Collor chama ação da PF de “aparatosa”, “invasiva” e “arbitrária”

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

 
Jornal GGN – Alvo de fase da Operação Lava Jato, deflagrada na manhã desta terça-feira (14), o senador Fernando Collor de Melo (PTB-AL) denominou a coleta de documentos pela Polícia Federal como “aparatosa”. Em comunicado oficial, Collor chamou de “invasiva”, “arbitrária” e “flagrantemente desnecessária” a ação que originou 53 mandados de busca e apreensão solicitados pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
 
Leia mais: Lava Jato: PF faz primeiras buscas com senadores e políticos denunciados
 
Collor foi citado em delação de Youssef e de Ricardo Pessoa como um dos beneficiários do esquema de corrupção da Petrobras. Pessoa afirmou que pagou R$ 20 milhões a Collor entre 2010 e 2012, em troca de influência do senador com a BR Distribuidora, subsidiária que manteve contratos com a estatal.
 
Os policiais foram às residências do senador em Brasília e em Alagoas, e à TV Gazeta, filial da Rede Globo no estado nordestino, que tem o senador e sua família como principais acionistas. Os agentes também realizaram buscas na Organização Amon de Mello (OAM).
 
A defesa de Fernando Collor afirmou que os fatos investigados datam “de pelo menos mais de dois anos” e que, desde então, “o ex-presidente jamais foi sequer chamado a prestar esclarecimentos”. “Ao contrário disso, por duas vezes o Senador se colocou à disposição para ser ouvido pela Polícia Federal, sendo que nas duas vezes seu depoimento foi desmarcado na véspera. Medidas dessa ordem buscam apenas constranger o destinatário, alimentar o clima de terror e perseguição e, com isso, intimidar futuras testemunhas”, informaram os advogados de Collor.
 
Na nota, Collor também afirmou que houve rompimento de garantias individuais e usou os fatos para comparar os seus direitos, como atual parlamentar e ex-presidente, ao de cidadãos comuns: “A medida invasiva traduz os tempos em que vivemos, em que o Estado Policial procura se impor ao menoscabo das garantias individuais seja do ex-Presidente, do Senador da República, ou do simples cidadão. Afinal, se nem os membros do Senado Federal estão livres do arbítrio, o que se dirá do cidadão comum, à mercê dos Poderes do Estado”, publicou.
 
Leia mais: Cunha, Renan, Anastasia e Collor estão na lista de Janot
 
Acompanhe o inquérito 3883, da Procuradoria Geral da República, encaminhado ao ministro Teori Zavascki do STF:
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

20 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Teori na fita

     

    Terça-feira, 14/07/2015, às 13:20, 

    por Gerson Camarotti

    Mandados de busca geram clima de apreensão no Congresso

    “Para o Teori autorizar um mandado de busca e apreensão, precisa estar muito bem resguardado de provas, o que mostra que as delações já avançaram muito mais do que o esperado inicialmente”, desabafou ao Blog um senador que é alvo de investigação pelo STF. 

    http://g1.globo.com/politica/blog/blog-do-camarotti/post/mandados-de-busca-geram-clima-de-apreensao-no-congresso.html

    1. Pra constar:
      A unica desculpa

      Pra constar:

      A unica desculpa de um senador que temos ate agora eh a dos advogados de Collor e ela nao cola.  Que historia eh essa de “terrorismo” sob o qual um senador se sentiria por dois anos pelo mero fato de ter sido “convocado” pra depor na pollicia federal mesmo?  E porque seria “terrorismo” cancelar por duas vezes o depoimento/entrevista dele?  Conversa estritamente de advogados de defesa e nao tem a ver necessariamente com qualquer realidade.

      Nao, o senador que a rede golpe esta citando nao eh Collor mas eh verdadeiro e so poderia vir de um acusado mesmo que nao seja exatamente senador.  A razao eh essa:  o item que voce nos trouxe tem um outro errinho freudiano disturbante pra mim e que ficou en los ayres:  nao eh as DELACOES que avancaram –que coisa mais esdruxula!

      Eh AS INVESTIGACOES que avancaram ou nao eh?  Lembre se que nao eh facil enganar um juiz supremo que nao esta cagado, e as consequencias podem ser, digamos, cheirosas pra todos os envolvidos.  Entao…  eh evidente que o “senador”  (provavelmente mentira, deputadinho baixo-clero eh mais possivel) conhece diretamente seu proprio delator e o esta culpando.  Que perigo de um senador estar falando isso com media agora, ne?  Perigasso mesmo…

      Alguem sabe quem falou isso pra rede golpe, gente?  Sim, eh importante.  Achem me o senador mais burro e desqualificado pro cargo e que eh reu na LavaBunda que eu te conto quem conversou com a rede golple.  Eh impossivel que um senador como Collor teria que ter licoes com Freud antes de conversar com a rede golpe, mas o que esta dito soa verossimil EXCETO da boca de Collor.  Cuja fogueira eu tambem acenderia de bom grado logo apos a de Aec…

      Ops!  Foi Aecio.

    2. Mais uma vez, Joao, ainda a

      Mais uma vez, Joao, ainda a respeito do primeirissimo paragrafo:

      Porque cargas dagua UM SENADOR estaria mais freudianamente preocupado com DELACOES do que com INVESTIGACOES??????

      Faz sentido pra qualquer pessoa?

      Pois eh.  Somente um senador freudiano e deficiente de QI que ja foi tirado da fogueira por algum Janotinho de merda falaria isso.  E ate agora so existe UNZINHO deles:  Aecio Neves.

  2. Interessante o Sr. PGR não

    Interessante o Sr. PGR não pede “deferimento” em seus requerimentos. Será por vaidade do ocupante cargo ? 

  3. Sei que vou causar ruídos,

    Sei que vou causar ruídos, mas o ex-presidente Collor está certo. Por que não na casa do Aécio ou do Aloysio Nunes? Se Collor fosse tucano, haveria mais esta arbitrariedade???

      1. “Desconheço os fundamentos do

        “Desconheço os fundamentos do PGR Rodrigo Janot.”:

        Eu tambem.  Putaria, talvez?

        Eu estou entre os que nao confiam em Janot nem com o pescoco pintado de ouro e colar de melancia enfiado aonde o sol nao bate.

        So que… OUTRO item do dia nos diz que Aecio esta mais preocupado com delacoes do que investigacoes, EXCETO pelo fato de tambem nos informar que Aecio, digo, “senador voador nao identificao”, se sente ainda investigado.  Essa investigacao NAO teria saido de Janot mas sim da Policia Federal.  E…

        Se sair…  a coisa nao vai ficar boa pra Janot de maneira nenhuma.

  4. Tenho ABSOLUTA CERTEZA de


    Tenho ABSOLUTA CERTEZA de quem votou em collor, o caçador de marajás(ponposo, como a imprensa corrupta cria seus ídolos de espuma) está votando em novo ídolo de espuma da imprensa propineira: aécio neves. O mais interessante, é que não se encontra um único ser que votou no collor. KKKKK! A impensa propineira, corrompida e antipaís, tem seus gaiatos e sempre os terá. Quando percebem que foram utilizados para defender  os interesses dela, imprensa corrompida, não tem coragem para se identificar. Aliás, por que todo direitoso que visita o blog não se identifica?

  5. Peraí. Agora o Collor é

    Peraí. Agora o Collor é referência? Esse cara não foi afastado da presidência por corrupção? O Lindemberg Farias estava equivocado naquela época? Eu mesmo pintei a cara quando adolescente à toa?

    Parem a esquerda que eu quero descer! Vou começar a acreditar em Adam Smith, mercado se auto-regulando, mão invisível, papai noel, coelhinho da páscoa e outras coisas… 

    1. Podia até ter havido

      Podia até ter havido corrupção,  mas ele  não foi afastado por isso. Se fosse assim então fhc nem teria terminado seu mandato. Só cai quem o PIG quer.

    2. Collor foi absolvido pelo STF

      Collor foi absolvido pelo STF pelas denuncias de crimes durante sua gestão na presidência da República. Renunciou antes de ser julgado pelo Congresso.

      1. Então o Maluf deve ser

        Então o Maluf deve ser honesto também, nunca pegaram ele aqui no Brasil. Polícia da Suiça não conta…

        Criminosas mesmo são a Heloísa Helena e a Luciana Genro, essas traidoras horrosas foram contra a reforma da previdência e a nomeação do Sr. Henrique Meirelles para o BACEN, outra pessoa íntegra!

  6. Sem querer fazer

    Sem querer fazer pré-julgamentos, mas se os fatos investigados datam de mais de dois anos, só se ele fosse extremamente burro para manter algum documento ou arquivo eletrônico que pudesse incriminá-lo depois de todo esse tempo, ainda mais sabendo como funciona a Lava Jato.

  7. Se os politicos não unirem

    Se os politicos não unirem … não sobrará um … salvo os tucanos … estes são protegidos pelo PIG; lninguém mecherá com eles. Quanto aos outros … estão eles perdidos …

  8. Estou com muita dó de

    Estou com muita dó de Collor…Que injustiça levarem seus carrinhos da casa da Dinda. Espero que a ação se estenda a toda república de Alagoas, incluindo Renan.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador