Barbosa vai a Paris falar sobre influência da mídia nos julgamentos

Sugerido por Fiódor Andrade

Do Estadão

STF paga diárias de Barbosa na Europa
 
Em férias, presidente da Corte receberá ajuda por período de 11 dias; tribunal diz que ele fará duas palestras, em Paris e em Londres
 
Felipe Recondo – O Estado de S. Paulo

Brasília – O presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, receberá 11 diárias, no valor total de R$ 14.142,60, durante suas férias, para proferir duas palestras – em Paris (França) e Londres (Inglaterra). Dados do tribunal mostram que Barbosa receberá diárias para viajar no período de 20 a 30 de janeiro.

A primeira palestra que Barbosa fará está marcada para o dia 24 em Paris, segundo a assessoria do Supremo. A segunda ocorre cinco dias depois, em Londres. Até esta terça-feira, 14, os eventos não constavam da agenda oficial do presidente do Supremo. Não há, também, informações sobre sua agenda para esta quarta-feira e os demais dias.

O cronograma do evento francês, publicado no site da Agence Nationale de la Recherche – uma agência do governo francês dedicada à pesquisa científica – indica que Barbosa fará uma palestra de 30 minutos sobre a influência da publicidade das sessões do Supremo, transmitidas ao vivo pela TV Justiça, na racionalidade das decisões do tribunal.

Na segunda palestra, marcada para o dia 29 na Inglaterra, o presidente do Supremo falará sobre o funcionamento da Corte, em colóquio organizado pelo King’s College de Londres.

Oficialmente, Joaquim Barbosa está em férias. Voltará ao Supremo apenas no início de fevereiro, para a abertura do ano do Judiciário. No final do ano passado, após a última sessão plenária do tribunal, o ministro disse em entrevista que tiraria 20 dias este mês – do dia 10 ao dia 30.

Na ocasião, em entrevista gravada, ele disse que descansaria até o fim de janeiro. Perguntado sobre seu destino durante as férias, respondeu: “Você está querendo saber demais”.

Entretanto, ele antecipou a saída e deixou pendente o mandado de prisão do deputado João Paulo Cunha (PT-SP), condenado por envolvimento no esquema do mensalão. De acordo com informações do tribunal, não houve tempo hábil para que ele assinasse o mandado antes de viajar.

João Paulo permanece em liberdade, em Brasília, à espera de uma decisão da Corte. Internamente, a decisão de seu presidente de viajar antes de anunciar uma decisão para o caso do petista provocou críticas entre colegas de tribunal.

Interinos. Com a saída do ministro para as férias, assumiu interinamente o comando do STF a ministra Cármen Lúcia. No início da próxima semana, ela deixa o posto e em seu lugar assume temporariamente o ministro Ricardo Lewandowski. Tanto Carmen como Lewandowski deverão deixar a tarefa de assinar o mandado do deputado do PT para Barbosa.

A defesa de João Paulo entende que nenhum dos dois ministros teria poder para determinar a prisão imediata do parlamentar. Tal decisão caberia somente a Barbosa, que é o relator do processo. De fora do País, conforme integrantes do tribunal, Barbosa não poderia assinar a ordem de prisão.

Além dessa pendência, o presidente da Corte tem de decidir também se ordena a prisão do ex-deputado Roberto Jefferson (PTB), igualmente condenado por envolvimento no esquema do mensalão, mas que permanece em sua casa em Levi Gasparian, no interior do Estado do Rio de Janeiro, aguardando a decisão do relator sobre seu caso.

Barbosa programou sua volta ao tribunal para a abertura do ano judiciário, no dia 3 de fevereiro. No rol de processos pendentes estão, entre outros, os recursos de parte dos condenados no processo do mensalão, o julgamento dos planos econômicos e o pagamento de expurgos decorrentes da correção das cadernetas de poupança – além da questão da constitucionalidade do financiamento de campanhas eleitorais por empresas privadas.

 

Redação

29 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Coxinhas?

    Será que a coxinhada vai se indignar através do “Faceburro”?

    Será que veremos os vulgos “OCC” e “MCC” soltarem posts no “feice?

    Será que veremos algum comentário de alguns dos ídolos coxinha, como a Rachel Sheherazade? Ou do Neumane Pinto? Ou do William Waack?

      1. Mas o senhor é mesmo limitado

        Mas o senhor é mesmo limitado intelectualmente. O que o senhor chama de direitalha vai esconder o fato ? 

        Neste caso, o vetusto “O Estado de São Paulo” é de esquerda, e não faz parte do que o senhor odiosamente rotula como pig.

         

         

  2. Remuneração das Palestras

    Pergunta básica, as palestras serão remuneradas e terão as despesas do palestrista cobertas por seus organizadores? Por que a reportagem não discorre sobre essa questão?

    1. Também me fiz essas

      Também me fiz essas perguntas. Em geral, quem convida paga hotel e passagem dos palestrantes, ainda que não lhe dêem nenhuma remuneração pela palestra. Neste caso específico, o palestrante é que está custeando as próprias despesas de hospedagem e viagem, ou melhor, o STF está pagando como “diárias”, o que soa de todo muito estranho. Além disso, há a suspensão das férias, e eu me pergunto como isso pode ser feito: é por alguns dias, depois há o retorno ao gozo das férias remuneradas, com a devida extensão dos dias suspensos? O RH do Supremo deve ser mesmo de muita qualidade!

  3. Mas o que é que esse  cara

    Mas o que é que esse  cara vai dizer?. Nassif fica de olho!. Deveriam ter convidado também o Gilmar  Mendes, nem que fosse  pra colocar as transparências.

  4. Só não sei como ele vai levar

    Só não sei como ele vai levar 30 longos minutos para simplesmente dizer: “me tornaram famoso e em troca eu fiz o que eles queriam”.

  5. e na volta, deve cobrar

    e na volta, deve cobrar alguma coisa mais, pois trabalhou nas férias.

    E vai ser só ele falando ou vai ter debate com a plateia? Alguém para mostrar como ele age diante e sob a mídia?

  6. Esperto

    Ele tem é que ficar esperto. Na europa a imprensa não tem o “dever” de tratá-lo bem. Se puder ter alguma espécie de debate após as palestras, poderão deixá-lo em situação difícil com a s perguntas como a utilização do domínio do fato.

  7. “Barbosa fará uma palestra de

    “Barbosa fará uma palestra de 30 minutos sobre a influência da publicidade das sessões do Supremo, transmitidas ao vivo pela TV Justiça, na racionalidade das decisões do tribunal.”

    Sobre a influência da publicidade ele pode falar sim, alías seus atos já falam por si. Mas sobre racionalidade das decisões, Barbosa é o menos credenciados de todos. Pau a pau com Fux.

    PS: Se eu fosse o Pizollato vijiaria da Itália à França, para a palestra, já que não pode ser preso em solo francês. Faria perguntas bem interessantes ao palestrante. E lá não tem pig, publicariam tudo. Que barraco! O STF brasileiro estaria internacionalmente exposto 

  8. Óleo de Peroba nele!

    Que tempos são esses, meu Deus, onde a infâmia prevalece, a malversação impera, o engôdo prolifera e a falácia é paradigma?

  9. Não há a informação

    Não há a informação essencial. Palestras aonde? Qual o organismo anfitrião das palastras? Qualquer um  pode fazer palestras, depende de quem convidou ou será autoconvite, é paga, é gratuita, é para publico em geral, é para profissionais e especialistas?

     O nivel da palestra se dá pelo “”locus”” o que determina quem é a audiencia.

     

    1. Com o recebimento de 14 mil

      Com o recebimento de 14 mil em diárias as palestras serão pagas sim… e pelo erário brasileiro. 

      Hipócrita safado. Arrumou um jeito de passear na Europa por nossa conta.

  10. Fica a dica para o “Le

    Fica a dica para o “Le Monde”.

    Então, que tal uma cobertura e quem sabe alguma exclusiva com o jb em solo frances onde ele não apita nada?

  11. Quincas é esperto pra

    Quincas é esperto pra caramba… faz a maior lambança no STF, saí de férias na Europa e ainda recebe diárias para dar palestra ( !!!!!! ); eu vou insistir DAR PALESTRA (!!!!! ) sobre a m… que fez… com as despesas pagas pelo… STF ( ??? ) E, vai tá bombado de inglês e francês querendo aprender como se CONSEGUE uma proeza dessas…O sujeito vai a Londres e Paris para explicar, em 30 minutos como se detona uma Corte de 100 anos em 4 meses. Eu tô passada; se tivesse grana tb ia pra palestra… Cara, se o palestrante é JB, imagine o nível do público…Capaz de, na volta, ainda lançar um livro ( bancado pelo STF ) de auto-ajuda para magistrados, com prefácio de Ayres Britto , no estilo “como subir na vida sem fazer esforço”; marketado pela Globo como um grande caso de superação…

    “Como chegar lá fazendo merda – a bíblia do magistrado”, vai vender mais que camisinha no Carnaval.

  12. Diárias de Joaquim Barbosa

    Das duas uma, ou a notícia é fajuta, ou Barbosão está infringindo a lei, da qual é ou deveria ser, seu guardião mor pelo cargo que ocupa.

    Como um funcionário pode receber diárias estando em férias, se nesse período, por lei, seu contrato de trabalho está suspenso?

    Acho que sendo verdadeira a notícia, cabe punição severa ao dito cujo. Por outro lado, se Joaquinzão for punido, o tribunal eatrá referendando o que disse o saudoso Ulisses Guimarães sobre a justiça brasilaeira: ” No Brasil a justiça só funciona para pobre, preto e puta”. Ou seja, se ficar o bicho come, se correr o bicho pega.

    Antonio Deiró

  13. Despesas ofensivas

    O STF anunciou que as diárias são legais, que Joaquim Barbosa vai suspender as férias em solo europeu parea dar essas duas conferências, quando terá a companhia de um assessor enviado pelo STF. É muito desperdício de dinheiro público. Com mais esse episódio, o ministro Barbosa acrescenta mais pontos negativos à sua imagem, o STF acrescenta mais descrença à essa corte suprema e o nosso lerdo e carissimo poder judiciário, fica mais desacreditado junto ao povo. Foi Barbosa que, de modos rudes, disse a juizes que aumentar o número de truibunais regionais iria gerar despesas ao Judiciário. E essas viagens e palestras, não provocam despesas? As despesas para esse bla bla bla, para essa exibição de retórica que não leva a nada,  podem ser legais, mas são ofensivas ao Brasil.

    Vergonha

  14. O homem gosta de grana

    Saiu de férias como quem sai de fininho, sem dizer aonde vai, deixando serviço para os outros e já com tudo armado, palestras (provavelmente remuneradas) e mais de R$ 14 mil em diárias do STF no bolso, para o passeio à Europa sair a custo zero.

    Devia ser condenado a devolver o dinheiro. Aliás, melhor ainda: a depositar o valor das diárias indedvidas na conta do Genoino, para pagar a multa que ele, Barbosa, aplicou.

  15. Nassif,
    Algumas questões

    Nassif,

    Algumas questões elementares que o texto não esclarece:

    1 – Quando iniciou as férias do Ministro e quando elas terminarão ?

    2 – As palestras ocorrerão após o término das férias ?

    3 – Entre o dia seguinte ao final das férias e o retorno ao Brasil ele faz jús a 11 diárias ?

    4 – As palestras serão remuneradas ?

    Se as palestras são remuneradas, por que o Supremo tem que pagar diárias para ele ir lá ganhar dinheiro?

    Esse caso, quanto à sua lisura, tem algo de parecido da a compra do apartamento em Miami por 10 dólares. 

    Aliás, a conduta desse Senhor está envergonhando o Supremo Tribunal Federal.

     

  16. Mas na palestra sobre a

    Mas na palestra sobre a influência da publicidade o JB vai mesmo contar tudinho? Duvide-o-do! Nem cheira cocô muito menos rasga dinheiro.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador