5 de junho de 2026

Desmatamento bate recorde no fim do governo Bolsonaro

Área em alerta atingiu o mais elevado patamar da série histórica iniciada em 2016, com alta de quase 54% ante 2021
Agência Brasil

A região sob alerta de desmatamento na Amazônia bateu novos recordes, chegando a 4.793 km2 no acumulado de agosto a dezembro, o mais elevado patamar apurado na série histórica iniciada em 2016.

Siga o Jornal GGN no Google e receba as principais notícias do Brasil e do Mundo

Seguir no Google

De acordo com os dados do sistema Deter-B, do Inpe, houve aumento de quase 54% em relação aos mesmos cinco meses de 2021.

Segundo análise do Observatório do Clima, tal disparada confirma a corrida pelo desmatamento que foi registrada ao final do mandato de Jair Bolsonaro (PL), revertendo a trajetória de queda vista pelo sistema Prodes de agosto de 2021 a julho de 2022 em relação ao período anterior.

Como a taxa de desmatamento na Amazônia é medida sempre de agosto de um ano a julho do ano seguinte, os indicativos ao fim da gestão bolsonarista serão herdados pelo mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em 2023.

“Os alertas de destruição da Amazônia bateram recordes históricos nos últimos meses, deixando para o governo Lula uma espécie de desmatamento contratado, que vai influenciar negativamente os números de 2023. O governo Bolsonaro acabou, mas sua herança ambiental nefasta continua”, disse o secretário executivo do Observatório do Clima, Marcio Astrini.

As cidades que registram maior taxa desmatada entre agosto e dezembro foram Lábrea e Apuí, no sul do Amazonas, na região do eixo da BR-319 (Manaus-Porto Velho), obra iniciada pela ditadura militar e que o governo Bolsonaro retomou.

O aumento do corte raso na região é explicado pela expectativa da obra, que corta o maior bloco de florestas intactas do bioma.

Saiba Mais

Tatiane Correia

Jornalista, MBA em Derivativos e Informações Econômico-Financeiras pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Com passagens pela revista Executivos Financeiros e Agência Dinheiro Vivo. Repórter do GGN desde 2019.

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Mais lidas

As mais comentadas

Colunistas

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 9 anos. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

Camila Bezerra

Graduada em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo pela Universidade. com passagem pelo Jornal da Tarde e veículos regionais. É...

Carla Castanho

Carla Castanho é repórter no Jornal GGN e produtora no canal TVGGN

...

Faça login para comentar ou registre-se.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendados para você

Recomendados