A incrível ampliação do Shopping Frei Caneca

É fácil entender porque a capital de São Paulo transformou-se nesse enorme e caótico congestionamento de carros que não conseguem sair do lugar. Na Folha de S. Paulo de hoje há uma boa amostra de como o poder público (mal) trata o planejamento urbano.

Para quem não conhece, as imediações da rua Rua Frei Caneca, no bairro da Consolação, são formadas por ruas e calçadas estreitas, de traçado irregular e relevo acidentado. Nas imagens anexas, do Gooogle Earth, estão a vista aérea da região (destacando as ruas e os empreendimentos citados) e uma foto do Street View da Rua Frei Caneca. Hoje, essas ruas já estão sobrecarregadas de trânsito por um Shopping Center surpreendentemente construído em meio a ruas e vielas estreitas. Em função das suas boas salas de cinema, esse é um dos shoppings mais problemáticos para encontrar vagas de estacionamento nos finais-de-semana.

Pois bem: a Prefeitura de São Paulo não apenas autorizou a construção de 4 torres residenciais de 25 andares bem em frente ao Shopping, como agora autoriza a ampliação do próprio shopping em 25%. Diante do caos que certamente tomará conta das precárias ruas da região, as contrapartidas exigidas da empreiteiras responsáveis pelos investimentos são absurdamente ridículas:

  • 20% a mais de vagas no já subdimensionado estacionamento do Shopping (e cuja expansão irá acabar com um outro estacionamento atualmente existente ao lado)
  • Revitalização das placas de sinalização
  • Rebaixamento de guias
  • Instalação de semáforos para pedestres
  • Modernização dos semáforos para carros

Cada vez que São Paulo inunda ou quando o trânsito pára em congestionamentos-recorde, os administradores fazem compungidos discursos culpando o “crescimento desordenado da cidade”, a “falta de planejamento”, etc, etc. Mas no dia-a-dia, nossa Prefeitura continua com essa mesma política predatória – que só beneficia a especulação imobiliária e degrada sistematicamente a qualidade de vida na metrópole.

=========

Da Folha de S. Paulo
Área do shopping Frei Caneca crescerá 25%
James Cimino – de São Paulo

O shopping Frei Caneca (região central) ficará 25% maior a partir de outubro de 2012. As obras de fundação já se iniciaram nos fundos do empreendimento, onde antes havia um estacionamento descoberto e uma saída para a rua Itararé.

De acordo com a assessoria de imprensa do shopping, serão ampliados os cinco pisos de estacionamento, os dois do centro de convenções, a praça de alimentação e os pisos de lojas.

Após a ampliação, o shopping passará de 140 para 168 lojas. Três delas serão lojas âncora (magazines e lojas de departamentos que têm público cativo).

O estacionamento, hoje com 1.000 vagas, ganhará mais 200. As novas vagas já fazem parte das exigências feitas pela prefeitura para aprovação do projeto, segundo o shopping. Vizinhos do local já estão se mobilizando, dizendo-se preocupados com o aumento do tráfego, que já é intenso. A rua chega a parar, até mesmo no fim de semana.

Em frente ao empreendimento, já estão em fase de conclusão quatro prédios residenciais, todos com mais de 25 andares, que intensificarão ainda mais o fluxo de veículos na região.

A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) não informou a estimativa de carros que a região irá ganhar, mas listou as contrapartidas que esses empreendimentos terão de realizar para amenizar o impacto no tráfego. Serão revitalizadas placas de sinalização, rebaixadas as guias, instalados semáforos de pedestres e modernizados semáforos para carros em ruas como Peixoto Gomide e Dona Antonia de Queirós.

A íntegra, para assinantes.
http://www1.folha.uol.com.br/fsp/cotidian/ff0402201126.htm

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador