STF tem quatro votos pela suspensão do “orçamento secreto”

Os ministros Luís Roberto Barroso, Cármen Lúcia e Edson Fachin seguiram a decisão liminar da relatora Rosa Weber. Faltam apenas dois votos para que seja formada maioria contra a prática

Fachada do edifício sede do Supremo Tribunal Federal – STF

Jornal GGN –  Quatro ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) já votaram a favor da suspensão de repasses parlamentares feitos por meio de emendas de relator, prática conhecida como “orçamento secreto” que tem beneficiado parlamentares aliados do governo.. Os votos foram registrados a partir da madrugada desta terça-feira (9) em sessão no Plenário Virtual. 

Os ministros Luís Roberto Barroso, Cármen Lúcia e Edson Fachin seguiram a decisão liminar da relatora Rosa Weber. Faltam apenas dois votos para que seja formada maioria contra a prática. Os ministros que ainda não votaram têm até as 23h59 de quarta-feira (10) para se manifestarem.

Ajude o jornalismo independente do GGN. Clique aqui e saiba mais

Segundo Weber, tal prática se mostra anti republicana, pela falta de transparência e impessoalidade, em resposta a uma arguição de descumprimento de preceito fundamental ajuizada pelo PSOL.

Na última semana, a ministra suspendeu os pagamentos do “orçamento secreto” até que o plenário da Corte se manifeste sobre o tema.

Leia também:

Governo tenta no STF retomar uso de orçamento secreto para garantir apoio

Decisão de Rosa Weber sobre ‘orçamento secreto’ divide colegiado

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador