Depois de perder enterro do irmão, Lula desiste de ir a São Bernardo com aval de Toffoli

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Foto Ricardo Stuckert

Jornal GGN – O ex-presidente Lula desistiu de ir ao enterro do irmão, em São Bernardo do Campo, nesta quarta (30). A decisão permitindo o deslocamento de Curitiba até o local do enterro, dada pelo presidente do Supremo Tribunal Federal, Dias Toffoli, saiu tarde demais.

“O presidente Lula gostaria de participar do enterro e se despedir do seu querido irmão. É claro que ele também quer se encontrar com a família, mas para isso vai ter outra oportunidade”, disse Paulo Okamotto. 

Toffoli derrubou a negativa do TRF-4 em deixar Lula prestar solidariedade à família poucos minutos antes do horário marcado para o enterro, às 13h. O evento ocorreu sob protestos graças à ausência do ex-presidente.

A Polícia Federal usou como desculpa a incapacidade de fazer o deslocamento e a segurança de Lula até São Bernardo para se posicionar contra o pedido. A juíza Carolina Lebbos concordou com a PF, e o tribunal de segunda instância ratificou a postura da magistrada.

No Supremo, a decisão foi derrubada por Toffoli, que afirmou que Lula preenchia os requisitos para visitar a família nessa circunstância. Além disso, assinalou que era dever do Estado prestar assistência ao petista, que está preso em decorrência de condenação em segunda instância no caso triplex, da Lava Jato.

“(…) as eventuais intercorrências apontadas no relatório policial, a meu ver, não devem obstar o cumprimento de um direito assegurado àqueles que estão submetidos a regime de cumprimento de pena, ainda que de forma parcial, vale dizer, o direito de o requerente (Lula) encontrar-se com familiares em local reservado e preestabelecido para prestar a devida solidariedade aos seus, mesmo após o sepultamento, já que não há objeção da lei”, ressaltou Toffoli.

O ministro havia assegurado o direito de Lula de encontrar exclusivamente familiares, em uma unidade militar, mesmo após o enterro.
Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

18 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Dessa vez não pode haver

    Dessa vez não pode haver anistia “recíproca”, quando as coisas começarem a ficar feias para os golpistas. Os crimes do judiciario terão que ser julgados com a mesma medida com que foram cometidos. Sem conciliação. Se eu estiver vivo nessa ocasião, já estou me candidatando a carcereiro de alguns juizes e ex-juizes agora ministro. Sem custo para os cofres publicos. Trabalho voluntário. 

    1. Saúde!

      Deus lhe dê saúde e que dê força e saúde a Lula para que resista. Vou me juntar a esse trabalho voluntário e ajudar na carceragem feminina quando essas criminosas , a Lebbos e a Hardt, forem devidamente julgadas sem direito amplo à defesa.

  2. Eita!

    Mesmo neste momento de dor suprema, Lula consegue representar a dignidade que é e foi sempre roubada e negada ao brasileiro comum. 

    Após os vômitos ao ler as notícias anteriores, posso dizer que realmente que ele merecidamente representa os votos dados e os quase dados nestas eleições.

    (imitando a voz do Lula, com as devidas desculpas pelos palavrões:)

     

    -Vão tomar no c*, Moro e Tofolli, eu não vou!

  3. Quem é Toffoli?

    Uma hora antes do enterro, tenta limpar sua barra  contra acusações de desumanidade e ao mesmo tempo obedece a juiza de piso.

  4. Esse é igual ao verde

    Esse é igual ao verde oliva…….jogou pra galera…….

     

    Deu uma decisão além de ineguivel no tempo, também seria na forma…….levar o corpo para um quartel???

     

    Sinceramente estou começando a desconfiar que além de lojistas, alguns tem o rabo preso e bem sujo……

  5. A demora da decisão deve ter

    A demora da decisão deve ter sido por causa da busca em como permitir o direito de Lula mas restringindo a sua exposição…..

     

    Todos sabem  que a “correira” de advogados, promotores e partes interessadas é que conta a verdadeira estória por tras da sentença……algum “iluminado”  inventou tal bizarrice juridica……..sem nenhum respeito ao finado, a familia e a Lula…….

     

    Se pudessem Lula já teria sido esquartejado como Tiradentes, ou degredado como Napoleão, ou jogado ao leões como Daniel, ou crucificado como Jesus, ou queimado vivo como Joana D´Arc………

     

    Lula é um estorvo, e não sabem o que fazer para ele sumir,  talvez rezem para que morra na prisão………

     

    Lojistas…….sempre lojistas……………..e alguns devem ter o rabo preso e bem imundo…………….

     

     

  6. LULA: eles morrem de medo de ti!

    Impressiona a vilania, a sem vergonhice, o banditismo desses de sempre. O tal tofoloide, então… Mais milicianos, impossível.

  7. Versos Íntimos

    Vês! Ninguém assistiu ao formidável 
    Enterro de sua última quimera. 
    Somente a Ingratidão – esta pantera – 
    Foi tua companheira inseparável! 
    Acostuma-te à lama que te espera! 
    O homem, que, nesta terra miserável, 
    Mora, entre feras, sente inevitável 
    Necessidade de também ser fera.  
    Toma um fósforo. Acende teu cigarro! 
    O beijo, amigo, é a véspera do escarro, 
    A mão que afaga é a mesma que apedreja.  
    Se alguém causa inda pena a tua chaga, 
    Apedreja essa mão vil que te afaga, 
    Escarra nessa boca que te beija!

    Augusto dos Anjos

  8. A gente fala, mas ninguém acredita
    AMORAIZAQUI, 01/11/2018 – 12:48ATUALIZADO EM 01/11/2018 – 13:06

     

    Depois que teus amigos te trairam, os teus favorecidos te esqueceram, os teus amigos te avisaram, que o teu povo será dispersado pela força e o teu verdugo tomará o chicote…

    E agora?

    https://abrilveja.files.wordpress.com/2018/04/brasil-prisao-lula-07042018-001.jpg

    E agora, meu camarada?

    Sumido na multidão, serás mais um ninguém!

    E se sobrares alguém, será para seres perseguido.

    Quando os prudentes recomendam que saida estratégica não é  foi covardia,

    sabem que às vezes, ficar e lutar pode redundar em  irrecuperável derrota.

    Teu último adversário é ímpio e não sabemos se tua fé te salvará.

    E antes que eu me esqueça:

    Dilma, prepara teu passaporte!

    Select ratingNota 1Nota 2Nota 3Nota 4Nota 5Nota 1

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador