Desmontando o golpe do documento bombástico, por Miguel do Rosário

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

 

em O Cafezinho

Desmontando o golpe do documento bombástico

por Miguel do Rosário

Um documento divulgado recentemente foi brandido como uma espécie de espada de Thor para derrotar a Lava Jato. Trata-se de um pedido de cooperação judicial, datado do dia 14 de setembro de 2017, com assinatura de um funcionário do ministério da Justiça, pedindo ao governo espanhol que agendasse um encontro entre procuradores brasileiros e o advogado Rodrigo Tacla Duran.

A maneira um tanto sensacionalista como esse documento foi publicado gerou uma histeria coletiva, e que acabou gerando um mal estar enorme, ao se transformar, num processo meio irracional que ninguém entendeu direito, em acusações contra determinados deputados, que não teriam lhe dado o devido valor.

O Cafezinho afirma que o documento em questão não tem a relevância que se lhe atribuíram. Ele não prova que Sergio Moro “mentiu”.

A origem da confusão nessa história é a versão de que Sergio Moro teria negado um pedido da defesa de Lula, para ouvir Rodrigo Tacla Duran, alegando que não sabia o endereço do advogado.

Não é bem assim.

Moro jamais alegou desconhecer o endereço de Tacla Duran.

Tanto é que, em despacho assinado no dia 18 de setembro de 2017, ou seja, apenas quatro dias após a saída do pedido de cooperação internacional mencionado no início do post, Sergio Moro assina um outro despacho, pedindo a citação de Rodrigo Tacla Duran. Neste despacho, Moro dá o endereço de Tacla Duran: incompleto, mas dá, agregando ainda que mais informações sobre o endereço poderão ser encontradas nos pedidos de extradição.

 

Então, se houvesse um documento realmente “bombástico”, provando que Sergio Moro conhecia perfeitamente o endereço de Rodrigo Tacla Duran, seria este. É um documento assinado por Moro, no dia 18 de setembro de 2017, em que ele transcreve o endereço de Tacla Duran e ainda menciona “outros endereços” que podem ser encontrados no pedido de extradição.

Agora voltemos a falar do pedido de cooperação internacional, tratado com tanto barulho, e que foi motivo de tanta confusão na internet. Este documento não é uma carta rogatória, e sim um “pedido de auxílio direto”, conforme definido no Novo Código do Processo Penal.

O pedido de auxílio direto é bem diferente da carta rogatória, na medida em que se trata de uma medida muito menos invasiva. Neste caso, o Estado requerente (ou seja, o Brasil) faz um pedido ao Estado requerido (Espanha), para levar adiante uma demanda qualquer, judicial ou não.

E foi assim que Isalino Antonio Giacomet Junior, coordenador geral do departamento de recuperação de ativos e cooperação jurídica internacional, vinculado ao Ministério da Justiça, pediu ao governo espanhol, que lhe ajudasse a convidar Rodrigo Tacla Duran, cidadão espanhol, para comparecer a uma audiência na data que o governo espanhol achasse mais conveniente. Não sei se o pedido foi acompanhado do endereço de Tacla Duran, mas o procedimento foi todo organizado pelo ministério da justiça da Espanha, que deve ter seus próprios bancos de dados, mais atualizados, sobre seus cidadãos.

Neste caso, não houve problema para encontrar Tacla Duran, que recebeu o pedido do governo espanhol para participar dessa audiência, que veio a se realizar, segundo ele, no dia 4 de dezembro de 2017. Mas os procuradores brasileiros não compareceram, e a gente hoje sabe a razão: provavelmente porque as negociações entre MPF e Tacla Duran não tinham evoluído da maneira que os procuradores queriam. Tacla não tinha aceito o tal acordo “por fora”, e ainda se dispusera a participar de uma CPI da JBS onde revelou tudo.

Se há alguma coisa picante aqui, portanto, é esse recuo suspeito dos procuradores brasileiros. Aliás, a própria ida, sigilosa, dos procuradores a Madrid é um tanto suspeita, sobretudo à luz de tudo que Tacla Duran revelou na CPI da JBS, para a qual foi convidado pelos deputados federais Wadih Damous e Paulo Pimenta.

Aquele documento, divulgado pelo mandato de Wadih Damous, referindo-se a uma citação negada por “endereço incompleto”, que tinha sido expedida no dia 18 de setembro de 2017, é a resposta à citação emitida por Sergio Moro, mencionada anteriormente. Apesar de Moro ter determinado que os responsáveis pelo envio do documento conferissem os endereços nos arquivos de extradição, eles não o fizeram, ou não encontraram nada mais que o endereço incompleto já fornecido pelo juiz em seu despacho: Calle Rio Umia, 22, Pontevedra, Espanha.

Me parece que o mais provável é que os burocratas responsáveis pelo envio do documento acharam que o endereço já estava completo. Os burocratas da Espanha, por sua vez, mau humorados, não se dignaram a se esforçar muito para ajudar seus companheiros do Brasil e tascaram um carimbo de “não-encontrado”, “endereço incompleto” no documento e o expediram de volta ao governo brasileiro. Esse documento, de qualquer forma, não se refere ao caso Lula.

As recusas de Sergio Moro à defesa de Lula, que tentou várias vezes convidar Rodrigo Tacla Duran como testemunha, sempre se basearam, fundamentalmente, em outras razões que não a falta de endereço. Confira essa última resposta de Moro, respondida no dia 23 de fevereiro de 2018, na qual Moro nega o pedido da defesa de Lula com seus argumentos autoritários de sempre: porque não acha adequado e ponto final.

O tal documento divulgado pelo site Duplo Expresso, portanto, não tinha nada de sensacional ou bombástico. Sobretudo, ele não provava que “Moro conhecia” o endereço. Se há algum documento que prova que Sergio Moro conhecia o enderenço, é aquele do dia 18 de setembro, em que ele transcreve o endereço no despacho e ainda sugere que se faça uma conferência nos arquivos de extradição.

Documentos bombásticos de Tacla Duran não faltam, por mérito dos deputados Wadih Damous e Paulo Pimenta. Eu faço questão de frisar isto, não por ser assessor ou receber auxílio de qualquer um deles, como alguns maliciosos insinuaram (e se eu fosse assessor, estaria muito honrado em sê-lo), mas porque o ataque que sofreram me envolveu também. Além disso, odeio injustiça. Os dois tiveram um trabalho monstruoso para convencer Tacla Duran a falar e a entregar uma série de documentos importantes ao Brasil, que desmoralizam a podridão da Lava Jato, e alguns irresponsáveis, de posse de um documento absolutamente irrelevante, desesperados por fama e sucesso, tentam enlamear suas imagens com acusações completamente estapafúrdias.

Confesso ainda que estou extremamente decepcionado com muita gente que acreditou nas calúnias proferidas por eles, ou não as repudiou com a veemência devida. O nível de credulidade da militância de esquerda revelou-se um ponto fraco da nossa resistência. Precisamos endurecer o couro, confiar mais em nossas lideranças e ser mais reticentes com aventureiros.

Acaba-se aqui, portanto, o golpe da bomba bombástica, que produziu um mal estar desnecessário na blogosfera, rachando a militância num momento extremamente delicado da vida brasileira.

Fica a lição amarga: a verdade chega por último!

Abaixo, mais de 300 páginas de documentos realmente bombásticos do caso Tacla Duran!

Bomba! Vazaram os docs de Tacla Durán que detonam mentiras da Lava Jato (parte 1) from Miguel Rosario

Bomba 2! Segunda parte dos docs de Tacla Durán from Miguel Rosario

 

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

28 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    1. Não são de esquerda.

      Os possíveis “militantes” que ainda apoiam a truculência e a trairagem do DE (Duplo Engodo) não são propriamente de esquerda, são da mesma cepa que as pessoas confusas que seguem ou estão por exemplo no PSOL, não vou generalizar, mas existem aqueles que possuem um ódio tremendo ao PT, o que esconde tb um ódio ao Lula, reprimido pela sua força eleitoral. Pessoas de esquerda, acho melhor designar assim que “militantes”, já teriam caído fora daquele blog ao defender general e intervenção militar. Pessoas de esquerda jamais seguiriam alguem que pertence a uma instituição liberal suíça, e com ligações com pessoas do Instituto Millenium. Isso para não falar em questões particulares de traição de amigos, se fazer passar por alguem que não é, como tipicamente um agente da CIA faz ao se passar por um professor de inglês bonzinho e esquerdista. Graças a deus o Brasil é grande e a maioria nao está viciada em internet, tem que trabalhar e não perde tempo com espetacularizações mal intencionadas.

      1. Esse seu discurso é muito
        Esse seu discurso é muito comum entre militantes. Discurso velho e que advoga pelo monólogo sonolento do PT. Como se não soubéssemos que há fortes divisoes internas nunca resolvidas.

        Nassif et caterva estão unidos para derrubar o DE com insinuações assim como vc fez, mas o numero de seguidores deles dobrou.

        Acorda militontos, os brasileiros querem informação de verdade e não essa ensebacao da velha esquerda.

    2. Caroço e angu

      Óbvio que não. Mas tem caroço no angu vejamos:

      – porque o duploexpresso daria tanta ênfase – junto com Eugênio Aragão e Zanin – num documento se ele é tão inútil? Será que eles deveriam ter perguntado antes aos outros blogueiros “progressistas”?

      – porque esse documento ficou “escondido” e só foi conseguido com um fonte – ainda anônima, já que é tão inútil?

      – porque tantos blogueiros/jornalistas “profissionais” se uniram em avacalhar o documento e o duploexpresso? Tudo pra defender os 2 deputados ou pra defender Moro?

      Essas perguntas ainda não foram respondidas. E provavelmente não serão…. Mas Cunha (patrão do Moro (Mouro?)) agradece tomando um vinho em Curitiba com a companhia da família.

       

      Att

       

      Tio_Zé

  1. Repúdio

    Assim que soube do ocorrido, eu, que todos os dias, ouvia as reprime de suas “lives”, já fui à página deles, deixei meu repúdio e as descurti! ! Não sou de ficar em cima do muro! Admiro nossos deputados e jamais deixaria de confiar neles, por causa daqueles 2 moleques! !!!

    1. Leio toda essa blogosfera e
      Leio toda essa blogosfera e minha conclusão é que a maioria vive em cima do mudo. Morde e assopra a Lava jato, STF etc. O Duplo Expresso não é formado por moleques. E quem mais perde nisso é o PT que mostrou que não sabe gerenciar uma simples crise entre blogueiros de esquerda e mostrando que tem algo a esconder.

  2. Dois pesos…infinitas medidas…

    Quando   acusam  com   o indicador, Lula  de  mentir  quanto  este  afirma  desconhecer alguns  eventos   que  ocorrem   com seus  comandados ( ministros, gerentes de Petrobrás,  filhos, esposa,  etc.)…

    Será  que  eles  não vêem,  os   outros   três  dedos  apontando  para  si,  no evento  da Denuncia do Tacla Duran   de que  a  Rosangela ” mora ” era  sócia   nas  chantagens  de  seu  compadre zucoleto ???

    Perguntar, não  ofende !!!

  3. Ainda bem! Um balde d’água na

    Ainda bem! Um balde d’água na fervura. Vamos com calma, os tempos atuais estão difíceis, há nuvens muito carregadas sobre o país. 

    1. Pareidolia é o nome deste

      Pareidolia é o nome deste fenômeno. Mas por que está postado aqui?

      Tenha Santa paciência! Só falta dizer que os reptilianos… melhor não dar ideia.

      1. Ok, mas e o resto?

        Você falou da menina, que pode ter uma doença, porém e sobre o edifício com o formato de cabeça de cobra? E as partes internas? Tenha “Santa” paciência! Será que você não viu?

          1. Se Dana quem Teffé!

            Cabeça de cobra é.

            Não a menina, que pode ter uma doença, mas o edifício, pois é difícil acreditar que o acaso fez com que parecesse cabeça de cobra.

            Se o edifício parece a cabeça de uma cobra, tanto por dentro quanto por fora é por que foi projetado e executado para que assim fosse, e a pergunta que deve ser feita é por que?

            Do ponto de vista artístico, a obra é fantástica, pois como já disse, parece uma cabeça de cobra tanto por dentro quanto por fora. A outra pergunta que se faz é: Por que uma obra tão fantástica não é de conhecimento público?

          2. Vivemos tempos tenebrososs.
            A

            Vivemos tempos tenebrososs.

            A mediocridade impera.

            As primeiras vítimas são:

            o bom humor;

            a capacidade de perceber uma ironia;

            o direito da gozação;

            E, sem querer ser dramático, a esperança de que algum dia esse país dê certo.

            #porumpolpotbrasileiro

  4. Os Jateiros só serão eliminados após a conclusão do serviço sujo

    Se não terminarem o serviço sujo a tempo, os Jateiros morrerão tentando.

  5. Penso que os documento prova

    Penso que os documento prova a mentira sim.

    Tanto é que agora o miguel admite sua existência e provavelmente sua autenticidade. Ora, o documento não era suspeito, tinha marcas d´’agua, bla bla bla.

    O sergio moro alegou sim que não ouvia o tacla duran porque desconhecia seu endereço. Não vi o moro afirmando isto mas saiu em vários sites da internet.

    O pedido de extradição tem endereço incorreto DE PROPÒSITO. Assim como o documento dos deputados.

    Miguel, antes de atacar o documento vá ver se ele é verdadeiro. Confirme se a audiência foi marcada se o tacla duran apareceu e os procuradores brasileiros não, se houve despesas com a viagem, etc etc 

    Penso que se existem dois documentos, um conhecido com o endereço do Duràn errrado(propositalemente) e outro sigiloso com o endereço correto, os dois emitidos pela lava jato é óbvio que há uma fraude porque a lava jato SABIA o endereço correto.

    Inclusive os documento apresentado pelos deputados(com o endereço errado) é uma defesa para o Moro em prejuízo para o Lula.

    Além de fraude é cerceamento da defesa, porque os advogados do Lula por mais de uma vez solcitaram que o Tacla Durán fosse ouvido pelo Moro e ele alegava que não convocava porque não sabia o endereço, também pode ser considerado  obstrução da justiça.

    O Romulus é advogado, e competente conforme demonstrou o Nassif, e você Miguel é jornalista.

     

    1. Jossimar concordo q o
      Jossimar concordo q o documento é bom,mas não faz o milagre q o santo diz q faz,aliás este santo quer pq quer (eu quero eu quero eu quero)q a Blogosfera Progressista divulgue o remédio milagroso,caia na lábia dele quem quer,eu não caio!

  6. Miguel do Rosário teve acesso

    Miguel do Rosário teve acesso a documentos MUITO MAIS bombástico -contra a Globo (processo roubado de dentro da Receita Federal) – e nem por isso fez essa presepada toda de estrelismo/vedetismo do Romulus, muito pelo contrário, conseguiu UNIR toda blogosfera/internautas em 1 pauta que gerou luta UNIFICADA.

  7. Tem mais, O Miguel, em um

    Tem mais, O Miguel, em um ataque virulento contra o duplo expresso AFIRMOU que o Romulus é desiquilibrado mental.

    O post do Nassif com o “currículo” do Romulus demonstra que um desiquilibrado mental JAMAIS chegaria a posição alcançada pelo Romulus.

    Vai apurar se houve a viagem dos procuradores brasileiros para a oitiva com os espanhóis e o Tacal Duran miguel.

    1. Óbvio que ele não é um

      Óbvio que ele não é um desequilibrado mental. Só faz de conta que é.

      O que ele é, é um neoliberal consciente, que trabalha pela submissão dos governos dos países do terceiro ao capital financeiro internacional.

  8. divisão e antagonismo

    KKK antagonismo… boa piada. mas vamos lá:

    1 – sair do nada e receber uma ajuda (buscada e planejada)

    2 – alavancar esta ajuda e se libertar

    3 – explodir uma bomba de fragmentação.

    Bem, o curriculo do cara em algum dia defendeu o lula e o pt antes do ítem 1 ajuda do ggn?

  9. Eh isso!  Ate pra serem

    Eh isso!  Ate pra serem verdadeiros, quaisquer documentos que o site em questao tiver pra apresentar vao ser falsos.

    Sei disso porque estou acostumado a estar certo ate mesmo quando estou errado.

  10. Deviam ater-se aos

    Deviam ater-se aos fatos……

     

    Noticia-se que o paladino vai bater em retirada, vai para a terra do pateta, gostaria de saber: como irá se sustentar? Quem lhe pagará as contas? Sim, já que fuçou tanto a vida dos outros é imperioso saber de onde sairá seus recursos para essas férias em terras estrangeiras. Ou todo juíz pode largar o cargo quando quiser e curtir longas férias?

     

     

  11. Não entrando no mérito se o

    Não entrando no mérito se o Romulus e/ou o Calazans estão a serviço do capital internacional (continuo achando que não) fato é que na minha modesta visão, achar que esse documenta bota o Moro na cadeia é bizarro.

    Porque ele mentiu quando disse não saber o endereço? Mas o cara grampeou a presidente da republica! Violou o sigilo da relação advogado/cliente! Violou o direito de segredo da fonte de jornalista, e ainda mandou prendê-lo! E tem muito mais ilegalidades cometidas, que me foge a memória

    Estado de exceção é isso. O juiz a quem foi dado poder total ilimitado de agir contra o inimigo número do golpe ser impedido por que se enrolou com um endereço?

    Sinceramente, posso estar errado, sou leigo, mas o Romulus aleardeia, mas não convence porque esse documento é “o fim de Moro e a lava a jato”. Não faz sentido. Essa “bomba” até agora dado as circunstâncias é histeria. Eles mesmos do DE tem provas mais contundentes. Como o aúdio de um executivo da Odebretch afirmando que provas foram forjadas. Doideira

  12. E a esquerda se suicida com
    E a esquerda se suicida com um blog querendo destruir o outro. E Nassif entra ba baixaria. A troco de proteger quem?

  13. Nunca tinha entrado no blog

    Nunca tinha entrado no blog do DE apesar de acompanhar alguns comentários do Romullus aqui no Nassif.

    O que me impressionou foi a grande quantidade de pessoas com argumentos e modo de escrever semelhantes aos  seguidores de outro blog famoso…o do Reinaldo Azevedo.

    Também me lembrou o pessoal das jornadas de julho/2003 que estariam “acordando” o gigante e logo após simplesmente foram usados como massa de manobra para fortalecer o “golpe”.

    Ou seja, eles realmente acreditam que se Lula for inocentado é devido ao documento “bomba” que o DE descobriu e tornou público e por isso saem detonando a “esquerda inerte” como se fossem os únicos e verdadeiros defensores de Lula.

    Me parece que terão o mesmo destino do pessoal “cabeça” das jornadas de julho…coletivo alguma coisa, midia ninja, etc…

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador