Ministros sinalizam com sorteio para processos da Lava Jato em andamento

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – Em condição de anonimato, ministros do Supremo Tribunal Federal teriam dito à reportagem da GloboNews que devem sortear entre os membros da Corte os processos da Lava Jato que estão em andamento. O ministro a ser nomeado por Michel Temer ficaria responsável pelas ações futuras, incluindo os desdobramento da delação da Odebrecht.

Segundo reportagem da emissora, o ministro Marco Aurélio Mello teria sugerido esse caminho, mas com um sorteio a ser realizado apenas entre membros da Segunda Turma do Supremo, composta por Gilmar Mendes, Dias Toffoli, Celso de Mello e Ricardo Lewandowski. Outros magistrados, que não quiseram revelar o nome, sugeriram discutir com o plenário.

O artigo 38 do regimento interno do Supremo Tribunal Federal define que em caso de aposentadoria, morte ou renúncia, a relatoria de um processo na Corte será herdada pelo novo magistrado a ser indicado pelo presidente da República. Isso significa que Temer, citado em várias delações da Lava Jato, será responsável por escolher o substituto do ministro Teori Zavascki.

Relator da Lava Jato no Supremo, Teori Zavascki faceleu nesta quinta (19) após um acidente aéreo. Ele estava a bordo de um avião de pequeno porte que caiu numa praia na região de Paraty, no Rio de Janeiro. Ele havia suspendido o recesso para despachar nos autos da Lava Jato nesta semana, quando determinou diligências em pelo menos 10 de 77 delações da Odebrecht.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

26 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Os ratinhos ou galinhas do

    Os ratinhos ou galinhas do STF  devem estar à base de RIVOTRIL. Só a idiota e estúpida Dilma ouvia rugidos de leões partindo daquele chiqueiro.

  2. Tomara que dessa vez usem

    Tomara que dessa vez usem dados não viciados para que o  escolhido não seja o ministro Gilmar Mendes. 

    Brincadeiras à parte, da mesma maneira que repudio, a princípio, as inevitáveis “teorias” de conspiração, não desconheço que essa desgraça vai trazer, se não felicidade, mas pelo menos alívio para muitos. Primeiro porque até que o processo de homologação das delegações dos executivos das empreiteiras retorne a seu curso normal levará um bom tempo. E segundo porque há a possibilidade do novo ministro responsável ser, digamos, mais “amigável” a eles. 

    Destaca-se entre esses “muitos” o atual presidente da República que, conforme já adiantado pelo vazamentos, será um dos citados. Bem, aí seria o caso de se indagar: se legalmente não há impedimento para que ele indique o novo ministro, será que por razões éticas ele não deveria se dá como impedido? 

    1. Qual é, JB? As teorias de

      Qual é, JB? As teorias de conspiração só existem quando as suspeitas saltam a vista. Só pra te lembrar, o Temer disse a Reuters ontem que a Lava Jato jamais o atingiria. 

      1. Privilegiar as hipóteses mais

        Privilegiar as hipóteses mais simples(Navalha de Occam), Vera,  não significa descartar as menos improváveis; as quase impossíveis.  Ademais, o teu próprio exemplo já contribui para isso: a declaração de Temer de que “a lava a jato jamais o atingiria”. 

        Ora, isso prova, ou mesmo só induz a quê mesmo? Que a certeza de Temer repousaria numa eventual eliminação do ministro? E por acaso este morrendo o processo pararia, vai parar? Desculpe, é muito devaneio.

        PSD: o interessante, o risível, é que os adeptos da mesma linha de dedução, só que do outro lado,  tem certeza que foi o Lula que “encomendou” o acidente. 

        1. A morte da Zuzu Angel foi

          A morte da Zuzu Angel foi acidente. A morte de Juscelino foi acidente. A morte de Jango foi de causas naturais. O Riocentro foi um acidente acidente encomendado que deu xabú. A Rede Globo que agora propaga que foi acidente a queda do avião, na época também propagou os ‘acidentes”.

    1. Coincidências

      Este tal sorteio do stf não tem a menor credibilidade. Será que o impedimento do ex-Presidente Lula ser ministro da Presidenta Dilma caiu por “sorteio” nas mãos do Beiçola?

  3. Recado claro: os golpistas não estão para brincadeira

    Quer recado mais claro do que este “acidente” para os eventuais “rebeldes”  ou “independentes” do STF,  PGR, PF e  Vara de Curitiba?

    O recado é: Investiguem e punam apenas no PT. Se as investigações chegarem até nós (centrão, PMDB, PSDB) você pode sofrer um “acidente”.

    Aposto com quem quiser que a relatoria da Lava-jato vai Gilmar ou alguém de seu grupelho.

  4. Talvez esteja muito

    Talvez esteja muito pessimista…

    mas não acredito mais que o Brasil sairá desta…

    Vou mais longe ainda, pois acredito que nossa sociedade ainda vive resquícios desde a morte de Getúlio!

    Por que falo isso?

    Pela forma como a nossa sociedade se comporta no trânsito, a forma como sistematizou a justiça do PPP e isso é fato cotidiano!

    É como se houvesse uma ânsia quase suicida e isso só acontece em quem não acredita que tenha algo a perder, que não se dá valor…

    Estou vivendo isso!

    Você para de dar importancia a sua nacionalidade, ser Brasileiro passa a fardo, você sabe que pagará impostos sua vida inteira para que os mais espertos se sirvam dele!

    E isso vem de longe…

    1. Eu estou pior que você. Nunca

      Eu estou pior que você. Nunca senti tanta vergonha da minha nacionalidade e dos meus compatriotas. Ontem o ministro da justiça caçador de maconha puxou pra si a demarcação das terras indígenas. Nenhum protesto da sociedade civil. Bandidos estão no poder e nossa elite, Trabuco do Bradesco a frente, vai a Davos defender o governo. Vão matar os mais necessitados de fome e doenças e as pessoas querem saber do romance do Neymar e do divórcio da Fátima Bernardes. Estão entregando o pré sal e os petroleiros não conseguem parar a Petrobrás. Vão acabar com a aposentadoira e ouço dizer que está certo porque a Rede Globo disse que o INSS está falido. Pro inferno com essa cloaca de país que ainda se despedaçará  em vários pedaços porque isso é de interesse dos americanos.

  5. E Agora, Nove Dedos?

    Nassif: à parte o pesar pela perda do Ministro, ouvi de Brasília que o sucessor será o Savonarola dos Pinhais. Do exterior já veio o sinal verde. Os do governo brasileiro estão de pleno acordo. E a CIA, especialista em acidentes aéreos, acompanhará as diligências. Parece até coisa arranjada. O que você acha?

     

  6. Tem gente que pensa ao

    Tem gente que pensa ao contrário. 

    Mas acho que o “sorteio” deveria cair no colo do Gilmar.

    Só assim escancara de vez essa bagaça toda.

    O Gilmar já deu uns cascudo do Moro, quero mais que os dois se peguem.

    O Gilmar já está queimado e desmoralizado, quero que o Moro vá pelo memo caminho.

    Quero ver essa turma da lava jato, amoada, medrosa e encolhida num canto resmungado.

    Esses safados eram muito machos com o PT, quero ver bater de frente com a verdadeira máfia.

    Torço para que o Gilmar seja sorteado, e segure todas as denuncia contra a turma do PSDB/PMDB.

    Quem sabe assim essa porra não pega fogo de vez.

    Gilmarzão é o meu favorito para relator.

    Força Gilmar, contamos contigo. Escancara de vez essa bagaça toda

    1. O duro é que essa porra não

      O duro é que essa porra não pega fogo nunca. É um pais bananeiro composto por bananas. Ainda hoje vão acusar o PT ou o Lula de ter causado o acidente. Isso aqui só pega fogo se acabarem com o facebook. Ou colocarem uma bomba na Rede Globo. Aí haverá comoção nacional.

       

  7. Sorteio pra quê? Vai cair na

    Sorteio pra quê? Vai cair na mão do Gilmar, do pupilo Dias Toffoli ou do decano criado da familia Sarney Celso de Mello. Lewandovski jamais será sorteado e é bom que não o seja.

  8. Pressão

       Maria Lucia será pressionada, a seguir a mesma situação extemporanea de quando do falecimento do Min. Carlos Menezes Direito em 2009, quando na ocasião o Min. Gilmar Mendes a época Presidente do STF, determinou o sorteio dos processos que encontravam-se com o Min. Carlos Direito.

        Caso não seja exercida esta opção, a midia “baterá” tanto em Maria Lucia como em Michel Temer, que terá pouco ou nenhum tempo politico, para escolher um novo ocupante para o cargo vago no STF, e qualquer que for o escolhido, já entrará escrutinado de todas as formas possiveis, será virada do avesso sua vida, mesmo antes de aceitar indicação o “coitado” irá virar alvo de todos.

  9. Caro Luiz, ( não é o Nassif )

        Por mais que sua vaidade aflore, e Prof. Antonio coloque “pilha”, pense muito bem onde estará entrando, o “padrinho” é fraco.

  10. Sem essa de sorteio

    Nassif: penso que não haverá “sorteio” algum para essa lamentável vacância. Você sabe que o jogo é sujo e de cartas marcadas. O caso já está bem pensado. O sucessor, escolhido. Por incrível que pareça, será NELSON [Azevedo] JOBIM.

    O homem reúne todos os predicados que os bandidos atuais no governo estavam esperando. Aliás, ele fora, recentemente, até indicado pela corja para ocupar a presidência da República. Deu até na sua coluna, lembra?

    O homem tem trânsito livre com “Botafogo” e todos os 2/3 de bandidos do Congresso, pois é prata da casa.

    Os da Matriz o adoram, desde quando ocupava o cargo de ministro da Defesa, no governo do Nove Dedos e da deposta Presidenta, afastamento esse que teve seu apoio pleno e assistência jurídica.

    Frequenta as altas rodas do hoje Çu-premo (ÇTF). A Presidenta da Corte é sua sucessora. E ele, por sua vez, sucessor de Ms. Francisco Rezek, ““Le Heureux” (este foi o mediador da disputa Lula x Collor e depois agraciado, pelo vencedor, com um altíssimo cargo público). Se dá muito bem com os “6 do Ferrari”.

    Foi líder do PMDB na Câmara. Conhece a bandidagem que hoje administra o Pais, pois chefiou a delegação nacional para a Conferência Ministerial sobre Lavagem de Dinheiro e Produtos da Atividade Criminosa.

    Sabe como manter a deposição da Presidenta, pois, no caso Collor, foi relator da Comissão Especial relativa à denúncia contra o presidente da República. Aliás, a pedido do Intelectual Tardio, deu todas as dicas de como melar juridicamente a administração política da Presidenta deposta. Presidiu o TSE.

    Sabe, também, como entregar a amazônia aos gringos pois foi o palestrante do Simpósio Internacional sobre Desenvolvimento Sustentável, Floresta Amazônica

    É da FGV. Foi presidente da OAB nacional. Deu aulas no Texas, onde é figura bem vinda. Lá e em Washington.

    Tem intenção de fatiar a Petrobras e o présal. Até apoia as promessas de campanha do Carcamano da Moóca para as petrolíferas estrangeiras. Comunga a ideologia do seu grupo político (PSDB/DEM/PPS_e maioria do PMDB), onde o lucro e o mercado devem prevalecer sobre qualquer movimento social. Quer aposentadoria aos 80 anos. Acabar com seguro desemprego, Minha Casa Minha Vida (vai propor construir mais Pontes no Pais), Bolsa Família (em seu lugar, Bolsa Caviar com Champanha). Essa de terra pra índio, já era. Acha que importante é criar gado e plantar transgênicos.

    É gaúcho.

    Tá certo que só ficará na Corte por uns 4 anos (PEC 475/05). Mas seria tempo suficiente para liquidar de vez com essa Farsa_Jato, inocentando todos que não sejam próximos ou vinculados ao Nove Dedos. Inclusive, junto com o Carrasco de Diamantino, há de bolar uma fórmula, à la “Das Dritte Reich”, que permita ao Intelectual Tardio subir novamente a rampa do Palácio da Alvorada.

    A escolha parece precisa para o propósito. Você conhece alguém mais preparado? O cara é fera! 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador