Lula deve pagar por propina recebida por terceiros, apontam procuradores de Curitiba

Foto: Ricardo Stuckert
 
 
Jornal GGN – A equipe de Deltan Dallagnol recorreu nesta segunda (31) da decisão do juiz Sergio Moro que condenou Lula a 9 anos e meio de prisão, mais multa de pouco mais de R$ 13 milhões, por causa do caso triplex. A intenção dos procuradores de Curitiba é que Lula responda solidariamente por propina recebida por 3 ex-diretores da Petrobras.
 
Na sentença, Moro desfigurou a acusação da força-tarefa da Lava Jato, que havia apontado que Lula teria recebido benefícios da OAS por causa de 3 contratos da empreiteira com a Petrobras, que teriam rendido pagamentos em propina a ex-diretores da estatal que somam R$ 87 milhões, nas contas dos procuradores.
 
Mas Moro decidiu ignorar essa parte da denúncia por falta de provas e usar uma delação premiada que diz que a parcela da propina que cabia especificamente ao PT era da ordem de R$ 16 milhões. Descontado o valor do triplex (pouco mais de R$ 2,5 milhões), é o que Lula deveria devolver aos cofres públicos, disse o juiz.
 
No recurso, o MPF voltou a insistir nos 3 contratos que somam R$ 87 milhões em propina e reafirmaram que esse é o valor que deveria ser cobrado de Lula.
 
Embora a propina tenha sido distribuída a terceiros (Renato Duque, Paulo Roberto Costa e Pedro Barusco), Lula, na visão dos procuradores, teria “responsabilidade pelos atos” admitidos pelos ex-diretores, única e exclusivamente porque seu governo manteve os agentes nos cargos da Petrobras.
 
“Assim, imperiosa a condenação de LULA também no montante de R$ 87.624.971,26, a título de dano mínimo. Esse valor é calculado independentemente da cota-parte destinada ao Partido dos Trabalhadores pela OAS, em razão da contratação dos Consórcios CONPAR e RNEST-CONEST, ante a natureza solidária da obrigação, conforme dispõe o artigo 942, caput, segunda parte, do Código Civil. Comprovada, ademais, a responsabilidade de LULA pelos atos delituosos envolvendo RENATO DUQUE e PEDRO BARUSCO – condenados pelo Juízo da 13ª Vara Federal da Subseção Judiciária de Curitiba em sede dos autos nº 5036528-23.2015.4.04.7000 -, bem como PAULO ROBERTO COSTA – condenado em sede dos autos nº 5083376-05.2014.4.04.7000 -, pelo que deve ser condenado pelo valor integral das propinas prometidas em razão da contratação dos Consórcios CONPAR e RNEST-CONEST.”
 
“Verifica-se, assim, que, com base nas provas colhidas nestes autos, a vantagem indevida identificada e destinada especificamente ao caixa geral mantido entre o Grupo OAS e o Partido dos Trabalhadores – PT perfez R$ 16.000.000,00. No entanto, esse montante configura o produto do crime destinado apenas à mencionada agremiação política, e não todo o resultado dos atos de corrupção objeto de condenação. Assim, a baliza mínima da indenização deve corresponder ao valor da propina que, em virtude dos referidos atos de corrupção, praticados inclusive por e no interesse de representantes do Partido dos Trabalhadores, foi direcionada a diferentes agentes públicos e políticos”, apontaram em outro trecho da apelação.
 
Para aumentar o tempo de prisão de Lula, os procuradores também pediram a revisão da quantidade de crimes de lavagem de dinheiro que ele teria praticado.
 
Essa é a fase final do processo na primeira instância. Após Sergio Moro analisar o pleito dos procuradores, os autos devem passar para a revisão do Tribunal Regional Federal da 4ª Região.
 
O recurso de Lula (embargos de declaração) já foi rejeitado por Moro, mas a defesa do ex-presidente considerou o despacho uma vitória. Isso porque, no documento, Moro reafirmou que não foram encontradas provas de que Lula tenha recebido propina em suas contas. Além disso, também reconhece que o MPF não provou o elo entre os 3 contratos da Petrobras que somam R$ 87 milhões em propina e os benefícios a Lula. 
 

27 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

André élebê

- 2017-08-01 12:49:24

  O problema é que, no

  O problema é que, no Brasil, vive-se um eterno e horroroso hoje.

José Carlos Júlio

- 2017-08-01 10:47:18

Sobre a Força tarefa da Lava Jato

Eu diria que um terço tem rabo preso, um terço tem rabo solto e o outro um terço, represetado por Dallagnol, tem o rabo sujo.

Serjão

- 2017-08-01 07:29:36

fogosos

fogosos...

Hot guys?

Isso?

Serjão

- 2017-08-01 07:24:29

Lula, companheiro

Esses bostinhas classe-média não têm jeito mesmo.

Todos têm aquela cara de criancinha remelenta, pelinha.

Estão se vingando do bullying que sofreram na escolinha do condomínio.

Muito troca-troca deu nisso, companheiro.

Sabe aquilo, como dizia o Gilberto Gil: "Metade tem rabo-preso, metade tem rabo-solto."

 

 

Sergio L

- 2017-08-01 05:24:08

BASTA!

Está na hora do BASTA! Nem que para isso se parta paranovos niveis de contestação. Chega de ver esta palhaçada com recursos públicos. moro e seus procuradores estão implorando por um Paredon...

Frederico Firmo

- 2017-08-01 03:58:16

O aumento do orçamento da força tarefa é verba de publicidade.

Com certeza absoluta uma acusação desta mostra que  a biblia do MPF é um PowerPoint. Meio desaparecidos da mídia   e absolutamente atordoados pela maior visibilidade dos  escândalos de Temer, tentam desesperadamente voltar aos holofotes. E como todos notamos, para isto vale tudo - lobisomem com homem ou fiel com mulher. Como disse alguém estão querendo  culpabilizar Deus , afinal Lúcifer foi um anjo.

Mas brincadeiras a parte esta gastança de dinheiro publico com processos esdrúxulos deve ser debitado na conta de publicidade. Para que triplicar o orçamento desta força tarefa, já que como eles mesmo dizem, não é necessário provar , apenas ter convicção. Então não é necessário força tarefa e nem PF. Basta dar espaço na mídia e umas aulas de Power Point ( que aliás ficou bem feinho). Quanto ao espaço da mídia podem tirar do TSE, e dar tanto tempo quanto é dado aos partidos políticos. Afinal é de política que se está falando.

Dentro em breve iremos conhecer quem é esta nova procuradora. Não estou colocando muita fé, mas ao contrário deles, tem a presunção da inocência. 

peregrino

- 2017-08-01 03:22:35

tudo embaralhado...

e se ninguém vier a responder por ilusão criminosa, tá explicado

Gabriel Moreno

- 2017-08-01 02:30:59

"Amanhã vai ser outro dia" -

"Amanhã vai ser outro dia" - Chico. 

alvaro f

- 2017-08-01 02:29:34

Lei ? Que Lei ?

A pergunta que fica è se esse mpf age embasado na lei ou sò na vontade dos picaretas ? 

nandex

- 2017-08-01 01:30:32

EU não acho que os governos

EU não acho que os governos do PT foram bons... Mas foi melhor do que o tucano... Se for assim como eles querem... POrque os procuradores e juizes envolvidos não pagam todos os empregos perdidos no país e os milhões que foram investidos e perdidos na industria naval entre outras que as empreiteiras estavam conduzindo e hoje estão todas paradas e sucateando!

lenita

- 2017-08-01 01:24:39

Cecilia Meirelles

"Toda a vez que um justo grita , um carrasco vem calar.

Quem não presta fica vivo,

Quem é bom , mandam matar "

Luís Henrique Donadio

- 2017-08-01 01:22:28

Bendine petista?! Donde isso?

Bendine petista?! Donde isso?

Neideg

- 2017-08-01 00:23:03

Na mosca! Para essa merda,

Na mosca! Para essa merda, não há outra. solução. 

Gilson AS

- 2017-08-01 00:05:37

Lula é culpado por Pedro

Lula é culpado por Pedro Alvares Cabral ter descoberto esta merda aqui . Que depois de 8 tentativas, pasou a chamar-se Brasil. Local onde um bando de procuradores e juízes falam e fazem um monte de merda e não acontece nada. Se fosse Pindorama seria mais organizado e sério

Pqp ! O bagulho é doido ! Tá tenso mermão !!

\\

Pindorama (nome dado pelos indígenas);Ilha de Vera Cruz, em 1500;Terra Nova em 1501;Terra dos Papagaios, em 1501;Terra de Vera Cruz, em 1503;Terra de Santa Cruz, em 1503;Terra Santa Cruz do Brasil, em 1505;Terra do Brasil, em 1505;Brasil, desde 1527.

Marcos Antônio

- 2017-07-31 23:36:54

Um power point para Deus!

Uê?

Então Deus terá que pagar pelos erros de todo mundo, a final de contas ele tudo vê e tudo sabe...

Esse pessoal de curitiba...

Edson J

- 2017-07-31 23:04:04

Até quando

Até quando esses procuradores continuarão a usar o cargo para fazerem, impune e ilegalmente, política partidaria? Até quando o corporativismo (ou a simpatia ideológica) dos órgãos superiores do MP lhes encobrirá toda a sorte de desmandos?

WALDOMIRO PEREIRA DA SILVA

- 2017-07-31 22:11:12

Eu tenho a solução para o MP,

Eu tenho a solução para o MP, fecha essaporra de uma vez.

Romanelli

- 2017-07-31 21:22:23

CRETINOS NABABOS

CRETINOS NABABOS INIMPUTÁVEIS

Não apresentam provas ..só sabem fazer POLÌTICA em execício de cargo público

..não acharam a grana dada ao LULA

..não encontraram NENHUM documento partido de órgãos oficiais que instassem e/ou alertassem o ilmo Presidente da Republica, Dr LUIZ Inacio, a tomar conhecimento e/ou providências sobre qq desvio ou não conformidade com as licitações da Petroleira

LULA era um presidente  ..não era médium, advinho nem mágico

PF, MPF é que deveriam, PELO RACIOCÌNIO, serem responsabilizados por não terem descoberto os desvios a tempo

Nem FBI, Justiça, TCU, ABIN, ninguém avisou, nem MORO que já sabia da existência dum Alberto Youssef

 

 

 

maria rodrigues

- 2017-07-31 21:17:18

Hoje é mais um dia do JN

Hoje é mais um dia do JN divulgar o pedido do MPF, que quer aumento de pena pra Lula e condenação de Okamoto.

Enquanto o ladrão do poder enfia goela abaixo seu comércio de troca de favores para salvar a própria pele, é Lula, pra variar, e qualquer um petista, como Bendine, que tem que estar no foco.

Essas coisas vem como respostas às atuações de Lula, que deixa a vida lhe levar, e publica nas redes suas intenção de caminhar pelo Brasil para adiantar sua campanha. Quanto mais Lula ergue a cabeça mais a tropa de choque o ameaça.

A continuar nessa pisada, considerando que por enquanto se está apenas no triplex e no presentes recebidos, até 2018, com outras sentenças prolatadas, Lula vai pegar mesmo a prisão perpétua. Não terá como suportar a humilhação e morrerá nos porões da ditadura judicial-midiática. 

Wagner Pinheiro

- 2017-07-31 21:10:48

SEM LEI...

Minha pergunta??? ao SR. da CIA...até quando éssa PORRA vai parar...

Vcs estão vendo que aqui é o SUPRO-SUPRO...da idiotizada...

Como eu tenho inveja da VENEZUELA...pelo povão que vai votar sem ser voto OBRIGATÓRIO...E REFERENDO PARA O SEU FUTURO...

Ninguém

- 2017-07-31 21:08:46

Acho que nunca vi uma coisa tão estapafúrdia...

O que estamos vivendo parece ter saído de um episódio da série Além da Imaginação.

É inacreditável!!!

JB Costa

- 2017-07-31 21:07:18

Levará anos até que o

Levará anos até que o Ministério Público tenha sua imagem resgatada dada a peraltice desses engomadinhos e engraçadinhos. O limite do ridículo de há muito foi ultrapassado. Virou galhofa mesmo. Pena que seja por conta do contribuinte.

 

 

paulmoura

- 2017-07-31 21:05:28

E esse caras

ganham um rio de dinheiro para produzir esse monte de abobobrinha....

Henrique Finco

- 2017-07-31 20:44:09

Intolerável

O que torna os atos destes fogosos rapazes ainda mais indignos, irritantes e intoleráveis é o fato de nós estarmos pagando os astronômicos ganhos deles. Espero que paguem bem caro por todos os absurdos que cometeram e que continuam a cometer.

Gaudencio Horta

- 2017-07-31 20:43:50

Tá certo

Sempre achei que meu professor de física devia ser punido por eu nunca ter aprendido a matéria.

Henrique Finco

- 2017-07-31 20:41:13

Talvez

No futuro, que espero seja próximo, tenho a esperança de que estes procuradorinhos paguem (com juros e correção monetária) todos estes desmandos.

Marcos Videira

- 2017-07-31 20:23:50

Fascistas amarelos de Curitiba

Será que ninguém dará um "Basta !"  nos fascistas de Curitiba ?

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador