Coalizão liderada pelos EUA anuncia que vai deixar o Iraque

O Parlamento do Iraque decidiu no domingo (5) que todas as tropas estrangeiras deveriam deixar o país

© REUTERS / Khalid Mohammed/Pool

da Sputnik 

Coalizão liderada pelos EUA anuncia que vai deixar o Iraque

Os Estados Unidos anunciaram nesta segunda-feira (6) que a coalizão que lideram deixará o Iraque após determinação do Parlamento local.

A decisão foi anunciada por carta obtida pela agência de notícias Reuters. Na missiva enviada a Bagdá, Washington afirma que “respeita sua decisão soberana de ordenar nossa retirada” e que as forças da coalizão “tomarão medidas apropriadas para minimizar e mitigar o distúrbio ao público”.

O texto é assinado por William H. Seely III, comandante das tropas dos EUA no Iraque. “Enquanto começamos a implementar esta próxima fase de operações, quero reiterar o valor de nossa amizade e parceria”, diz a carta.

Os Estados Unidos bombardearam e mataram o general iraniano Qassem Soleimani no Aeroporto Internacional de Bagdá. O mesmo ataque de drone também matou Abu Mahdi al-Muhandis, comandante-adjunto de um grupo de milícias xiitas iraquianas. A ação provocou reação de Teerã e aumentou a tensão no Oriente Médio. O Parlamento do Iraque decidiu no domingo (5) que todas as tropas estrangeiras deveriam deixar o país.

Contudo, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, chegou a afirmar que só deixaria o país após o Iraque pagar por uma base aérea estadunidense. “Nós temos uma base aérea extraordinariamente cara lá. Custou bilhões de dólares para construí-la, muito tempo antes de mim. Nós não vamos sair até que eles nos paguem por isso”, afirmou o presidente norte-americano.

O secretário de Estado dos EUA também expressou recentemente resistência à retirada das tropas. Em entrevista à Fox News, Mike Pompeo disse que o atual primeiro-ministro do Iraque, Adil Abdul-Mahdi, é “interino”. “Ele está sob enormes ameaças da própria liderança iraniana contra a qual estamos batalhando. Estamos confiantes de que o povo iraquiano quer que os Estados Unidos continuem lá”.

Redação

8 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. O importante não é apenas que saiam mas como saírem. Vejo grandes possibilidades de que armem bombas antes, de todo tipo: sociais, morais e físicas, mesmo. Financiarão terroristas às escondidas? Semearão discórdias? Embargarão países que se dispuserem a ajudar o Iraque a se reconstruir independente? O terror, de aberto, passa a ser não-assumido? É claro que os EUA não deixarão o Iraque em mais uma derrota além do Vietnã, da Coreia e tantas outras derrotas militares que tem sofrido desde que decidiu que seria o dono do mundo. Seria bom que os empresários privados dos EUA dessa vez não lucrassem porque eventual lucro significará que sairão mais poderosos do que entraram. E se há algo que tem prejudicado o mundo é “americano” com poder.

    De qualquer forma, pelo que tem ocorrido no mundo todo mas especificamente no nosso país, não há nada que aquele país faça que não tenha algum ardil.

  2. Ficou muito caro para os EUA se manterem no Oriente Médio por anos como fizeram no Iraque para, ao final, serem derrotados e expulsos.

    Pra que isso se tomar posse do petróleo que existe em abundância no Pré-Sal brasileiro, africano e venezuelano fica bem mais barato, uma vez que devido a proximidade o transporte fica barato e nem resistência popular e militar existe contra o roubo de nossas riquezas, exceto na Venezuela que, graças ao apoio da Rússia, resiste aos trancos e barrancos e não se sabe até quando?

  3. “Estamos confiantes de que o povo iraquiano quer que os Estados Unidos continuem lá”, proclamou o idiota do Pompeo.
    Meu caro, o que o povo iraquiano quer é seu pais de volta. Mais nada.

  4. “Nós temos uma base aérea extraordinariamente cara lá. Custou bilhões de dólares para construí-la, muito tempo antes de mim. Nós não vamos sair até que eles nos paguem por isso”, afirmou o presidente norte-americano.”

    O presidente americano tem pago suas PROPRIAS contas ultimamente???

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador