Fragilidade democrática vem de líderes e cidadãos fracos, por Marco Paulo

Apoio de várias figuras ao golpe de 2016 mostra que fraqueza democrática do Brasil vai além das instituições enfraquecidas

Foto Sul 21

Comentário no post As 7 pragas que acompanham o Brasil de Bolsonaro, por Luis Nassif

Por Marco Paulo

Em uma sociedade democrática o debate entre ideologias e ideias é salutar, pois pensamos que, apesar das diferenças, todos buscam a melhoria do país e dos seus cidadãos, cada um com seus preceitos e ideais.

Isso é o que faz países civilizados, o debate para a transformação e melhoria da sociedade. A transformação de meros divergentes ideológicos em inimigos nos transforma em uma sociedade fadada ao fracasso, fragmentada em seu âmago.

O apoio de várias figuras proeminentes e ditas democráticas ao golpe de 2016, na verdade mostrou que a fragilidade da democracia brasileira vai além das instituições fracas, ela provém de líderes fracos, cidadãos fracos.

Democracia é coisa frágil. Defendê-la requer um jornalismo corajoso e contundente. Junte-se a nós: www.catarse.me/jornalggn

Não irei discutir as causas e soluções para isso, precisaríamos muito mais que este pequeno espaço, são necessárias políticas públicas de educação e inclusão social, todas formadas por debates democráticos.

Hoje o país paga caro por se prestar a esse tipo de líder fraco que titubeou em proteger o mais sagrado: a democracia, mesmo a brasileira com seus inúmeros defeitos. Estamos a deriva, a espera da nossa salvação por uma eleição em que somos mais torcida que atores.

Não tenho ilusões, independentemente do resultado das eleições, a democracia brasileira não será restaurada: por um lado há real chance de derrocada total e instalação de uma ditadura. Do outro, os abutres e escorpiões estarão à espreita para matar e devorar a carniça do restará desse pobre país.

O texto não representa necessariamente a opinião do Jornal GGN. Concorda ou tem um ponto de vista diferente? Mande seu artigo para [email protected].

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador