Estudantes em programas sociais e indígenas na torcida da Copa

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

Jornal GGN – Pela primeira vez em uma Copa do Mundo, beneficiários de programas sociais e populações indígenas estão recebendo 50 mil ingressos para assistir os jogos do Mundial. Destes, 48 mil foram destinados a estudantes de escolas públicas de período integral e beneficiários de programas sociais. Os outros 2 mil ingressos foram distribuídos para a população indígena.

Uma seleção feita de 901 escolas públicas, das 12 cidades sede da Copa, participou do sorteio, feito na Loteria Federal. Cada estudante ganhou dois ingressos para assistir a algum jogo acompanhado de um maior de idade.

Para escolher as escolas participantes, o governo federal selecionou aquelas que fazem parte do programa Mais Educação, que busca aumentar a jornada dos alunos nas escolas públicas em até sete horas diárias. As escolas são aquelas que apresentam maior vulnerabilidade social e, por isso, também são, geralmente, alunos adeptos ao Bolsa Família.

Essa relação entre os programas possibilitou que o número de escolas com maioria de alunos do Bolsa Família que aderiram ao Mais Educação aumentasse 6 vezes em dois anos (entre 2011 e 2013). No último balanço, em 2013, das 48,5 mil escolas do Mais Educação, 31,7 mil tinham maioria de alunos no outro programa federal.

Henrique Eduardo da SilvaNa periferia de São Paulo, a escola municipal Ulysses Guimarães foi uma das cadastradas, e teve onze de seus alunos assistindo a abertura da Copa do Mundo, entre Brasil e Croácia. Henrique Eduardo da Silva, de 16 anos, ganhou o ingresso. Ele e sua família vivem com um salário de R$ 800, com o trabalho do pai, Antonio da Silva, em um lava-jato. Eles têm a renda complementada por R$ 112 mensais do Bolsa Família.

Tayhane Rodrigues da SilvaJá em Águas Lindas, na região do entorno do Distrito Federal, Tayhane Rodrigues da Silva, de 9 anos e apaixonada por futebol, ganhou também o ingresso. Ela é uma das poucas meninas de sua escola, Classe 407 Norte, a jogar o esporte. Escolheu o pai, catador de recicláveis, para acompanhá-la no jogo de hoje (23), que começa em algumas horas, entre Brasil e Camarões.

Com informações de Portal Brasil.

 

Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Há 10 dias atrás já tinha

    Há 10 dias atrás já tinha noticiado essa maravilha de notícia aqui no blog, no post  “O tiro no pé do PT com a Copa“:

    Para alunos de escolas públicas

    “O governo federal divulgou a lista das 901 escolas públicas que vão receber 48 mil ingressos para a Copa do Mundo de 2014. Dessas, 76 são de Salvador, entre municipais e estaduais. Serão 100 ingressos para Espanha x Holanda, 100 para Alemanha x Portugal, 1650 para Suíça x França e 1800 para Bósnia-Herzegovina x Irã.”

    http://www.bahianoticias.com.br/esportes/noticia/31739-76-escolas-public

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador