Moraes nega pedido de Bolsonaro para não depor em inquérito

Investigação está relacionada a interferência na Polícia Federal; ministro do STF decidiu que o formato do depoimento será definido em plenário

Ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF) Foto: Reprodução

Jornal GGN – O ministro Alexandre de Moraes (STF) negou o pedido feito pelo presidente Jair Bolsonaro de não depor no inquérito que apura suposta interferência política na Polícia Federal.

A decisão do magistrado foi tomada no último dia 05, mas tornada pública nesta segunda-feira (07/12), estabeleceu que caberá ao plenário do STF —isto é, ao colegiado de 11 ministros— definir como será o depoimento do presidente, se presencial ou por escrito.

Alexandre de Moraes observou que um investigado tem direito a não produzir provas contra si e permanecer em silêncio em uma oitiva, caso o deseje, mas que ele jamais pode se recusar a cumprir os procedimentos legais.

“Dessa maneira, será o investigado quem escolherá o ‘direito de falar no momento adequado’ ou o ‘direito ao silêncio parcial ou total’, mas não é o investigado que decidirá prévia e genericamente pela possibilidade ou não da realização de atos procedimentais ou processuais durante a investigação criminal ou a instrução processual penal”, escreveu Moraes.

No fim de novembro, Bolsonaro abriu mão da opção de se justificar pessoalmente a respeito de uma suposta interferência que ele teria tido no órgão, e também recusou oficialmente a possibilidade de defesa por meio da AGU (Advocacia-Geral da União). As informações são do jornal Folha de São Paulo.

 

Leia Também
Alexandre de Moraes é novo relator das acusações de Moro contra Bolsonaro
Celso de Mello vota para Bolsonaro prestar depoimento presencial à PF
Interferência na PF: Moro pode apresentar nova mensagem para desmentir militar do governo
Interferência de Bolsonaro na PF “está devidamente oficializada”, diz Witzel
Em outro vídeo, Bolsonaro admite interferência para se proteger
Redação

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. A vaca muge, o cachorro ladra, o gato mia e tem aqueles que não são capazes de se comunicarem, isto é, não é possível alguém quem não articula raciocínios elementares se expor numa ocasião em que não pode falar, apenas relinchar.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador