Escritores assinam manifesto pela democracia e respeito à Constituição

Jornal GGN – O manifesto de escritores e profissionais do livro pela democracia já tem mais de sete mil assinaturas. Entre eles, Chico Buarque, Antonio Candido, Milton Hatoum, Slavoj Zizek, Leonardo Padura, Lira Neto, Raduan Nassar, Bernardo Carvalho, Laerte, Humberto Werneck, Aldir Blanc, Rubens Figueiredo e Davi Arrigucci Jr.

No documento, os intelectuais se posicionam pelo exercício pleno da democracia de acordo com as normas constitucionais vigentes. “Não podemos imaginar a livre circulação de ideias em outra ordem que não seja a da diversidade democrática, gozada de forma crescente nas últimas décadas pela sociedade brasileira, que é cada vez mais leitora e tem cada vez mais acesso à educação”.

Eles afirmam que ainda se lembram dos 21 anos de censura às ideias e aos livros. E garantem que “O retrocesso e a perda dos valores democráticos não interessam à maioria do povo brasileiro”.

“Ao percebermos as conquistas democráticas ameaçadas pelo abuso de poder e pela violação dos direitos à privacidade, à livre manifestação e à defesa, combinadas à agressividade e intolerância de alguns, e à indesejada tomada de partido por setores do Poder Judiciário, convocamos os profissionais do livro a se manifestarem em todos os espaços públicos pela resistência ao desrespeito sistemático das regras básicas que garantem a existência de um Estado de direito”.

A petição está disponível no Avaaz e novas assinaturas ainda estão sendo recolhidas. 

Redação

6 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. PETIÇÃO DE AFASTAMENTO DE MORO

    A petição de destituição do juiz Moro na Avaaz lançada em 06/03/2016, sem apoio de Globo, Estadão, Folha etc., já tem mais de 100.000 assinaturas.

    Assinar a petição ajuda a conter a tentativa de golpe judiciário-midiático cuja ponta de lança é o juiz Moro, e, por conseguinte, ajuda a barrar o golpe contra Dilma e contra os que votaram nela.

    Se você é contra o golpe e quer ajudar a contê-lo, pode assinar a petição clicando no link https://secure.avaaz.org/po/petition/CNJ_Conselho_Nacional_de_Justica_Destituicao_do_cargo_de_Juiz_Federal_do_Dr_Sergio_Moro/?pv=2

    Você pode, também, divulgar a petição (na página da petição, há dispositivos para facilmente compartilhá-la no Face, Twitter, email).

    {O que me preocupa não é nem o grito dos corruptos (que, no Brasil, sonegam R$ 500 bilhões/ano e gritam pega ladrão), dos violentos, dos desonestos, dos sem caráter, dos sem ética… O que me preocupa é o silêncio dos bons. Martin Luther King}

     

  2. Afiando a faca, de cima a baixo….

    Frente Povo Sem Medo vai às ruas em defesa da democracia, Movimentos vão protestar nesta quinta-feira (24) contra a “Justiça de exceção” de Sérgio Moro e contra ameaças à democracia, e reivindicar reformas populares e o fim do ajuste fiscal

    por Rodrigo Gomes, da RBA publicado 21/03/2016 17:51, 

    FRAISSAT/FOLHAPRESSpovosemmedo

    Frente Povo Sem Medo iniciou mobilizações no fim do ano passado contra Cunha e o ajuste fiscal

    São Paulo – A Frente Povo Sem Medo, formada pelo Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) e outras 26 organizações, vai realizar quinta-feira a “Mobilização em Defesa da Democracia: a Saída é pela Esquerda” em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Fortaleza, Uberlândia e outras cidades. Os movimentos temem que os atos pelo impeachment da presidenta Dilma Rousseff sirvam de trampolim para a cassação de direitos. “Insuflaram um clima macartista de intolerância e ódio, que se traduziu nas ruas com intimidação e agressões contra quem diverge. O ambiente criado é de caça às bruxas, de ameaça à nossa já frágil e limitada democracia”, diz manifesto.

    A frente destaca que as ações pró-impeachment e em favor da prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva estão sendo articuladas por setores e personagens conhecidos por ações antidemocráticas e pela corrupção. “Os setores que querem derrubar Dilma e prender Lula apostaram todas suas fichas, passando por cima inclusive de garantias constitucionais e das liberdades democráticas. Nunca é demais lembrar que o impeachment que querem impor tem a marca corrupta, antidemocrática e chantagista do (presidente da Câmara) Eduardo Cunha, representante do que há de pior na política brasileira.”

    Os movimentos lamentam a perda de rumo da Operação Lava Jato, que se transformou “num instrumento de abusos e de seletividade”. E avaliam que a “justiça de exceção”, vigente há décadas nas periferias das grandes cidades contra o povo pobre e preto, está sendo legitimada como regra pelo juiz Sérgio Moro, responsável pela operação, “sob aplausos da mídia”. “Defendemos que a corrupção seja investigada até as últimas consequências. Mas para todos e com as garantias previstas na lei.”

    Para a frente, no entanto, não se pode ignorar que o governo Dilma adotou medidas antipopulares, “identificáveis com o programa derrotado nas urnas”: iniciou um ajuste fiscal antipopular e assumiu uma “agenda de retrocessos” com temas como a Reforma da Previdência e a lei antiterrorismo. E deixaram passar oportunidades de pautar a democratização dos meios de comunicação e do sistema político, além de reformas populares. A crise atual seria também consequência desta “falta de ousadia”.

    “Não ficaremos calados e acovardados ante as ameaças ao que temos de democracia no Brasil. O ataque não é somente contra o PT. É contra o que quer que seja de esquerda neste país. Querem aniquilar o movimento social. Querem impor um ambiente de intolerância e linchamento, onde não há espaço para o pensamento e a ação críticos. A solução que a direita brasileira propõe representa ainda o aprofundamento dos ataques a direitos sociais e trabalhistas.”

    Como parte da reação a esses ataques, o MTST realizou nova ocupação na madrugada do sábado (19), em Itaquera, zona leste da capital paulista. E não descarta realizar outras. Além disso, vai compor a mobilização nacional no dia próximo 31, em vários estados, junto com a Frente Brasil Popular.

    Mais uma vez, os movimentos reivindicam reformas populares, a desmilitarização da polícia e a radicalização da democracia. “Defendemos a ampliação de direitos e liberdades. Mas sabemos que para construir este caminho é preciso deter os retrocessos, barrar a saída à direita representada pelo golpismo. Não há tempo para vacilação.”

    Em São Paulo, a concentração do ato será às 17h, no Largo da Batata, em Pinheiros, zona oeste. A manifestação vai até a sede da Rede Globo, na Avenida Luís Carlos Berrini. No Rio, o ato seria realizado a partir das 11h, no Campus Praia Vermelha da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

  3. Afiando a faca (II)…

    Movimentos sociais fazem hoje, em Sampa, mais um grande ato contra o golpe midiático

    24/03/2016 Miguel do Rosárioantigolpe3

    Hoje haverá grande manifestação contra a Globo em São Paulo! O ato tem início do Largo da Batata às 17 horas.

    ***

    Globo brinca com fogo. Pode se queimar!

    Por Altamiro Borges, em seu blog.

    Nesta quinta-feira (24), a Frente Povo Sem Medo, que reúne diversos movimentos sociais, fará um ato em São Paulo com o slogan “Em defesa da democracia. A saída é pela esquerda”. Segundo Guilherme Boulos, da coordenação do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), a marcha deverá reunir mais de 50 mil pessoas e terá o seu desfecho na porta da Rede Globo, na zona sul da capital paulista. “Este monopólio midiático comanda o golpe e o retrocesso no Brasil”, afirmou durante entrevista coletiva concedida na sede do Centro de Estudos Barão de Itararé nesta terça-feira.

    A empresa da bilionária famiglia Marinho, que explora concessões públicas de rádio e televisão, está brincando com fogo e pode se queimar. Nos últimos dias, cresceram os protestos contra a TV Globo, que assumiu o papel de liderança da conspiração pelo impeachment de Dilma. No gigantesco ato pela democracia na última sexta-feira (18), que tomou a Avenida Paulista, duas palavras de ordem foram as mais gritadas pelos participantes: “Não vai ter golpe” e “Fora Rede Globo”. Em outras capitais, os mesmos bordões foram entoados por centenas de milhares de pessoas.   

    Segundo relato terrorista da Folha – que tem um pacto mafioso com a famiglia Marinho e, inclusive, é sua sócia no jornal Valor – “em Brasília, manifestantes chutaram e bateram em um carro da emissora que parou em frente ao museu Nacional. Alguns militantes pediram para que os outros parassem o ataque… ⁠⁠⁠⁠Em Vitória, Aracaju, Belém e Campo Grande, os manifestantes protestaram em frente às afiliadas da Globo, e uma equipe da emissora TV Verdes Mares, uma dessas afiliadas, foi hostilizada durante protestos em Fortaleza. Na avenida Paulista, em São Paulo, foram distribuídos panfletos em que um quepe militar aparece sobre o logo da emissora, onde está escrito ‘TV Golpe'”.

    Com o agravamento da crise política, a manipulação do império global se tornou ainda mais explícito e agressivo. Ela usou todo seu aparato e seus jagunços de plantão para insuflar as manifestações pelo impeachment de Dilma no domingo retrasado (13) – conforme provaram as jornalistas Bia Barbosa e Helena Martins em reportagem imperdível na revista CartaCapital. Já no ato contra o golpe, na sexta-feira (18), ela se recusou a transmitir a Avenida Paulista ocupada por milhares de manifestantes. Na sequência, as emissoras de rádio e televisão do Grupo Globo deram guarita para os inúmeros atos de intolerância de grupelhos fascistas que espalham o ódio na sociedade.

    Este “jornalismo do esgoto” gerou desconforto entre os próprios profissionais da empresa, que não se acovardaram diante do assédio moral da famiglia Marinho. Artistas vieram a público para criticar a cobertura distorcida e partidarizada. A atriz Monica Iozzi, por exemplo, ironizou “os que se informam apenas pelas manchetes do JN”. Jornalistas relataram ao blog DCM que as redações do império estão tomadas por partidários do golpe, que não têm qualquer compromisso com a ética e com o verdadeiro jornalismo. O clima é de terror, o que indica que a famiglia Marinho decidiu apostar todas suas fichas na desestabilização econômica e política do país. Seria um caminho sem retorno!

    Em outros momentos dramáticos da história do Brasil, como no golpe militar de 1964, o império de comunicação da famiglia Marinho já havia adotado a mesma postura irresponsável e criminosa. Nas ruas de várias cidades, pessoas indignadas com as manipulações queimaram os veículos da empresa. Agora o clima é novamente de revolta contra o golpismo. Além do protesto de quinta-feira, agendado pela Frente Povo Sem Medo, outros atos já estão sendo marcados diante das sedes da emissora e das suas afiliadas no país. Espontaneamente, internautas inclusive já propõem o boicote aos anunciantes da emissora. A Rede Globo está brincando com fogo e pode se queimar!

    WhatsAppTwitterFacebook

     

  4. Rolezinho no shopping Rio Sul (HOJE)

    Rolezinho Pela Democracia

    Na capital carioca, cerca de 200 integrantes do MTST estão sambando na cara da elite branca e golpista no shopping Rio Sul, pra deixar claro que a periferia existe e quer casa!

    O ato é o primeiro da Jornada Nacional de Lutas da Frente Povo sem Medo, o qual o MTST faz parte.

     Foto de POVO SEM MEDO.Foto de POVO SEM MEDO.  

     

  5. assinei todos que vi pela

    assinei todos que vi pela frente e que são contra o golpé e

    a  favor da democracia no brasil…

    parabéns aos internautas que trouxeram esses links que possbilitam

    a gente poder colaborar com a democracia, com o nosso país…

    grato a todos..

    até me emociono..

    é um orgulho assinar esse manifesto dos escritores,

    o meu nome estar ao lado de pessoas admiráveis, pessoas

    que eu sempre considerei genios da cultura brasileira,

    antonio candido,

    chico buarque,

    luis fernando veríssimo.

    zélio, e tantos oujtros nomes de peso da nossa cultura,

    eternos defensores da democracia e do estado de direito democrático…

    abs a todos eles e a todos voces que lutam tanto por esse país,

    por suas convicçõe, seus ideais…….

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador