Manifestações de 15 de março serão termômetro entre Planalto e Congresso

Organizadores esperam grande adesão – caso isso aconteça, dinâmica entre os poderes não deve apresentar mudança

Perfil de manifestantes esperados para a próxima semana deve ser diferente do visto nos últimos protestos. Foto: Reprodução

Jornal GGN – A principal ferramenta de negociação do governo Jair Bolsonaro está nas mãos dos manifestantes que vão às ruas em 15 de março.

Especialistas entrevistados pelo jornal Correio Braziliense dizem que, em uma gestão marcada por crises entre Legislativo e Executivo, os atos são uma cartada necessária mesmo que as recentes discordâncias tenham sido parcialmente resolvidas.

Para os parlamentares, o próximo final de semana será um termômetro para mensurar a capacidade do governo de interferir na agenda do Congresso. Caso os protestos forem esvaziados, a conclusão a ser obtida é que o poder de pressão do governo é limitado – o que daria ao Parlamento margem para atuar com mais autonomia.

Embora não seja possível mensurar qual será o resultado a uma semana da data marcada, uma certeza é que o perfil dos apoiadores será diferente daqueles que estiveram nas últimas marchas. Tudo indica que a composição majoritária será mais conservadora e de extrema-direita, afastando os liberais direitistas, o que explica o afastamento de grupos como Vem pra Rua e o MBL (Movimento Brasil Livre) de tal pauta.

Nas redes sociais, o movimento do dia 15 é puxado por parlamentares, ativistas e blogueiros que apoiam o governo, dentre eles as deputadas Carla Zambelli (PSL-SP) – que evita citar que a mobilização tenha como alvo o Congresso e o STF – e Bia Kicis (PSL-DF).

Redação

6 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Se ficar o bicho come, se correr o bicho pega!
    Nem legislativo, nem judiciário poderão fazer nada por enquanto!
    O golpe foi dado para “ferrar” o povo!
    Para “lucrar” com país!
    A saída do Bozo agora, neste ano significa “Novas eleições”!
    Bolsonaro sabe que ano que vem a globo tira ele e coloca o mourão no lugar!
    E ele poderá ser preso, por que ele é doido!
    Ele vai espernear até cansar…
    E a cartilha do golpe sem ele segue de vento em popa!
    Nem o legislativo e judiciário poderão far alguma coisa agora!
    Eles participaram da criação disto!
    Sem eles, se eles fossem honestos isso não aconteceria!
    A única coisas que os donos do golpe permitirão a eles, é rosnar!
    Quem vai se dar bem se houver o golpe do Bozo agora, é o ministério público!

  2. Seguinte, meu povo. Se juntar a minha patuleia com camiseta da CBF com aquele pessoal “não ideológico” mas que odeia o Congresso (vamos confundir a instituição com os próprios políticos eleitos, tá OK?) e o STF, a coisa pode ficar feia.

  3. Nao entendo a autonomia do Congresso Nacional se condicionar a adesão desta merda puxada por idiotas, tao bem representados por estas duas lesadas.

  4. “Do Povo, pelo Povo, para o Povo”. Finalmente a volta da Democracia que tivemos até os anos de 1930. Liberal, Republicana, Livre, Facultativa. É a derrocada, mesmo que tardia, do Varguismo, do Getulismo, do Caudilhismo, do DonSebatianismo, da Esquerdopatia, do Estado Ditatorial e Absolutista, do Golpe Civil Militar QuintoMundista de baixa patente. É as volta de um Governo Paulista depois de 90 anos. Será coincidência? Afinal Somos a Pátria das Coincidências !! “Liberdade, Liberdade…Abra as Asas sobre Nós….”Mas para Aqueles que estão com saudades da Velha Política, de Renan Calheiros, Marco Maia, Romero Jucá, José Genoíno, ACM, Jorge Borhausen, José Sarney, Fernando Collor de Melo, José Dirceu, Toninho Malvadeza Jr., Agripino Maia, Bezerra’s, Coelho’s, Delcídio do Amaral, Severino Cavalcante, Edson Lobão,…fiquem à vontade para reclamar.

  5. Muito boa noite, estive pensando, já que as manifestações do dia 15 não vão ser canceladas pelo coronavírus, porque a esquerda não cancela as que estão programadas, tenho certeza que vai ser uma atitude sensata. muita gente vai enxergar com bons olhos a atitude. abç

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador