Eduardo Bolsonaro, Nicolas Ferreira e mais cinco deputados são alvos do Conselho de Ética da Câmara

Parlamentares podem responder por xingamentos, agressões físicas, importunação sexual e transfobia.

Eduardo Bolsonaro ameaça deputado do PT. Crédito: reprodução/ redes sociais

O Conselho de Ética da Câmara dos Deputados realizou, nesta terça-feira (30), a primeira sessão do ano já coma abertura sete processos disciplinares, em decorrência de xingamentos, agressões físicas, importunação sexual e transfobia.

Entre os representados está Eduardo Bolsonaro (PL-SP), acusado de ameaçar o deputado Dionilso Marcon (PT-RS). “Te enfio a mão na cara e perco meu mandato, mas com dignidade, coisa que você não tem”, afirmou em 19 de abril.

Acusado de transfobia, Nicolas Ferreira (PL-MG) também deve sofrer punições pela prática por suposto cometido em 8 de março, Dia da Mulher, ocasião em que vestiu uma peruca e dizer que “as mulheres estão perdendo seu espaço para homens que se sentem mulheres”.

Mais investigados

Carla Zambelli é acusada de xingar o deputado Duarte Júnior (PSB-MA) durante uma reunião da Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado.

Outros processos abertos foram contra as deputadas Talíria Petrone (PSOL-RJ) e Juliana Cardoso (PT-SP). Também vão enfrentar processos disciplinares os deputados José Medeiros (PL-MT) e Marco Jerry (PCdoB).

Procedimento

O presidente do Conselho de Ética, o deputado Leur Lomanto Júnior (União-BA), destacou que o objetivo do colegiado é conter os excessos.

Na próxima sessão, ainda sem data definida, os relatores de cada processo serão escolhidos pelo presidente do conselho. Uma vez definidos, cada relator vai analisar o processo e dizer, no prazo de 10 dias úteis, se os processos terão continuidade ou se serão arquivados.

*Com informações da Agência Brasil

LEIA TAMBÉM:

Camila Bezerra

Jornalista

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador