Livro aborda vida e mandato como vereadora de Marielle Franco

Ex-assessoras reúnem vasta produção de um mandato interrompido com apenas 15 meses. Uma delas é sobrevivente do atentado

Wendell Cristiano/Agência Whizz/FLCMF

Foi lançado o livro documental “Marielle Franco, Nesse lugar da política: um mandato interrompido” pela Fundação Lauro Campos e Marielle Campos.

O livro é da jornalista Fernanda Chaves, sobrevivente do atentado que matou Marielle Franco e o motorista Anderson Gomes, em 14 de março de 2018, e da socióloga Priscilla Brito.

O livro abarca o final d campanha eleitoral de Marielle, em 2016, e vai até o dia 14 de março de 2018, quando foi assassinada após participar de evento sobre ativismo e empreendedorismo para jovens negras, na Casa das Pretas, na Lapa, Centro do Rio.

“O lançamento deste livro documental sobre a nossa companheira Marielle Franco marca nossa memória. Registrar a vida de Marielle e seu impactante mandato como parlamentar que durou um ano e três meses até o atentado daquele 14 de março é fundamental para a história política do Brasil”, disse Natalia Szermeta, presidente da Fundação Lauro Campos e Marielle Franco.

Criada na Comunidade da Maré, é neste lugar onde Marielle dá início à sua trajetória de defesa aos direitos humanos e entra para a história política e social do Brasil. “Marielle Franco, Nesse lugar da política: um mandato interrompido” é uma obra literária documental que traz ao mundo fatos que precedem o assassinato de Marielle, vereadora que teve um mandato de apenas 15 meses e impactou não só a cidade do Rio de Janeiro, mas o Brasil e o mundo com os ideais que a fizeram ser uma voz da periferia que atraiu inimigos.

“O livro sofreu diversos atrasos no seu lançamento. Foram vários os motivos, mas o principal foi a nossa dificuldade de organizar as palavras para honrar o que vivemos. Perdemos muitas coisas na noite quente e chuvosa de 14 de março de 2018. Perdemos nossa liderança política, nossa chefe, nossa amiga, nossa companheira de luta, nosso trabalho, nossa convivência como equipe. Ganhamos o medo, a dor, a saudade, a luta por justiça e a necessidade de outras mais se elegerem. E o Brasil ganhou um símbolo político muito além do que as nossas lembranças conseguem significar”, destaca Fernanda Chaves, coautora do livro que tem a assinatura de criação da designer Evlen Lauer e do designer Cesar Habert Paciornik.

Segundo Priscilla Brito, o livro é como um álbum de memórias que compreende um recorte temporal na vida daquela que se tornou um símbolo gigante de resistência. “O trabalho de pesquisa do livro, conduzido pela psicóloga Ana Marcela Terra, traz um vasto material biográfico de Marielle Franco, como registros fotográficos, textos e discursos. Toda a reunião do material é fruto de uma construção coletiva para documentar a trajetória de Marielle”, destaca a socióloga e coautora do livro.

Fernanda Chaves, Priscilla Brito, Ana Marcela e Evlen Lauer eram assessoras de Marielle Franco e tiveram papel fundamental na construção deste livro documental, que rendeu inclusive material para a exposição “Marielle Franco – Nesse Lugar”, uma amostra do acervo biográfico de Marielle Franco.

A exposição foi aberta em março deste ano no Congresso Nacional e segue no formato itinerante em alguns espaços em Brasília, como na Universidade de Brasília (UNB).

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador