Brasil pede esforço internacional para conter tensão no Oriente Médio

No sábado (13), drones lançados pelo Irã atacaram Israel em retaliação ao bombardeio de consulado em 1º de abril

Interceptação de foguetes lançados de Gaza pelo sistema de defesa aéreo de Israel. Crédito: Majdi Fathi/NurPho/NurPhoto

Brasil pede esforço internacional para conter tensão no Oriente Médio

Da Agência Brasil

O Ministério das Relações Exteriores divulgou neste sábado à noite (13) nota no qual o governo brasileiro manifesta “grave preocupação” com relatos de envio de drones e mísseis do Irã em direção a Israel. De acordo com a nota, a ação militar deixou em alerta países vizinhos e exige que a comunidade internacional mobilize esforços para evitar uma escalada no conflito.

A tensão no Oriente Médio aumentou depois que o consulado iraniano em Damasco, na Síria, foi bombardeado em 1º de abril. Neste ataque, morreram sete membros da Guarda Revolucionária Iraniana, além de seis cidadãos sírios. O Irã responsabilizou Israel pelo ataque e prometeu retaliar Tel Aviv pela agressão.

Confira a íntegra da nota divulgada pelo Itamaraty:

O Governo brasileiro acompanha, com grave preocupação, relatos de envio de drones e mísseis do Irã em direção a Israel, deixando em alerta países vizinhos como Jordânia e Síria.

Desde o início do conflito em curso na Faixa de Gaza, o Governo brasileiro vem alertando sobre o potencial destrutivo do alastramento das hostilidades à Cisjordânia e para outros países, como Líbano, Síria, Iêmen e, agora, o Irã.

O Brasil apela a todas as partes envolvidas que exerçam máxima contenção e conclama a comunidade internacional a mobilizar esforços no sentido de evitar uma escalada.

O Governo brasileiro recomenda que não sejam realizadas viagens não essenciais à região e que os nacionais que já estejam naqueles países sigam as orientações divulgadas nos sítios eletrônicos e mídias sociais das embaixadas brasileiras.

O Itamaraty vem monitorando a situação dos brasileiros na região, em particular em Israel, Palestina e Líbano desde outubro passado.

Entenda o conflito

A tensão no Oriente Médio aumentou depois da acusação de que o Irã lançou drones contra o território de Israel no último sábado (13). Segundo Israel, os sistemas de defesa abateram os drones e dispararam sirenes para que os moradores das áreas ameaçadas pudessem se abrigar. 

Em 1º de abril, o consulado iraniano em Damasco, na Síria, foi bombardeado. Sete membros da Guarda Revolucionária Iraniana e cidadãos sírios foram mortos. O Irã, então, responsabilizou Israel pelo ataque e prometeu revanche. 

Benjamin Netanyahu, primeiro-ministro de Israel, afirmou que o país está pronto para possíveis ataques diretos do Irã ou para qualquer outro cenário de defesa ou ataque, graças ao apoio dos Estados Unidos, Grã-Bretanha, França, entre outros muitos países. 

LEIA TAMBÉM:

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador