Ministra Rosa Weber irá decidir sobre recurso de Lula no Supremo

Da Agência Brasil

A ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) Rosa Weber vai relatar habeas corpus apresentado pela defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A redistribuição foi feita por meio eletrônico, após o ministro Edson Fachin se declarar impedido para julgar o habeas corpus. A ministra foi citada por Lula em um dos grampos telefônicos autorizados pelo juiz Sérgio Moro e divulgados na semana passada.

A defesa de Lula apresentou o recurso para derrubar decisão do ministro Gilmar Mendes, da última sexta-feira (18), que barrou a posse do ex-presidente na Casa Civil.
 
Ontem (20), a petição da defesa do ex-presidente Lula foi endereçada ao presidente do STF, Ricardo Lewandowski. No entanto, na manhã desta segunda-feira, Lewandowski decidiu distribuir o habeas corpus eletronicamente, por entender que o assunto não é de competência da presidência do Tribunal. Ao declarar-se suspeito, Fachin devolveu o recurso à presidência da Corte.
 
No dia 4 de março, Rosa Weber negou pedido da defesa do ex-presidente para suspender as investigações da 24ª fase da Operação Lava Jato, que envolve Lula. No recurso, os advogados de Lula pediram que as diligências fossem suspensas até que o STF decidisse sobre o conflito de competência sobre as investigações. Para a defesa, as investigações não poderiam prosseguir porque o Ministério Público de São Paulo e o Ministério Público Federal no Paraná, no âmbito da Lava Jato, investigam os mesmos fatos.

 

Redação

31 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    1. Depende do ponto de vista

      Se acharmos que quem manda neste país são alguns funcionários togados ou se achamos que, na essência, quem manda aqui é o povo Brasileiro.

      O povo inocentará Lula e condenará aqueles fascistas. Há que manter a mobilização.

      1. Povo brasileiro não manda

        Povo brasileiro não manda nada… Quem manda é o empresariado e os 1%, o problema é que os coxinhas também os apoiam, aí da um ar de legitimidade. Bom,  vamos ver se algum coxinha vai resistir aos efeitos da quarta revolução industrial a partir de 2020.

    2. Quem perde é o país, inocente!!

      Quem perde nessa esculhambação é o país e milhões de brasileiros que observam seus sonhos serem pulverizados nas entranhas emaranhadas da inútil, imptodutiva, retrógrada, indecente e imoral (e ACOVARDADA) burocracia brasileira. O Lula, até mesmo preso, executado, cremado, esquartejado e extraditado, continuará a ser o Lula e os vermes continuarão não passando de simples vermes que são.

  1. Ela deveria declarar-se
    Ela deveria declarar-se impedida por sua relação com Moro. Mas não o fará e rejeitará todos os pedidos. Simples assim.

  2. Novela Mexicana

    Vamos aguardar as senas dos proximos capitulos dessa novela mexicana, novela que tem muitas senas de golpismo, safadesa, ipocrisia por parte de varias autoridades. esperamos que isso se resolva o mais rapido possivel.

  3. STF

    Admirável a postura de nossa corte jurídica maior.

    Zapear pelas páginas da internet e avaliar com os olhos fora do Brasil a real dimensão do GOLPE traduzida por manifestações da imprensa internacional, me leva a perguntar enfáticamente:

    – O QUE QUER NOSSO STF?

    – PORQUE TAMANHA FALTA DE ENERGIA PARA UM POSICIONAMENTO CLARO E DEFINITIVO SOBRE AS QUESTÕES QUE RONDAM ESSE ESPECTRO NEGRO QUE PAIRA SOBRE A NAÇÃO?

    – ATÉ QUANDO VAMOS ASSISTIR AS AÇÕES TRESLOUCADAS E CAFAJESTES DE EDUARDO CUNHA, INCONTESTÁVELMENTE UM CORRUPTO MAIS QUE COMPROVADAMENTE, SARACOTEANDO COMO UM GANGSTER AOS OLHOS DE TODOS?

    – A PUBLICAÇÃO MAIS RESPEITADA DA ALEMANHA, CLARAMENTE, APONTA A SITUAÇÃO EXDRÚXULA DESSE PARASITA CORRUPTO COMANDANDO A EMPREITADA DIREITISTA DE DERRUBADA DE UMA PRESIDENTA, QUE AO CONTRÁRIO DO PRÓPRIO NÃO TEM NENHUMA MÁCULA NA SUA HISTÓRIA POR MAIS INVESTIGADA TENHA SIDO, ENQUANTO CITA PROVAS FRÁGEIS CONTRA LULA.

    – E O STF O QUE FAZ PARA CORRIGIR ESSA ABERRAÇÃO?

    – QUE RITMO IMPÕE AO PROCESSO DE CASSAÇÃO DESSE SER QUE TRAMA ABERTAMENTE CONTRA OS PODERES DO PAÍS?

    É simplesmente desesperador ver a inércia com que se debate nossa mais alta corte em corrigir uma situação, que não somente perturba essa nação, mas também a leva a um declínio econômico, moral afetando as vidas de mais de uma geração de brasileiros.

    No final ficamos sem palavras e em muito preocupados com o que se tem por detrás dos bastidores dessa corte, para que seus pares sejam tomados por tamanha leniência. Alguma coisa certamente os assombra e faz com que se recolham a uma condição incompátivel cOm a mais alta magistratura de um dos maiores países do mundo.

    Um dia certamente saberemos. Nada fica sob a cortina da história.

  4. O “festejado” deveria ter

    O “festejado” deveria ter mais coragem até para calar quem duvida e mandar um hc canguru a favor do Lula, mas pelo visto esperar coragem desses senhores é acreditar que o coelhinho da pascoa irá deixar um ovo gigante na minha porta no próximo domingo.

  5. Só mesmo um incauto pode

    Só mesmo um incauto pode esperar alguma coisa dessa inútil ou de um tribunal acovardado.

    Vamos botar medo nessa classe média mesquinha, o golpe paraguaio paulista será a desmoralização completa do país com um sindicato de ladrões assumindo o poder sem nenhum voto.

    Às ruas!!!!!

  6. Precisamos nos mobilizar

    Pessoal como haja visto precisamos continuar a manifestação, é nitido que o judiciário tem seu lado e nada irá ser feito para beneficiar a esquerda. Portando nós resta apenas nós o POVO, continuaremos a mobilização nas ruas cadas vez mais forte ou o golpe será consilidado. Dia 24/03/2016 Lgo da Batata concentração a partir das 16h, marcharemos ruma a Globosta.

  7. Segue um trecho do voto da Ministra Rosa Weber do seu voto…

    Segue um trecho do voto da Ministra Rosa Weber do seu voto na decisão sobre as prisões na segunda instância no Supremo, mais insegura e acuada que isso impossível:

     “Embora louvando e até compartilhando dessas preocupações todas, do uso absolutamente abusivo e indevido de recursos, eu talvez por falta de reflexão maior, não me sinto hoje à vontade para referenda essa proposta de revisão da jurisprudência”.

    A gente tenta ser otimista, busca ter um mínimo de esperança com a nossa Suprema Corte, mas não tem jeito. Realmente não podemos contar com o judiciário, esse golpe já está fechado e está tudo seguindo conforme o planejado. O Supremo está acovardado como disse o ex-presidente Lula

  8. Se correr….

    Se Rosa pensar na família: negará.

    Se pensar no Brasil: concede e entra para a História.

    Mas, pelo andar da carruagem, vai ser mais um ponto fora da curva….

    O ministro Barroso vai precisar rever o seu  conceito: já estamos na  curva fora do ponto.

    Lamentável!

     

     

  9. Acovardado e Completamente Subordinado

    Lula faltou com parte da verdade, ao dizer que o STF se encontra ACOVARDADO.

    Faltou o completamente SUBORDINADO.

    VERGONHA!

    Não é possível que em pleno século XXI, os cidadãos da sétima potência econômica mundial, irão deixar que a anacrônica e manjada casta do atraso, amasiada há séculos na Casa Grande, aplique o GOLPE PARAGUAIO aqui.

  10. Ôu mulher de sorte essa Rosa Weber…

    Vair ter sorte assim lá no STF, é essa Rosa Weber ou Gilmar Mendes que estão sempre relatando os processos de Lula ou PT. Eu não entro em nenhum tipo de sorteio onde eu saiba que Rosa Weber esteja participando, pois com certeza ela ganhará. Nassif o que precisa ser questionado é que Sergio Moro assessorou Rosa no Mensalão.

    Att.

    Marq.

  11. Essa distribuição no STF…

    Essa distribuição no STF continua estranha só da Rosa Weber, vair ser sorteada assim lá no STF, é capaz de distribuirem um processo no Rio de Janeiro e a Rosa Weber ser sorteada de tão pé quente que é.

    Att.

    Marq.

  12. Moro foi acessor jurídico de

    Moro foi acessor jurídico de Rosa Weber. Não precisamos de bola de cristal para saber qual será a decisão da ministra que declarou que condenou Dirceu mesmo sem provas, porque a literatura permitia.

  13. A questão fundamental são os

    A questão fundamental são os pré requisitos para a ocupação do cargo. Se o presidente Lula dispões de tais requisitos o resto é perfumaria barata destinada a incendiar o país.

    Os togados,já disse aqui cem milhões de vezes,não dispões de um voto sequer da sociedade,tem mandato até praticamente o fim da bengala e,se errarem acintosamente são aposentados com seus parcos proventos.

    Passou da hora de nossa justiça ter um controle externo que represente a sociedade civil.

    Vamos esperar que a juíza faça jus aos nomes Rosa e Weber.

    Todo sacrifício pela democracia é pouco.

  14. Não há saída institucional

    O “chega para lá” dado pelo Fachin, com a Rosa assumindo o despacho, deixa muito claro como está colocada a situação: a depender do STF, o golpe está dado. Acredito que na Câmara também. 

    Este pessoal não têm pruridos, não têm escrúpulos e lhes falta qualquer traço de vergonha. Só nas ruas pode acontecer alguma coisa diferente – e nas ruas a reação vai ser pífia e distorcida pela imprensa. Infelizmente, já era.

  15. “A ministra do Supremo

    “A ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) Rosa Weber vai relatar habeas … se declarar impedido para julgar o habeas corpus. ……foi endereçada ao presidente do STF…. não é de competência da presidência do Tribuna…… negou pedido da defesa …”

    Parece aquela brincadeira de “barata voa”.

     Ontem ou hoje, Fux negou recurso da AGU sobre a posse de Lula. Nunca vi na minha vida algo tão simples, o direito da presidência de nomear seus ministros, ter se transformado em batata quente nas mãos de juizes que, teoricamente, deveriam ser firmes e fortes em suas decisões.

    A impressão que dá é que, com as exceções de Mendes(argh!) e MAM, não há juízes em Brasília. Na altura dos acontecimentos, creio, nem em Berlin.

       

  16. É Rosa…

    As teorias do Moro, não são tão perfeitas…

    Achar que a Dilma cometia um CRIME CONTRA A REPÚBLICA, o Moro, CRIOU ESTA CONVICÇÃO APÓS OUVIR UMA CONVERSA COM MEIAS PALAVRAS ENTRE DILMA E LULA, e isto se mostrou UM ESTRONDOSO EQUÍVOCO, não bate uma duvidazinha em relação ao PT?

    E se o LULA for preso?

    O que acontecerá com este país?

  17. Isso eu já sabia. Mas ela

    Isso eu já sabia. Mas ela pode se declarar impedida. Por Moro ter sido seu assistente. Não creio que vá, só que sua credibilidade se arranha. De qualquer forma pelo que entendi ela será relatora e não decidirá sozinha.

    O que vejo é que os ministros estão com medo dessa batata quente, Lewandowski abriu mão, Fachin também. Se a Weber também, pode cair o Tofolli no sorteio e aí é até pior. Acho que esse caso é tão importante que tem que ser o pleno do STF a decidir. Aí é o imponderável, na minha opinião

    PS: No pleno me parece que o Gilmar não participa, pois o HC é contra decisão sua. O que é bom. No entanto a Weber pode demorar para relatar, daí vem a semana santa., o Moro arremata seu grande objetivo da vida, e dá-se o fato consumado. A “opinião pública” celebra com o símbolo da fim da inpunidade e pronto.  Pode ser essa a jogada em que a Weber entraria provavelmente. 

  18. Tucana até dizer basta.

     

    Rosa Weber… um brinco de isenção política; será dela e responsabilidade do que será feito com Lula pois vai analizar o recurso contra a lindeza feita por Gilmar Mendes, dá pra esperar coisa favorável pra ele? Nunca. Só a luta e a resistência podem brecar a sanha golpista desses e dessas canalhas que se dizem juízes ou magistrados.

  19. MacDemocracia Fast Food


    Esqueçamos o judiciário, pois dele continuaremos a obter apenas decisões contrárias, por ser o mais conservador e deletério poder da república, onde grassa o compadrio maçônico, onde, o país e sua democracia sendo estuprados, fecham a lojinha para o “sagrado recesso” da semana santa. É o poder que mais urgentemente precisa de reforma geral, isso sem levar em consideração o circo de horrores perpetrados pela república de Curitiba e disseminados às varas de justiça pelo país afora, nos últimos dois anos. Lembrem-se do AI-5: “… O problema é o guarda da esquina”. 

    Na MacDemocracia jurídico-midiática em que confinaram a fast política brasileira, não temos dois combos como opção para barrarmos o golpe paraguaio, apenas um, que devemos utilizar com urgência e sem limite de uso: CADEIA DE RÁDIO/TV e GENTE NAS RUAS.   

    Pois, “quem não se comunica se estrumbica”, “quem não se apresenta perde o respeito, além do bonde e o poder”.    

  20. Precisamos de um juiz que

    Precisamos de um juiz que seja nosso. Será que sobrou algum? O curioso é que de todos os ministros do STF, apenas 3 não foram nomeados por Dilma e Lula, mesmo assim ninguém consegue encontrar um que se mostre “agradecido”.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador