A censura na Internet já está imposta, por Paul Craig Roberts

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

Imagem e-Oaxaca

A censura na Internet já está imposta

por Paul Craig Roberts

Título original: Apple, Google, Youtube, Facebook e Twitter subvertem a Constituição dos Estados Unidos, a liberdade de expressão, e a liberdade americana

Publicado em 07 de agosto de 2018 no site de Paul Craig Roberts

Traduzido por Ruben Bauer Naveira

O ataque coordenado [veja aqui em português, pelo portal G1] contra o blogueiro e ativista digital de InfoWars Alex Jones, por parte da Apple, Facebook, Google/Youtube e Spotify, é toda a prova que ainda nos faltava de que o fracasso absoluto quanto a se fazer cumprir as leis antitruste dos Estados Unidos acabou por produzir empresas poderosas e impuníveis, que estão aptas a exercer muito mais censura, não somente nos Estados Unidos mas tambémnos países vassalos de Washington, do que a Gestapo nazista ou o NKVD de Stalin jamais sonharam ter em mãos.

Recentemente, o progressista Rob Kall e eu debatemos no programa dele quanto às implicações de ter a Apple se tornado uma empresa de um trilhão de dólares. Um ou dois dias depois, Rob Kall escreveu um artigo no seu site OpEdNews no qual ele desenvolve o argumento de que uma empresa de um trilhão de dólares detém poder demais para a nossa continuidade enquanto um povo livre. Eu concordo com ele. Somente 16 países, de um total de 195 países no mundo, ou seja, meros 8%, possuem um PIB igual ou maior que um trilhão de dólares.

Pense sobre isto. A Apple é maior que o PIB de quase todos os países no mundo. Em outras palavras, a Apple detém poder equivalente ao de um poderoso governo. A Apple poderia ser um membro do G-20. A Apple poderia instituir sua própria moeda, e tomar parte dos direitos especiais de saque (SDR) detidos pelos países-membros do FMI. A Apple poderia participar como um financiador dos empréstimos do FMI ou do Banco Mundial. A Apple poderia ter suas próprias forças armadas e serviço secreto.

Nem bem Rob Kall havia postulado esse argumento e a Apple veio a comprová-lo, em ação conjunta com os demais monopólios do mundo digital – Google/Youtube, Spotify e Facebook: https://www.rt.com/usa/435259-infowars-ban-twitter-reacts/

Nos Estados Unidos praticamente tudo já foi monopolizado: o mundo digital; 90% da mídia impressa e televisiva pertencem a 5 ou 6 empresas; 90% dos depósitos bancários estão em 5 megabancos “grandes demais para falir” [too big to fail]; empresas como Walmart, Home Depot eLowes exterminaram as lojas familiares independentes e comunitárias; as franquias de autopeças liquidaram os negócios familiares no ramo; as franquias de restaurantes destruíram os restaurantes familiares; monopólios químicos, farmacêuticos, etc.Isso não tem fim. A monopolização da economia americana foi levada a cabo sob a rubrica do “globalismo”. O dogma é o de que você é incapaz de competir globalmente, se não for grande o suficiente para ser um monopólio ou quase-monopólio.

A revolução digital combinada com as políticas identitárias tornou fácil coagir a liberdade de expressão. Qualquer luz sobre assuntos que a elite dominante não quer que sejam mencionados, qualquer revelação de verdades que exponham agendas ocultas, é rotulada como “teoria da conspiração” ou como “discurso de ódio”, e silenciada. Esse monopólio é o que a Apple, o Facebook, o Google/Youtube e o Spotify exercem agora contra Alex Jones.

Alex é apenas o primeiro. Ele é ferino e, às vezes, passa do ponto. Mas ele traz para o centro das atenções assuntos que os poderes dominantes desejam manter nas sombras. Esta, e somente esta, é a razão para que a elite dominante esteja buscando calá-lo. A acusação de discurso de ódio não passa de uma farsa inventada.

O que a Apple, o Facebook e resto dessa Gestapo americana deixam transparecer é que a verdade é um discurso de ódio. Isso é o 1984 de George Orwell em estado puro.

Ludibriar o povo americano por meio da censura aos expositores de verdades é agora a política oficial da Apple, Google/Youtube, Facebook, Twitter e Spotify.

A mídia impressa e televisiva já demitiu todos os jornalistas de verdade, como Robert Perry, Chris Hedges e SyHersh. Agora que Alex Jones está sendo bloqueado na Internet, a determinação da elite para controlar todas as narrativas se espalhará pela Internet até que o último expositor de verdades tenha sido silenciado. É apenas uma questão de tempo.

De fato, a censura está rapidamente se expandindo. O Twitter acabou de banir a presença de Scott Horton que é diretor editorial do site AntiWar.com, e de Daniel McAdams que é diretor do libertário Ron Paul Institute: https://www.zerohedge.com/news/2018-08-07/crackdown-continues-twitter-suspends-libertarian-accounts-including-ron-paul

Tommy Robinson teve a sua página no Instagram removida:https://www.rt.com/uk/435312-tommy-robinson-instagram-ban/

O ex-oficial veterano do Departamento de Estado Peter Van Buren foi banido do Twitter, aparentemente por ter nos dito que as autoridades do governo mentem para nós.

As políticas identitárias, que ajudaram a impor códigos de fala e a formatar a categoria de “discurso de ódio”, por meio da qual qualquer membro de um “grupo vitimado” pode se insurgir contra homens brancos, é uma das fontes da censura que está destruindo a liberdade de expressão por todo o Ocidente. Entretanto, nos Estados Unidos, o maior impulso para a censura é o fato de que as agendas da elite dominante não são aceitáveis para o povo americano. As elites governantes temem que as suas narrativas de engodo sejam tão frágeis que até mesmo aqueles cerebralmente lavados acabarão por perceber a luz, se qualquer resíduo de verdade continuar a irradiar.

No mundo ocidental de hoje, nada está mais em perigo do que a verdade. Nenhuma instituição pública ou privada, seja a CIA, o FBI, o Departamento de “Justiça” (sic), o Facebook, a Apple, o Google, o Youtube, o Twitter, a CNN, o NationalPublic Radio, a Microsoft NBC, o New York Times ou o Washington Post, já não guarda mais absolutamente respeito nenhum pela verdade.

A verdade é uma pedra no caminho das agendas ocultas. As “imprenstitutas” [no original, presstitutes] servem às agendas ocultas, não à verdade.

Nada é menos bem-vindo nos sistemas políticos do Ocidente que a verdade. Ainda que os governos russo, chinês, norte-coreano, iraniano e indiano busquem acordos sem sentido com Washington, esses acordos, como o [acordo nuclear] iraniano, não têm nenhuma chance de serem honrados por Washington.

Washington busca exercer hegemonia sobre o mundo. Os neoconservadores que, juntamente com Israel com quem os neoconservadores estão solidamente aliados, controlam a política externa dos Estados Unidos, estão firmemente comprometidos com a hegemonia dos Estados Unidos sobre o mundo. Se os governos da Rússia, China, Irã, Índia e Coréia do Norte não entendem isto, eles estão procurando encrenca feia.

O que nós podemos fazer? Nunca mais comprar outro produto da Apple. Abandonar o Facebook, o Youtube, o Twitter e o Spotify. Encerrar todas as contas no Google e nunca mais usar o Google para buscar nada. Essas empresas são empresas da Gestapo nazista. Elas merecem a nossa condenação. Essas desprezíveis empresas deveriam ser nacionalizadas, ou extintas, ou incriminadas por colaborar no complô para depor o presidente dos Estados Unidos.

Elas são os agentes do mal.

Existem portais alternativos. Mude para eles, e apoie aqueles que se recusam a censurar a liberdade de expressão. Oxalá as ações antidemocráticas do Facebook, do Twitter e dos demais acabarão por destruir o seu modelo de negócios, e o seu lugar será ocupado por novas empresas que respeitem a proteção que a Constituição dá à liberdade de expressão.

São os americanos tão estúpidos que eles não veem aquilo que está se desenrolando diante dos seus próprios olhos? A nossa elite dominante tem agendas que não tem como assumir. Gente como Alex Jones expõe essas agendas. A elite dominante tem que fazer cessar essa exposição, então eles deturpam e demonizam Alex Jones. Aqueles cerebralmente lavados pelas políticas identitárias e pela mídia imprenstituta são manipulados e usados para instigar uma campanha contra Alex Jones, da mesma forma que foram usados contra o presidente Trump, Julian Assange, Snowden e tantos outros. De fato, o site PropOrNot [site de ativismo anti-Rússia, disfarçado de agência de checagem de fakenews] foi utilizado contra 200 sites de pensamento independente [episódio relatado aqui no GGN].

Uma vez que eles peguem Alex, a quem fizeram de alvo, eles farão de alvo todo o restante de nós, e toda verdade desaparecerá do mundo ocidental. De fato, a verdade tem uma presença escassa no mundo ocidental de hoje. As elites governantes não têm nenhum interesse na verdade. Em algum momento os russos, chineses, iranianos, indianos e norte-coreanos terão que se tornar conscientes desse fato.

Antes de você saltar estupidamentepara dentro do bonde anti-Alex Jones, assim como tantos americanos desavisadamente saltarão, relembre e reflita sobre a observação feita sobre os nazistas, naqueles tempos, pelo pastor luterano alemão Martin Niemoller:

“Primeiro eles vieram buscar os socialistas, e eu fiquei calado —

Porque eu não era um socialista.

Então eles vieram buscar os sindicalistas, e eu fiquei calado —

Porque eu não era um sindicalista.

Então eles vieram buscar os judeus, e eu fiquei calado —

     Porque eu não era um judeu.

Então eles vieram me buscar — e já não havia mais ninguém para protestar por mim.”

Desta vez, eles estão começando por Alex Jones.

Em breve seremos todos nós. A liberdade de expressão nos Estados Unidos, que é essencial para se buscar a verdade, está sendo sistematicamente exterminada. A ideia de que os Estados Unidos são um país livre é a maior mentira de todos os tempos.

 

N. do T.: Para os leitores que chegaram até o final deste artigo, fica a informação de que Alex Jones é um blogueiro de direita, detestado pela esquerda. A maior parte da esquerda nos Estados Unidos vêm se comprazendo com a perseguição a Jones, sem se dar conta de que Jones não passa de boi de piranha, balão de ensaio numa empreitada das elites dominantes (lá nos Estados Unidos e também aqui no Brasil)que se mostrará muito mais ampla: a de silenciar todas as vozes dissidentes – em especial as da esquerda.

 

 

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

17 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Exemplo:

    Eu tinha mais de 5 mil seguidores no facebook..

    .. parece bastante, mas, de repente, meus posts (conteúdo anti-sistema) pararam de receber feedback..

    .. nem um likezinho sequer..

    Ali prá mim já estava clara a censura que eles podiam e estavam exercendo.

    Parei de usar. Acho que muita gente abandonou essa rede social.

    Não excluí a conta, mas fiquei meses sem postar algo.

    Quando ocorreu essa última convenção do PT que escancarou um movimento para “driblar” Lula, eu resolvi reativar meu facebook, e postei isso:

    —-

    “se confirmarem a chapa haddad/manu, a estorinha de Lula A a Z, Lula ou nada, era mentira.. então será o 3º golpe. Derrubaram a Dilma, prenderam o Lula, agora lançaram uma chapinha que perderá para Alckmin (ou Ciro).. Lula não sai da prisão nunca mais..

    Lula se deixou levar numa prisão ilegal porque foi orientado nesse sentido.. talvez ele, com a força do povo, decidisse outro caminho, se soubesse que por ali ficaria anos preso e o golpe seria legitimado via eleições fajutas..

    É uma aberração cognitiva, se não for outra coisa, aceitar eleição sem Lula, é um absurdo, Lula é honesto, tem todos os direitos políticos e é vontade do povo.. Hadda/Manu não é vontade do povo..

    Nem é uma questão de gostar ou não deles, simplesmente o povo não quer isso.

    Vcs estão ficando loucos em achar que uma eleição concedida pela globo será boa para nós brasileiros..

    Seja como for, depois da internet, a história se faz em tempo real, cada um que fique com suas escolhas..”

    —-

    Imediatamente, questão de poucas horas, esse post recebeu centenas de comentários..

    .. uau..

    Será que voltamos aos velhos tempos, quando se podia postar com liberdade no facebook?

    Que nada, foi só um momento em que o sistema “baixou a guarda”, talvez tenha cancelado um alerta anterior, talvez eles coloquem alguns usuários em uma espécie de “sandbox” provisória, não sei..

    .. só sei que depois escrevi posts mais bombásticos do que esse, esclarecendo aspectos, trazendo novas informações e esses novos posts não receberam nem 1 like sequer.

    Isso é impossível.

    Há anos eu administro comunidades, não funciona assim.

    O assunto é muito importante, forma um burburinho (cauda longa), as pessoas não “abandonam” assim..

    O que acontece ali e um controle, também ocorre o mesmo no Twitter..

    .. o que vc encontra no Google é o que o Google quer que vc encontre..

    .. é uma realidade virtual..

    Aí eles criam o que querem, como por exemplo os fenômenos MBL e outras agências de marketing digital confundidas com movimentos sociais, o Bolsonaro, o próprio golpe na Dilma e agora também essa candidatura haddad/manu que não passa da esquina..

    .. não passa da esquina, mas nas redes sociais bomba..

    .. e vc quase não vai encontrar alguém falando na possibilidade de matarem Lula na prisão..

    .. assunto proibido..

     

  2. Eu desconfio dessas redes estadunidenses desde sempre

    Embora estejamos em 2018, quase 20 anos depois do surgimento do Orkut e 15 anos após Facebook e Google/Youtube, NUNCA me deixei seduzir por essas redes estadunidenses que controlam a informação na internet e usam a rede mundial para espionagem e coleta de informações e dados dos milhões (hoje bilhões) de usuários. 

    A internet, em si, só foi liberada para uso civil, na décadas de 1990 (três décadas após lançado seu embrião, com fins militares, científicos e estratégicos nos EEUU) quando os EUA desenvolveram um sistema que permitisse o total controle da informação que circula pela grande rede mundial. Sempre me surpreendeu a ingenuidade com que muitos observaram (e ainda observam) a transição da comunicação por meios impressos e de radio-teledifusão para esse da rede mundial de computadores (sejam eles de mesa, notebooks ou de mão, como são os chamados smartphones).

    O artigo cuja tradução foi publicada aqui, trazendo relato da censura e banimento de um blogueiro de direita (cujos equivalentes brasileiros seriam os bolsomínions, e MBListas da vida), traz um alerta sobre as reais intenções dessas redes socias digitais estadunidenses (Facebook, Apple, Google, Youtube, Twitter, etc.)

  3. censura

    Caro Jruiz, tentei dar 5 estrelas pro seu comentário mas não foi possível(censura?)

    Diante disto, apelo a todos que mandem apple, google, face, twitter e outras bostas pro chinelo. Qualquer forma de entretenimento é melhor que Tv e computador

  4. Já havia exposto aqui minha

    Já havia exposto aqui minha humilde opinião sobre a censura ao MBL nas redes sociais. O alvo é a esquerda. Aqui no Brasil já temos consciência dessa realidade há bastante tempo. O Estado profundo americano vai fazer o nazismo parecer uma brincadeira de amadores. Dado o controle quase absoluto das informações, a reversão desse cenário orwelliano pode se dar pela via do colapso econômico e social

  5. 200 mil adesões em 2 dias e 50 mil em 2 meses
    A indicação de Lula para o Nobel da Paz por Esquivel começou célere em adesões e depois de 2 dias praticamente parou. É muito fácil alguém manipular o número de adesões, tipo libera 1 a cada 10 ou 100. Hoje arrasta-se em 286 mil.
    Curioso não?

  6. É decepcionante ver o GGN

    É decepcionante ver o GGN postando esse tipo de artigo aqui.

    Defender as loucuras esquizofrênicas e extremistas de Alex Jones com a máscara de “defesa da liberdade de expressão” é muita desonestidade intelectual. Jones é um dos gurus da direita ignorante e paranóica nos EUA, assim como o ridículo Olavo de Carvalho é para o acéfalo médio do MBL.

    Mas admito que ri com a comédia involuntária do texto traduzido. De repente, o autor (obviamente um conservador de direita) descobre como funciona o mundo capitalista: as empresas têm muito poder e controlam o governo, e quem discorda acaba prejudicado. Quem diria?

    Os críticos de esquerda provavemente vão dizer que devemos dar atenção a esse fato, já que esse processo de censura vai prejudicar muito mais a esquerda do que a direita.

    Mas como brasileiro, onde a rede globo manda a décadas, tudo que posso dizer é… Qual a novidade?

    1. O autor participou da

      O autor participou da administração Reagan, da qual se afastou por divergências de política econômica.

      É, hoje, crítico do FED e do sistema de bancos centrais.

      É, certamente, conservador, mas lúcido.

      A questão não é defender quem quer que seja, mas denunciar um sistema de controle da sociedade de dar inveja ao Big Brother, aquele amador.

      Não podemos tomar a televisão para mensurar esse monstro.

      Como eu já disse aqui, diversas vezes, a televisão condiciona e manipula. O google rastreia e vigia.

      E nós estamos nos entregando a esse sistema sem perceber.

      1. Não discordo de você nesses

        Não discordo de você nesses pontos.

        Mas não lhe parece curioso que todo esse barulho está sendo feito por causa de Alex Jones? Um “con-man” da pior espécie, que inventa os mais insanas teorias da conspiração para ganhar dinheiro engando um público ignorante ao extremo?

        Sejamos realistas: a esquerda continua sendo censurada e perseguida, como sempre foi. A direita insana está fazendo birra porque perdeu um de seus heróis medíocres (e ela tem vários).

        Então?

        1. Eu quis dizer, amigo, é que

          Eu quis dizer, amigo, é que colocar Alex Jones no centro da questão que está sendo abordada pelo artigo de Roberts é a mesma coisa que achar que analisar o comportamento do Neymar fora de campo seja a melhor maneira de analisar o que está se passando com o Brasil, hoje.

          Não é necessário entender, e nem sequer dar atenção à gente como Alex Jones ou Neymar, para perceber que são apenas consequências, minúsculas, dessa distopia para a qual estamos sendo levados, com nossas cabeças baixas, enfiadas na tela de celulares, escravizados pelo Partido Corporações/Bancos, através de seus feitores, facebook, google, etc.

          Imbecis como Alex Jones e nulidades como Neymar são representações, quase simbólicas, desse processo mundial de idiotização do ser humano, aquele que no passado servia para gerar mais-valia, e agora nem para isso serve, e por isso tem que ser anestesiado, dopado, mantido calmo rente à cerca, até que se descubra alguma solução final mais limpinha para ser eliminado.

          Os seguidores do Alex Jones e de Neymar são os novos zumbis. Não comem cérebros, pois não os encontram mais em lugar algum. Mas é preciso que se devorem, para desaparecer, de preferência sem fazer sujeira nem barulho. Talvez como o fazem agora, nos shoppings, nas ruas, com as cabeças enfiadas na tela de celulares, escravizados etc. etc…

          E então? Que tal uma solução final virtual?

           

  7. Para entender quem é Alex Jones

    Ele inventou uma mentira terrível, o pizzagate, que seria um grupo de pessoas pedófilas que se reuniria no porão de uma pizzaria em Washington para abusar sexualmente de crianças.

    Esse grupo de pedófilos seria liderado por Hillary Clinton.

    Espalhou essa m**** aos quatro ventos.

    Qual o resultado? Um maluco foi até a pizzaria armado até os dentes e só não causou mais uma tragédia com dezenas de mortos porque a polícia conseguiu agir a tempo.

    Não existe conceito de liberdade de expressão no mundo que acolha esse tipo de coisa.

    É muito parecido ao que faz aquela quadrilha de extrema direita que persegue feministas no Brasil e incentivaram um cara do interior de São Paulo a matar uma moça lésbica antes de se suicidar. Há inclusive a suspeita que tenham colaborado do mesmo modo com o responsável pelo massacre do realengo, que resultou na morte de 10 meninas e 2 meninos numa escola municipal do Rio de Janeiro em 2011.

    Alex Jones é lixo atômico.

    1. Resultado da ação destas

      Resultado da ação destas empresas: os seguidores de Alex Jones (não é o meu caso) agora têm CERTEZA que ele está certo e por isto foi perseguido 🙂

  8. Pode até ser…mas…

    Olha pode até ser censura…mas esse Alex jones é um doente mental, expõe que agenda? dos iluminati reptilianos? de armas experimentais para converter soldados em homossexuais? esse tipo de bobagem q ele fala…agenda de quem? é um charlatão q vende hormônio do macho alfa e instiga seus seguidores a atos de violência, como pizzagate…tem vários escândalos inaceitáveis esse cara…

    Fico feliz mesmo q a máquina de mentiras do MBL tenha sido freada…demorou demais demais…se vierem para silenciar a esquerda não será novidade nenhumam, essa galera sabe revidar…

    mas defender lúnaticos e charlatões como como alex jones e MBL que causam estragos sérios e reais com suas mentiras…defender q essa gente tenha liberdade de espalhar essa patifaria…é quase como defender o direito de nazifascistas se expressarem…

  9. A coisa está tão preta, que

    A coisa está tão preta, que hoje é necessário sair, de alguma forma, em defesa de Paulo Maluf e Alex Jones, e elogiar, aqui e ali, Gilmar Mendes.

    Essa merda em que nos metemos está ficando muito grande.

    Quanto a Orwell, comentei uma vez – creio que aqui mesmo, no GGN -, que, ao ler o 1984, basta substituir “Partido” por “Corporações/Bancos”, e tá tudo lá, a nossa realidade atual, sem tirar nem por.

    Apenas a extensão e qualidade do controle exercido sobre a população alcançam um grau de invasividade e eficiência jamais sonhado pelo Big Brother.

    Também já comentei – aqui também, no GGN – que os Estados Unidos são um Estado Privado. Quem manda são as duas entidades acima mencionadas, por um motivo muito simples: são elas que bancam e elegem aqueles que operam o Estado, sejam eles eleitos – deputados, senadores e executivo – sejam eles nomeados, como no Judiciário.

    Nomeados pelo eleito, claro, não por algum eleitor.

    Mas o post me levou a algumas divagações:

    Dinheiro, como se sabe, não tem pátria.

    E as nações não tem dinheiro.

    O dinheiro é das corporações e dos bancos. A arrecadação, fica com o Estado. A merreca da merreca, o salário, com a gente.

    Ou, pelo menos, ficava, até algum tempo.

    O estado está, portanto, para o binômio Corporações/Bancos, da mesma maneira como o político corrupto está para seu corruptor: leva só uma bolada, um 2% ou 5% qualquer.

    E quanto o Estado precisa, já que os países não têm donas-de-casa, que só gastam o que ganham, onde buscar financiamento? Mais-valia, como fonte de acumulação de capital, é uma espécie em vias de entrar em perigo de extinção.

    Quem diria, o Capitalismo vai finalmente transformar Marx em um traste inútil justamente com sua arma fundamental.

    Dizem que 3% do dinheiro circulando nos Estados Unidos hoje, existem em forma física.

    O resto é tktktktktk enter.

    Esse tktktktktk enter , sem o enter, parece aquelas máquinas de etiquetar, nos supermercados brasileiros dos anos 80, não paravam um minuto sequer, era o dia inteiro: tktktktktk…

    E a dívida…vai chegar um tempo em que vai ser preciso cortar uns zeros e mudar o nome, aí tudo volta ao normal.

    “Normal”, melhor dizendo.

    O desempregado não está sob a anestesia do salário e do consumo, e sente na pele os efeitos dessa fraude financeira em que vivemos.

    Daí essa divagação.

    Não tomo mais o tempo de quem conseguiu chegar até aqui.

     

    1. “A coisa está tão preta, que

      “A coisa está tão preta, que hoje é necessário sair, de alguma forma, em defesa de Paulo Maluf e Alex Jones, e elogiar, aqui e ali, Gilmar Mendes.”

      Estamos diante de um colapso cognitivo na sociedade ocidental. As contradições do capitalismo, ao invés de serem enfrentadas pelos trabalhadores, se transformaram em contradições da mente humana.

      Os próprios defensores de Alex Jones, citado no texto, odeiam igualmente os nazistas, os judeus, os comunistas e os islâmicos… É tanta contradição e ignorância misturada que fica difícil até mesmo classificar a posição política desse pessoal. A coisa é tão esquizofrência que vi até mesmo um grupo de conservadores direitistas defendendo uma revolução armada dos trabalhadores contra as empresas!

      Vivemos em tempos muito estranhos.

  10. Concentração de poderes

    Idealmente falando ou, de outra forma, numa sugestão que busca apontar caminhos, ainda que para serem trilhados paulatinamente, todas essas firmas que têm resultados maiores que PIBs nacionais devem ser desmontadas e seus gestores impedidos de gerirem novas firmas. Deve ser proibido concentrar tanto poder econômico assim, ainda mais considerando que em lugares em que se permite relações capitalistas poder econômico significa poder político.

    Da mesma forma como se dissolve milícias e se prende milicianos, para manter a intimidação como responsabilidade exclusiva às organizações estatais, nenhum sub-grupo da sociedade pode ter mais poder que a sociedade como um todo.

    Ia dizer que a doença mental chamada megalomania é que leva a esse estado de coisas mas talvez seja mais acertado pensar em outra doença: o complexo de inferioridade. Digo isso porque parece que em culturas de vira-latas como a nossa, principalmente dos que se julgam elite, que buscam privilégios (e não direitos), a ocorrência da megalomania parece mais comum do que em culturas de pessoas que têm certeza de suas importâncias e grandezas como cidadãs.

  11. Contrapoder

    Defender um “espalhador” de mentiras é defender a liberdade de expressão?

    Fica a pergunta para a reflexão.

    No mais, quando as forças progressistas (confederações sindicais, internacionais de partidos progressistas…) irão perceber que já passou da hora delas providenciarem, unidas a nível mundial, seus próprios e autônomos instrumentos verticalizados de produção e difusão de informações, para permititir a independência do contrapoder que possa confrontar as mentiras do capitalismo fim de linha que está destruindo o planeta?

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador