Defesa de Lula critica manifestação de procurador que defendeu Lava Jato

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – A defesa do ex-presidente Lula respondeu, nesta quarta (14), um comentário do presidente da Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR), José Robalinho, que disse ao Estadão que “na Lava Jato não houve abusos, só os advogados do ex-presidente Lula é que têm usado como tática ser particularmente agressivos” com a força-tarefa e com o juiz Sergio Moro. Para os advogados, Robalinho “vive uma realidade paralela aos fatos”.

“Lula e seus advogados têm sido alvo de diversas medidas arbitrárias e ilegais praticadas na Lava Jato desde março de 2016. A denúncia apresentada em 16/09 por um grupo de procuradores da república em rede nacional com uso de PowerPoint, além de claramente ferir garantias fundamentais, mostrou-se completamente equivocada após a coleta do depoimento de 23 testemunhas selecionadas pelo próprio Ministério Público Federal. Essas testemunhas não confirmaram a acusação formulada contra Lula”.

Os advogados afirmam que têm assegurado por lei o direito de apresentar questões de ordem em audiência. “Se o magistrado se recusa a ouvir e eleva a voz para impedir que os argumentos sejam apresentados, caberia ao Ministério Público intervir a favor dos advogados para assegurar o cumprimento da lei. O que não tem acontecido.”

Para a defesa de Lula, “não é papel do presidente da ANPR emitir opinião sobre processos judiciais estranhos à entidade. Mas se assim o fizer, pelo menos se espera que o dirigente conheça melhor os fatos.”

A banca também repudiou nesta quarta a manifestação do presidente da Ajufe, Associação dos Juízes Federais, que disse que Lula não tem como provar que é inocente na Lava Jato e, por isso, ataca Moro com diversas ações.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

13 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. O presidente da Ajufe,

    O presidente da Ajufe, Associação dos Juízes Federais, disse que Lula não tem como provar que é inocente na Lava Jato e, por isso, ataca Moro com diversas ações. Tenho acompanhado os processos contra Lula e vejo que é exatamente ao contrário do que diz a Ajufe, a Lava Jato não tem como provar a culpa de Lula e, por isso, o descontrole emocional daquele juiz do psdb, do delagnol que confessou diante das câmaras (vergonha alheia) não ter provas, apenas convicções, e dos demais membros do grupo Unidos-Contra-Lula.

    1. Laure

      Apoiado, Laure. Quem acusa é que tem de provar a culpa. Jamais o contrário. E quem acusa sem provas, como é  o caso de todas as denúncias já  aceitas pela justiça contra Lula, deveria ser severamente punido. Daí a necessidade, urgente, de uma lei sobre abuso de autoridade.

  2. O Case Lava Jato e Lula

    O Case Sérgio Moro e seus procuradores é para entrar para os anais do Direito de como não deve proceder um juiz e de como procuradores viram justiceiros e embusteiros.

  3. Esse pseudo representante do

    Esse pseudo representante do judiciário que disse que o Lula não tem como provar que é inocente é um palhaço que não sabe patavinas de direito. E olha que o cara é presidente dos juizes. Ao dizer isso admite que acabaou-se  a presunção de inocência. Ora quem acusa tem que provar a culpa do acusado, mané.E  se o Lula não provou a sua inocência como 23 testemunhas de acusação escolhidas a dedo pelo mp dizendo que ele é inocente, quantas ainda vão ter que inocentar o Lula pra esses manés de curitiba pararem com essa palhaçada sem fim? Meu Deus do céu, se isso não é corporativismo protetivo com tantas e tantas arbitrariedades, o que que é então?

     

     

     

     

     

     

     

  4. farinhas aventadas do mesmo

    farinhas aventadas do mesmo saco. haja saco. agora, querem – dentro da criação-do-direito persecutório de exceção – que o acusado comprove a sua inocência, já que os imbecis não conseguem provar a sua culpa eou dolo e o juizeco do desM tem de o condenar com provas ou sem convicção. Haja saco, pra aguentar esse merreca país de faz-de-conta por essa turba desaforada de controles.

  5. Ou existe uma hipnose

    Ou existe uma hipnose coletiva nos juizes e promotores brasileiros, e na sociedade tbm, já que é flagrante a total falta de lógica,    E até a falta de nexo nas suas análises e opiniões para incriminar o presidente Lula ( qualquer aluno do primário percebe isso), ou é uma grande safadeza mesmo. Falta de carater e vergonha na cara. A jogar na cara de quem tem o minimo de decencia e honestidade.
     

     

     

     

     

     

     

  6. O ônus da prova

    O ônus da prova cabe a quem acusa e no entanto o presidente da Ajufe afirma “…que disse que Lula não tem como provar que é inocente…” 

    1. Sem comentários. Nem precisa

      Sem comentários. Nem precisa ser advogado p saber disso. Nem há mais a preocupação deles em esconder as vontades pessoais. Ditadura do Judiciário.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador