Canções favoritas dos nossos artistas da MPB, por Laura Macedo

A Revista Carioca, edição de nº59/1936, perguntou a várias intérpretes da época a seguinte questão: “Qual a música que mais lhe agradou interpretar”?

Alguns dos consultados foram: Marília Batista, Gastão Formenti, Joel e Gaúcho, Nuno Roland, Newton Teixeira, Bob Lazy (Ary Rosa) e Tânia Maria, entre outros. Localizamos as músicas citadas e vamos socializar aqui.

Marília Batista, Gastão Formenti, Joel e Gaúcho, Nuno Roland, Newton Teixeira, Bob Lazy (Ary Rosa) e Tânia Maria.

 

“Marília Batista, a suave Marília, não canta unicamente com uma voz bonita e triste: compõe também. Sua resposta: ‘- Nunca mais’… Um samba que ganhou todo meu sentimento. É um samba humano. Fala de uma visita triste: alguém que se afasta sem poder dizer tudo o que pretende. Depois, o esquecimento… ‘Nunca mais’”…

Nunca mais” (Marília Batista/Henrique Batista) # Marília Batista. Disco Musidisc (50046-B), 1956.

 

 

A composição ‘Cobra grande’, lenda amazônica de Waldemar Henrique, é a composição que interpreto com mais gosto. Ela detém minha preferência pela sugestiva letra e a beleza melódica”.

Cobra grande [Lenda Amazônica]” (Waldemar Henrique) # Gastão Formenti. Disco Victor (33939-A), 1935.

 

 

A dupla Joel e Gaúcho apontam – “Estão batendo”, dos compositores Walfrido Silva e Gadé (Osvaldo Chaves Ribeiro).

Estão batendo” (Gadé/Walfrido Silva) # Joel e Gaúcho. Disco Colúmbia (8138-B) / Matriz (1086), 1935.

 

 

 

“A inspirada composição Francisco Alves e Orestes Barbosa é a minha predileta, mas sei que outras lindas músicas surgirão”.

Meu companheiro” (Francisco Alves/Orestes Barbosa) # Orlando Silva. Disco Columbia (35027-A). Data indefinida.

 

 

Newton Teixeira, a exemplo da Marília Batista, elegeu como uma das suas preferidas a composição de sua autoria em parceria com Cristovão de Alencar – “Tudo me fala do teu olhar”.

Tudo me fala do teu olhar” (Cristovão de Alencar/Newton Teixeira) # Sílvio Caldas. Disco Odeon (11371-A) / Matriz (5236). Gravação em 2/5/1936 / Lançamento em julho de 1936.

 

Nunca poderia dizer o nome de uma única composição. Prefiro várias. Canto, por exemplo, com grande emoção, a canção de Joubert de Carvalho – ‘Com o pensamento em você’. Gosto também das composições de outros compositores, como Paulo Barbosa, Augusto Vausseur”.

Com o pensamento em você” (Joubert de Carvalho) # Sílvio Caldas e Orquestra Victor Brasileira. Disco Victor (34377-A) / Matriz (80869). Gravação em 18 de agosto de 1938. Lançamento em novembro de 1938.

 

 

Bob Lazy (pseudônimo de Ary Rosa) – o foxe em pessoa -, também, tem seu fox predileto. Trata-se de “Night and day”. “Gosto desse fox que se parece com um dia barulhento e uma noite linda. Gosto principalmente por ser um fox”.

 

Night and Day” (Cole Porter) # Coler Porter.

 

 

 

Confesso não conhecia Bob Lazy/Ary Rosa. Como sou curiosa garimpei um pouco mais e encontrei uma única interpretação dele no Instituto Moreira Salles que compartilho com vocês.

Sabremos luchar” (Eratóstenes Frazão/Nássara [Paul Frischauer/Magalhães Júnior verteram para o inglês e espanhol]) # Bob Lazy [pseudônimo de Ary Rosa, cantor carioca de Botafogo e de música americana]. Disco Odeon (12121-B), 1942.

 

 

 

 

Os Compositores

 

Marília/Henrique Batista / Waldemar Henrique / Gadé e Walfrido Filho / Francisco Alves / Orestes Barbosa / Cristovão de Alencar / Newton Teixeira / Joubert de Carvalho / Nássara / Eratóstenes Frazão / Cole Porter.

 

************

Fontes:

– Fotomontagem: Laura Macedo.

– Revista Carioca (número nº59/páginas: 40/41/57).

– Site YouTube (Canais: “Lauro Gomes Pinto” / “Centro Cultural de São Paulo” / “Gilberto Inácio Gonçalves” / “SenhorDaVoz” / “jomp”).

************

Laura Macedo

3 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Anos 30…

    E eles estavam com razão. Lindas musicas e bela interpretações. O Ary Rosa/Bob Lazy também acabei de conhecer. Por essas descobertas, que ja disse ao Luciano que sou fã dos seus postes, do Jota Botelho e do mestre, claro. Agora so falta a carteirinha.

  2. Fiquei muito feliz com esta postagem, sou sobrinho neto do Dr. Ary Rosa, e realmente ele era um ser humano fantástico, excelente médico, pena que não consegui abri os arquivos dele. se puder me enviar email [email protected] eu agradeço.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador