o congresso pois junto com cunha vai p/ esgoto a representatividade dessa Casa. Mas permace a fonte dos extrumes e do esgoto, o financiamento privado ( ou da privada) que a Mídia adora e os Corruptos veneram, e que enlameia toda a atividade política.

  24. Enlouqueceu de vez?

    O homem de 50 mi de dólares espera a isenção e imparcialidade da justiça. A justiça tem que apurar os mi de dólares que posiivelmente rolam há anos. Quem espera ISENÇÃO e IMPARCIALIDADE, somos nós brasileiros, honestos e sedentos que a Justiça finalmente faça a JUSTIÇA !!!!!!!!!!  

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador