Volks terá que fazer recall em 400 mil carros no Brasil

Justiça manda Volks fazer recall em 400 mil carros

DE PORTO ALEGRE, Folha de S.Paulo

A Justiça do Rio Grande do Sul mandou a Volkswagen fazer recall para verificar possíveis problemas em motores de milhares de carros modelo 2009/2010. A decisão tem caráter provisório e vale para todo o país. Cabe recurso. Procurada, a empresa informou apenas que ainda não foi notificada.

Veja se a sua montadora fez recall recentemente

Os automóveis afetados são o Fox 1.0 (chassis 94000017 até 94165002), Gol 1.0 (chassis 9P000001 até AP 077821) e Voyage 1.0 (chassis 9T000001 até AT157948).

O Ministério Público do Rio Grande do Sul, que iniciou a ação, estima que cerca de 400 mil unidades tenham que ser verificadas.

O motivo do processo é a possibilidade de desgaste prematuro nos motores. Segundo a Promotoria, clientes da marca reclamam de ruídos anormais nos veículos e a empresa já constatou que os defeitos existem em uma parcela desses modelos.

O Ministério Público afirma que a Volkswagen recomendou aos clientes que trocassem o óleo com uma frequência acima da normal e ainda estendeu a garantia do motor por um ano a mais.

De acordo com a Justiça, a montadora informou que o tipo de óleo utilizado no enchimento dos motores provocou a falha.

Pela decisão da juíza Carla Della Giustina, de Porto Alegre, a empresa deve fazer a troca do motor e seus componentes se houver ruídos provocados por desgaste prematuro.

A fábrica deve publicar anúncios nos jornais de maior circulação de cada Estado comunicando aos proprietários que o veículo precisa ser encaminhado à assistência técnica.

A magistrada afirmou que há “fortes indícios” de prática abusiva da Volkswagen. O despacho foi expedido na última segunda-feira (7), mas só foi divulgado nesta sexta-feira (11).

(FELIPE BÄCHTOLD)

Justiça gaúcha determina que Volkswagen faça recall de 400 mil veículos

O GLOBO

RIO – A juíza substituta da 15ª Vara Cível de Porto Alegre, Carla Patricia Della Giustina, determinou que a Volkswagen faça o recall de 400 mil veículos Fox, Voyage e Novo Gol, ano 2009/2010, em todo o país, devido a um possível desgaste prematuro do motor. A decisão liminar é do último dia 7, mas só foi divulgada ontem pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul. A Ação Civil Pública foi ajuizada pelo Ministério Público (MP) no dia 3. Cabe recurso.

Segundo o MP, os veículos foram produzidos com um motor que, conforme admitido pela Volkswagen, pode apresentar ruídos. Por isso, modelos Fox 1.0 (chassis 94000017 a 94165002); Novo Gol 1.0 (chassis 9P000001 a AP 077821) e Voyage 1.0 (chassis 9T000001 a AT157948), ano 2009/2010, terão de ser levados a uma concessionária para possível troca de peças ou até do motor.

Segundo versão apresentada pelo fabricante, o problema teria sido causado pelo tipo de óleo utilizado no enchimento dos motores. De acordo com promotoria, porém, informações da imprensa especializada relatam que teria havido alteração no tratamento térmico de componentes essenciais do motor para, supostamente, reduzir custos de produção. Em razão do problema no motor, a necessidade de manutenção tornou-se mais frequente, gerando custos adicionais aos consumidores devido à maior necessidade de troca de óleo.

Além do pedido liminar, o MP requer que, ao fim do processo, que os compradores sejam indenizados individualmente por danos materiais e morais devido à aquisição de um produto com vício de qualidade. Pede, ainda, o pagamento de indenização por dano moral coletivo, a ser revertida ao Fundo de Reconstituição de Bens Lesados.

A magistrada considerou que há fortes indícios de práticas ilegais e abusivas da Volkswagen, que terá de comunicar o recall nos jornais de maior circulação de cada estado do país.

Nenhum representante da montadora foi localizado para comentar o assunto.

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador