Deputados novatos são 38% da nova legislatura; Câmara tem 17% de mulheres e 5% de negros

Confira o perfil da nova legislatura da Câmara dos Deputados que toma posse para 4 anos de mandato nesta terça, 1º de fevereiro

A 57ª legislatura, que toma posse na Câmara dos Deputados nesta quarta (1º), tem apenas 17% de mulheres, 5% de negros, e a maioria dos parlamentares eleitos (58%) já estão no segundo mandato ou mais.

Apenas 39% dos deputados federais são novatos. Outros 3% são ex-deputados que venceram a eleição de 2022 e retornam agora à Casa. As informações foram divulgadas pela Agência Câmara, com dados do Tribunal Superior Eleitoral e do Diap.

O perfil da Câmara entre 2023-2026 será de deputados majoritariamente brancos (72%), mais de 80% com ensino superior (424 de 513 deputados); 252 deles têm patrimônio acima de R$ 1 milhão, sendo advogados, empresários, professores, produtores rurais e médicos, as cinco profissões mais citadas.

O tamanho das bancadas

O PL foi o partido que elegeu a maior bancada, com 99 deputados. Em seguida vem da federação do PT-PV-PCdoB, com 81 deputados; União Brasil, com 59; PP, com 47; MDB e PSD têm 42 cada; Republicados tem 40 parlamentares eleito. Os demais partidos têm menos de 20 deputados em suas bancadas.

Confira abaixo as informações consolidadas pela Câmara dos Deputados:

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador