Aparecem na Lava Jato provas do cartel do Metrô, mas ficam com MP estadual

Pedido do MP paulista foi aceito pelo juiz da Lava Jato, que defendeu a atuação conjunta dos órgãos de investigação

Jornal GGN – O juiz Sérgio Moro autorizou que as provas da atuação do doleiro Alberto Youssef nas obras do monotrilho de São Paulo sejam compartilhadas com o Ministério Público paulista, nesta terça-feira (17).

O MP abriu um inquérito para investigar os contratos da Linha 15, Prata, e pediu para a Justiça Federal do Paraná compartilhar as descobertas. Na solicitação, a Promotoria do Patrimônio Público e Social de São Paulo pediu acesso a todos os documentos da Operação Lava Jato que envolvem o empreendimento, incluindo uma planilha apreendida com Youssef  que contém informações sobre cerca de 750 contratos de obras públicas.

O juiz Sérgio Moro concordou. “Diante dos indícios de desvios de dinheiro público e da prática de atos de corrupção, com consequências também na esfera da improbidade, o compartilhamento dos elementos probatórios colhidos na investigação criminal deve ser deferido já que atende ele ao interesse público”, justificou na decisão.

Ele também afirmou que a cooperação entre diferentes órgãos de investigação é um “objetivo político válido e que se impõe caso se pretenda alguma eficácia na investigação e persecução de crimes complexos, como os crimes de colarinho branco ou os crimes praticados por organizações criminosas”.

Ainda assim, a escolha dos documentos da Lava Jato que serão compartilhados com o MP paulista está a cargo da Procuradoria da República no Paraná.

Na planilha de Youssef aparece uma proposta enviada em 7/4/2011, no valor de R$ 7.901.280,00, na qual o “cliente” é a Construtora OAS, e o “cliente final” é o Metrô. Essa é apenas uma das 750 obras documentadas pelo doleiro.

A Companhia do Metropolitano de São Paulo respondeu às suspeitas dizendo que “É lamentável, na melhor das hipóteses, a tentativa de extrair conclusões de documento cuja autenticidade e significado dependem de provas que já estão sendo produzidas com muita correção pelo Judiciário, Ministério Público e Polícia Federal”.

As informações são do Estadão

Redação

59 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

      1. Essa fila não anda

          Aliança, você acha mesmo que ninguém aqui tem memória? Estamos “esperando” essa tal vez do PSDB desde a barbeiragem do Covas com o Banespa, meu querido.

          Em posts assim, melhor você nem falar nada. Melhor que você fazer defesa envergonhada do ninho de ratos que é o seu PSDB.

      2. Tá brincando, one! PT, PMDB e

        Tá brincando, one! PT, PMDB e beeeeeeeeeeem depois PSDB. FHC já completou, Serra e Aloysio também, mas tem que esperar Alkmin, Azeredo, Aécio, Richa e alguns outros noviços completarem 70 aninhos! Hay tiempo!

      3. Pois é..e todo aquele papo de

        Pois é..e todo aquele papo de moralização,de combate à corrupção etc das manifestações coxinhas do dia 15?

        Ou você é daqueles que acham que basta tirar o PT do poder que a corrupção acaba?

        1. Tudo é um processo.
          Quando

          Tudo é um processo.

          Quando Dilma cair todo presidente eleito deste país saberá que não pode roubar esta nação.

          Todo empreiteiro saberá que não pode pagar propina, todo politico saberá que não deve pedir proprina.

          As manifestações são a nova versão da espada de dâmocles .

           

      1. Inversão de grandezas e prazos, Oh Neide?

        Então é assim: um desvia muito a há mais tempo e fica para bem depois. O outro que desviou um pouco e agora há pouco, tem que ser pra já? Cinismo pouco é bobagem.

    1. quando o credito fica negativo!
      Muito legal o observado.
      Como ele explica a participacao partidaria no juizo.
      Ate admito que tenha sua politica e partido.
      Mais ser militante por si eu seus. Nao!
      Explica o vazamento seletivo sr. Juiz.
      Explica o caso da capa da veja com Dilma e o
      que senhor fez juizinho de merd..!
      O judiciario sempre este comprado.
      esta ai mais uma prova.
      o que faz passou a bola dos seus.
      kkkk

  1. Espera um pouco. Pelo que eu

    Espera um pouco. Pelo que eu entendi da notícia, o que teria acontecido não seria simplesmente o compartilhamento das informações obtidas? Tem alguma chance disso restringir o que a equipe que já cuida da Lava Jato pode investigar?

    Se essa colaboração servir apenas para dar mais provas à investigação de São Paulo, sem restringir a Lava Jato, então acho isso positivo. Coloca mais pressão no MP paulista para que faça seu trabalho.

    1. “Coloca mais pressão no MP

      “Coloca mais pressão no MP paulista para que faça seu trabalho”:

      !!!!!!!!!!!!!!!!

      Ta de ferias em Marte?

    2. Pois é, foi o que eu entendi

      Pois é, foi o que eu entendi também. 

      Nao parece que houve transferência de responsabilidade, apenas um compartilhamento de provas.

  2. A corrupção tucana de SP, o

    A corrupção tucana de SP, o doutô moro enviou para o MP estadual de SP….  hehehe… ou seja, vai pra debaixo do tapete.

    Fica fácil saber porque o doutô moro vai ganhar uma medalha da rede globo por serviços prestados.

  3. Só isso? Dessa vez não vai ter

    nenhum vazamentozinho , uma delaçãozinha premiada , nada?

    Simplesmente resolveu enviar as provas para o MP paulista onde as primeiras denúncias ficaram engavetadas por 3 , 4 anos por “esquecimento” , onde dão a impressão que as investigações estão paradas há mais de 1 ano , se é que ainda estão investigando alguma coisa porque ou é a justiça da Suiça que descobre alguma coisa e envia para o MP paulista , ou é a lavajato que descobre e envia para o MP também. Mas o MP paulista mesmo , parece que não descobre nada sozinho.

    Que “sorte” tem esse pessoal do PSDB hein!

    Quem dera o pessoal do PT tivesse 10% dessa “sorte” que tem os tucanos.

  4. Estatuto de leis em SP,

    Estatuto de leis em SP, assinado desde 1994.

        Artigo 1: O governo de SP não poderá ser investigado por NADA, porque está abalizado pelas leis da natureza que tucano não desvia.Quando muito se equivoca.E por descuido fica com o produto adquirido pra toda vida.

               Revoga-se tudo ao contrário, desde que por essas calamidades imprevisíveis da vida o PT entre no governo.Aí, com lupa, é necessário investigar até quantas tapiocas o governo petista saboreou no seu cartão corporativo.

         E faz sentido.Lembra daquela moradora de higienopólis que disse ”gente esquisita”. Pois é.

                 Precisamos respeitar o julgamento das senhorinhas.

  5. Caro Nassif e demais
    Se no

    Caro Nassif e demais

    Se no Federal não acredito, imagine no Estadual???????!!!!!!!! E em SP????????!!!!!!!!

    A mentira continua.

    Canalhas.

    Saudações

  6. Vai criar pó nos escaninhos

    Vai criar pó nos escaninhos já amplamente utilizados pelo promotor De Santis e que devem abundar (sentar em cima) no Ministério Público Paulista..

    Porque essa informação não vazou na época da eleição probo juiz Moro? E o promotorzinho engravato que quer fechar as empreiteiras e deu entrevista no mesmo momento que a presidente Dilma deu coletiva na segunda feira. Na Globonews era um lá e outro cá.

    1. O nome do promotor é Rodrigo

      O nome do promotor é Rodrigo De Grandis.

      De Sanctis é o juiz que tentou condenar o Dantas na Satiagraha mas foi sabotado pelo Gimar Mendes

  7. Investigam tão a fundo em sp

    Investigam tão a fundo em sp que alguns escandalos são atpe esquecidos, como aquele das mensalidades escolares, coisa de 700 milhões, teve até secretario com os bens bloqueados, ou eu estava sonhando?

  8. O juiz Moro doravante

    deveria ser chamado de “tucanus assumidus”.

    A sua simpatia pelo PSDB é tão grande que ele até se dá ao luxo de terceirizar (no caso passou a bola para o MP paulista, tucano até o talo) os arquivamentos quando alguém do PSDB se vê em maus lençóis.

  9. Gaveta…

    vai ser engavetado e esquecido, como os documentos que vieram da Suiça comprovando a roubalheira tucana.

     

    Judiciário, … o poder mais corrupto da República !

  10. MP paulista é aquele que

    MP paulista é aquele que coloca as coisas em gavetas erradas? Mas a “coragem”, a isenção, o rigor nas investigações do dr. Moro foram pra onde? No mínimo é indecente.

  11. política

    quando a roubalheira envolve tucanos, o nomeclatura é “ato de improbidade (administrativa)”, más, chega o momento em que as improbridades já denunciandas no passado vem â tona, e fica impossível mantê-las no SIGILO E ENGAVETA  e oportuno para fazer valer as LEIS deste país pois estamos numa democracia (embora precisando de aprimoramento), eu aguardo um país melhor; justo e pacifico…..

  12. Não sei porque lembrei de Pilatos…

     

    Agora botei fé no Moro, assim que teve indícios de cartel no metro tucano, também mandou prender um empreiteiro e conseguiu uma delação premiada. Agiu do mesmo modo que no caso da Petrobrás, o que mostra a isenção dele…

    Como? Ele não emitiu nenhum mandado de prisão? Ele não conseguiu nenhuma delação premiada? Ele usou dois pesos e duas medidas porque o caso envolve tucanos e cia ltda?  Mas ele não um destemido e imparcial aplicador da lei e defensor da moral e da ética?

    Ah! Entendi, é que se o caso for engavetado a culpa vai ser do MP de São Paulo e não dele…   Tá certo, mas não sei porque isso me lembra a história de Pilatos….

  13. MANDOU PARA O “MINISTÉRIO

    MANDOU PARA O “MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE SÃO PAULO”????????? KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  14. Pode colocar uma manada de

    Pode colocar uma manada de vacas tossindo que essa investigação nai sai da gaveta… é São Paulo, Mêo… tá tudo dominado.

  15. Acredite, se quiser!

    Acredito tanto nisso que estou esperando o coelhinho com o ovo de páscoa em abril. Sabe quando promotor e procurador tucano vai fazer alguma coisa contra a corrupção do PSDB? NUNCA! São da mesma panela e tem a mesma ideologia reacionária. O judiciário e o ministério público são compostos por pessoas da classe média alta e elas invarialmente são tucanas. Então, o juiz de Guantânamo Sérgio Moro, como classifica o Conversa Afiada, está jogando para a galera. A Lava a Jato foi planejada nos Estados Unidos para derrubar o governo federal e acabar com a Petrobras. Parte do judiciário brasileiro, do ministério público e da polícia federal são apenas fieis servidores aos esteites. O resto é conversa mole.

  16. Mudo de nome …

    O MP de São Paulo pediu ao juiz coxinha do Paraná para compartilhar as “descobertas”da Lava Jato que envolvem suspeita de desvio na linha 15 do metro. Vejamos:

    1- O MP de São Paulo esta investigando?? Não diga?

    2- Consideremos a hipotese remota de que esta investigação exista. Alguem já ouviu falar dela? Alguma coisa foi vazada para o midia predatória? Alguem foi interrogado?? 

    3- O MP de São Paulo nào é aquele em que os procuradores  “esquecem”os processos impunemente  ??

    Minha tese é que o compartilhamento é para proteger os grantucanato. Mudo de nome se sair algum coelho desse mato …

  17. Se os petistas e o governo

    Se os petistas e o governo não tomarem cuidado, não tomarem alguma providencia com relação a escancarada partidarização do MF, vão parar todos na cadeia. Vide mensalão pestista …ou outro(o do psdb), já morreu ..

    Uma manobra dessas é de uma escancaração sem limites. Mandar a investigação para o MP paulista é brincadeira.

    tucanos durmam tranquilos, daí não vai sair nada…gaveta neles.

    A questão é: O MP paulista é assim: contra petista, cadeia neles, contra tucanos, gaveta neles…

  18. sigilo

    Por favor não falem do assunto. Aqui é sigiloso. a mp de sp saberá cumprir rigorosamente o sigilo. Ninguem vai ficar sabendo de nada.

  19. Quando envolve propinas para

    Quando envolve propinas para os caciques do PSDB tudo é feito com muito cuidado, nada vaza para a mídia, e nunca se chega ao final do julgamento. O mensalão tucano de Minas, que deu origem ao do PT, já praticamente prescreveu. Quem foi para a cadeia? Ninguém. O trensalão terá o mesmo destino. A mídia jamais fará um Novelão contra os tucanos como faz contra o PT em plena campanha eleitoral – e  o ódio deles é que, apesar de toda a safadeza midiática, eles ainda perdem as eleições. Não terão sossego enquanto não colocarem Lula e Dilma na cadeia. Anotem.

  20. Tucanos de MG roubam e o processo vai para a Justiça de MG

    Deixa eu ve se entendi: Tucanos de MG roubam e o processo vai para a Justiça de MG, o mesmo ocorrendo com os seus pares larápios de SP, para quem adora roubar no atacao é uma beleza ser tucano nesse pais: tem blindagem garantida pelo conluio midiático-penal

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador